Concurso: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – 2010

Mais uma chance para quem tem Nível Médio completo (ou profissionalizante em Enfermagem). É o concurso para a Unirio.
São 25 vagas para Assistente em Administração (sendo 02 reservadas para portadores de necessidades especiais), que exige apenas Nível Médio completo e 01 vaga para Técnico em Enfermagem (Nível Médio profissionalizante ou Nível Médio mais curso profissionalizante) mais as eventuais vagas que surgirem ao longo da validade do concurso, que é de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.
Ambos os cargos possuem jornada de trabalho de 40 horas semanais que podem ser nos turnos da manhã e tarde ou tarde e noite, de acordo com as necessidades da universidade. A remuneração dos dois cargos também é idêntica: vencimento básico de R$ 1.821,94 acrescidos de, quando for o caso, Auxílio-Transporte, Auxílio-Alimentação e Auxílio Pré-Escolar.
Como bem diz o edital: “As inscrições estarão abertas das 12:00 horas do dia 23 de novembro de 2010 às 12:00 horas do dia 03 de dezembro de 2010, considerando o horário de Brasília, e serão efetuadas, somente, via internet no endereço eletrônico: www.unirio.br/concursos.” O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00 para qualquer dos cargo e o candidato somente poderá se inscrever para 01 deles.
Novamente citando diretamente o edital: “As provas terão duração de 4 (quatro) horas, para os candidatos que não se autodeclararem como portadores de necessidades especiais, e de 5 (cinco) horas, para aqueles que se autodeclararem portadores de necessidades especiais, e serão constituídas de questões do tipo múltipla escolha com 5 (cinco) opções, de caráter eliminatório e classificatório”. As provas estão previstas para serem aplicadas na cidade do Rio de Janeiro, dia 06/02/2011 às 09:00.
Para Técnico em Enfermagem, serão exigidos conhecimentos específicos da área, Português, Informática e a Lei 8.112/90 (Regime Jurídico dos Servidores Federais). Mais detalhes sobre o que será cobrado dentro de cada matéria podem ser obtidos na página de concursos da Unirio.
 Para Assistente em Administração serão exigidos conhecimento em Português, Informática, Lei 8.112/90 (Regime Jurídico dos Servidores Federais) e Lei 8.666/93 (a “Lei de Licitações”). Mais detalhes sobre o que será cobrado dentro de cada matéria podem ser obtidos na página de concursos da Unirio.
Quaisquer outros detalhes e dúvidas, consulte o edital (e correções) e o material complementar publicado no site da Unirio (link mais abaixo).
Para quem está pensando em fazer também o concurso da UFRJ (para o cargo de Assistente em Administração), este concurso é uma boa opção! E a recíproca também é verdadeira. A prova da Unirio deverá ser realizada após a da UFRJ e, a princípio tem um conteúdo programático semelhante (e aparentemente menos extenso) que a da UFRJ. Para quem está estudando para UFRJ, pode aproveitar o embalo, fazer a “sintonia fina” nos estudos (nem sempre os subitens das matéria exigidas são iguais) e fazer a prova também da Unirio. Quem quer dar foco na Unirio, pode aproveitar e fazer a prova da UFRJ (dando uma olhada no conteúdo extra exigido por lá, mesmo que sem muito compromisso) e usar a prova como “exercício” ou “treino”. Como os cargos e remuneração são bem similares, você passar em um ou em outro não fará, a princípio, TANTA diferença, mesmo que você passe no concurso que não seja o que você desejava inicialmente…
Links úteis:
– Página de acompanhamento de concursos da Unirio: http://www.unirio.br/concursos/index.htm

– Dicas para uma boa prova de concurso público: http://www.aglomeradonews.com.br/2010/07/dicas-para-uma-boa-prova-de-concurso.html (algumas dicas de um concurseiro veterano e que logrou êxito, especialmente úteis para concurseiros novatos e que nunca devem ser esquecidas pelos veteranos. Claro que você pode discordar delas, mas talvez valha uma lida…).

Rafael-san, O Enxugador de Gelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *