O Mito Jobs

Bem, é complicado falar sobre a morte de alguém de tamanha importância, e principalmente, que está sendo comentado em todos os cantos do mundo, e por pessoas que, sinceramente, não deveriam nem ter o direito de procunciar seu nome.

Como designer, impactado por toda a influência tecnologica/cultural/social causada pela mente de um único homem, é uma perda tão impactante que talvez só tenhamos a noção exata com o passar dos anos. Talvez o impacto fosse maior se seus últimos dias de vida não tivessem contado o fim dessa história.

Não venho aqui escrever a história de sua vida, pois seria mais do mesmo. Gostaria de destacar algumas frases deste gênio, mostrando que, para ele, o agora nunca foi o suficiente:

“Na maioria dos casos, forças e fraquezas são dois lados da mesma moeda. Uma força em uma situação é uma fraqueza em outra, mas frequentemente as pessoas não conseguem trocar as marchas. É uma coisa muito sutil falar sobre forças e fraquezas porque elas sempre são a mesma coisa.”

“Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção”

“As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas”

“Parece que você está apenas à procura de alguém para ficar irritado em vez de si próprio”

“Se hoje fosse o último dia de minha vida, queria fazer o que vou fazer hoje? E se a resposta fosse Não muitos dias seguidos, sabia que precisava mudar algo”

“Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões. Porque quase tudo – expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar – caem diante da morte, deixando apenas o que é apenas importante. Não há razão para não seguir o seu coração. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir seu coração”

E esse foi o último dia da vida de Steve Jobs. O fim de uma trajetória que marcou a forma da humanidade enxergar o novo, que fez as pessoas aprenderem a olhar pra frente, que fez a tecnologia e o design entrarem em comunhão, mas, principalmente, que mostrou que a contentação e a acomodação por aquilo que o futuro pode trazer não é nada se você pode fazer o seu futuro acontecer agora!

Steve Jobs
RIP 1955 – 2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *