Exposição “SOAR – Entre o possível e o imaginário”

É com imensa alegria e honra que estou fazendo este post no Aglomerado News, para divulgar a exposição de um grande amigo e colaborador deste blog, o Marco Antônio.

A partir do dia 20 de Fevereiro, até o dia 31 de Março de 2010, será possível ver alguns trabalhos magníficos deste que considero um dos melhores na criação de Artes com Realismo Fantástico ou Foto Realista.

Veja todas agora todas as informações sobre a exposição, com seu endereço completo e formas de contato.

SOAR
Entre o possível e o imaginário
por Marco Antônio Gomes

A exposição acontecerá no Galeria Café, de 20 de fevereiro a 31 de março de 2010. Haverá um coquetel para convidados, das 21:30h às 23h, no dia da vernissage.
O designer gráfico e ilustrador digital Marco Antônio Gomes cria imagens fantasiosas, mas com uma riqueza de detalhes tão grande que as torna realistas e possíveis de imaginar para aqueles que as observam.
Suas influências vão desde o pintor tcheco Alphonse Mucha, passando pelos quadrinhos adultos da Heavy Metal e japoneses (mangá), pelo estilo sombrio dos ilustradores H.R. Giger e Luis Royo, até ensaios fotográficos feitos por artistas como Pierre & Gilles e David La Chapelle.
Paralelo a essas influências gráficas, a música sempre foi um elemento presente em seu processo de criação. Utilizando-se de músicas de seus artistas favoritos, como Bjork, Radiohead, Sigur Rós, Sarah McLachlan, entre outros, este ilustrador digital cria imagens que surgem dos sentimentos gerados por essas músicas e transforma toda essa teoria em prática, dando origem à exposição SOAR.

Uma pequena definição:

Do infinitivo latino sonare. Em Português, soar significa produzir som, tirar sons, emitir som. Em Inglês soar (lê-se “sour”) significa voar, ir para as alturas. Em Volapuque (linguagem internacional criada em 1880) significa entardecer.
Todas essas definições traduzem o espírito da exposição, se pensarmos que cada imagem convida o espectador a mergulhar em um mundo que mescla o fantástico e o real através da música e da ilustração.
SOAR vai levar você a essa experiência entre o possível e o imaginário, através desse estilo de ilustração que teve seu auge na década de oitenta e vem se tornando cada vez mais expressivo no cenário artístico atual, sendo resgatado por novas técnicas e novos artistas como Marco Antônio Gomes.

Técnicas:


Realismo Fantástico/Foto Realismo Fantástico

Pode ser definido como uma preocupação estética e um interesse de associar o irreal ou estranho com algo cotidiano e comum. Sua finalidade é expressar emoções com uma atitude frente à realidade.
Em ilustrações digitais são utilizados softwares de imagem como o Adobe Photoshop, Adobe Ilustrator, Corel Painter, como arte finalização de desenhos gerados manualmente.

Galeria Café
Rua Teixeira de Melo, 31 – lojas E & F – Ipanema – Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 2523.8250. www.galeriacafe.com.br

Contatos:
Marco Antonio Gomes
(21) 8345.1738

Glauber Souza
(21) 7672.1078

Comments

  1. Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *