Ilustra Brasil 8: um respiro para a ilustração nacional


O Rio de Janeiro está fervilhando com tantos eventos!
Além do ArtRio, Rock in Rio, Brasil Game Show e Festival do Rio, na semana passada os cariocas puderam conferir a oitava edição do Ilustra Brasil e os trabalhos da trupe de ilustradores da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB), além de palestras e workshops na área. O evento aconteceu no SENAI Artes Gráficas, no Maracanã, assim como a edição anterior.

O evento comemora grandes feitos dentro da ilustração no Brasil, muito pouco reconhecida, até mesmo dentro do meio gráfico. Em julho, a SIB conseguiu uma parceria com a conceituada Feira de Literatura Internacional de Parati (FLIP), fazendo uma grande discussão sobre a importância da leitura entre os jovens através dos quadrinhos e abordando, também, a ilustração na literatura indígena. É uma forma de acessibilidade a um público que muitas vezes se afasta de eventos dessa natureza, por diversos motivos: questões econômicas, sociais e culturais.

Além deste feito, o IB8 comemora sua primeira viagem internacional. O Ilustra Brazil levou um pouco dos trabalhos tupiniquins em Xangai, na China, mostrando para o mundo todo o nosso poder e criatividade pelas mãos de 100 artistas nacionais. Workshops, palestras, exposições e fechamento de contratos fizeram parte desse evento que nos enxe de orgulho e nos deixa mais empolgados em continuar, apesar das adversidades.

Já o Ilustra Brasil 8, que aconteceu no Rio de Janeiro nesse último dia 26, contou com 122 artistas mostrando um pouco das obras que os tornaram nacionamente (e por que não, internacionalmente?) conhecidos. Além das salas de exposição, ocorreram palestras durante os 5 dias de eventos, como nomes de calibre da ilustração nacional: Marcelo Martinez, Orlando Pedroso, Rogério Soud, Felipe Tavares, Alvim, Andrés Lieban, Ricardo Cunha Lima e Guto Lins.

O evento foi aberto ao público e teve a finalidade de espalhar um pouco da cultura da ilustração, informar através de profissionais gabaritados e aglomerar profissionais do ramo, criando um bom networking.

Agradecimentos especiais a curadoria do IB8, em especial ao Adriano Renzi, organizador do evento.

Confira abaixo algumas fotos desses 4 dias de mostra:



Imagens: Flickr Adriano Renzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *