Análise: Nendoroid Hatsune Miku da Good Smile Company (Figure)

Um aparte antes do post, em si. Devido a vários fatores (que não incluem nem brigas nem rachas na equipe do Aglomerado), o conteúdo de figures que eu colocava diariamente aqui no Aglomerado News foi separado do restante do site e deu-se a luz ao Figures Plus, um site dedicado à figures e temas correlatos. (não se espante se você vir algo em inglês lá. Parte dos posts são bilíngues, sempre havendo a porção em Português). Se você gosta do tema ou se interessou por esse post, dê uma olhada por lá. Rafael-san

*De volta à nossa programação normal*

A mundialmente conhecida e idolatrada (ao menos na Web e especialmente entre os Otakus) Hatsune Miku ganhou uma versão Nendoroid há algum tempinho atrás. O sucesso da Nendo-ídolo virtual foi tanto que até mesmo falsificações andaram rolando. Como em setembro haverá um relançamento da Nendoroid Miku, apressei a análise da figure para que alguém que eventualmente esteja na dúvida possa, talvez, ganhar uma forcinha na hora de decidir corre atrás ou não do relançamento (quem leu as entrelinhas notou que há mais figuresprontas para serem analisadas).

Hatsune Miku
Hatsune Miku, a grande queridinha entre os Vocaloids, em sua forma Nendoroid


Primeira vez vendo um artigo sobre figures e não está entendendo muita coisa? Consulte a 1ª parte do artigo “Sobre Figures…”
Ficou interessado e quer comprar, mas queria algumas palavrinhas a mais sobre como comprar? Consulte a 2ª parte do artigo “Sobre figures…”

Ficha técnica:

– Figure: Nendoroid Hatsune Miku
– Empresa: Good Smile Company
– De onde saiu a personagem: Vocaloid
– Escala: N/D
– Altura: Aprox. 10 cm
– Entrada no My Figure Collection: http://myfigurecollection.net/figure/186_hatsune_miku

Algumas curiosidades sobre as fotos, a figure ou a personagem:

– Mini-saia é um prato cheio vários tipos de tarados de plantão. E os fãs da Miku, aproveitando-se disso (da mini-saia… e também da condição de tarados…), acabaram criando, extra-oficialmente, mais um ícone para a personagem: a shimapan (calcinha listrada) verde-água e branca (mas algumas vezes ela também aparece usando uma shimapan azul-e-branca e mais raramente a calcinha branca “simples”). Claro que como 90% do material sobre Miku é feito por fãs, cada um desenha aquilo que quer.
– A personagem tem tanta popularidade que recentemente ganhou um jogo próprio para PSP, chamado Hatsune Miku: Project Diva.
– Para esse post, foi tirado um total de 105 fotos (nossa, eu me empolguei…). das quais 85 ficaram “prestáveis” e, dentre essas, 28 vieram para essa análise e mais 20 ficaram apenas no Álbum.

Como Vocaloid é um software e não um anime/mangá/Light Novel ou algo assim (que contém uma história), não tem como eu dar uma palhinha sobre “de onde saiu a personagem”, mas vamos falar um pouco da personagem. Para quem nunca viu “a original”, veja um desenho dela primeiro. Salvo engano, na figura abaixo, Miku está na pose original como foi desenhada na caixa do Character Vocal Series onde ela foi apresentada ao público pela primeira vez.

Hatsune Miku

Miku ganhou popularidade e há diversas músicas na voz dela, além de vários trabalhos de fãs que incluem vídeos, mangás, etc. Até mesmo uma “encarnação alternativa” dela, a Hachune Miku, foi feita (e até hoje eu me pergunto quem e com qual propósito criou…). Aliás, a Hachune Miku é a 3ª carinha que vem junto com Nendo-Miku.

Quem quiser ter uma noção melhor de quão popular/conhecida é a personagem, pode experimentar digitar “Hatsune Miku” no Google Images ou no Youtube e ver a quantidade de resultados que se obtém como resposta.

Comentar a qualidade de uma figure Nendoroid feita pela Good Smile Company é algo que chega a ser sem graça. A figure, dentro da proposta dela, é simplesmente “fantárdiga”. Pequenas imperfeições decorrentes do processo de produção/pintura é algo que o fã de figures aprende a descartar após as primeiras compras, então isso não conta. Se algo pode ser dito contra a Nendo-Miku é que, talvez até por ser já meio “antiga” (ela é a Nendoroid número 33, enquanto sua cosplayer, lançada em Maio, é algo por volta do nº 63), ela parece meio “simples” se comparada às nendoroids atuais. As atuais conseguem ter uma aparência de “mais detalhada”, mesmo sendo um SD. Além disso, há uma quantidade menor de “acessórios” e “coisinhas extras” acompanhando a Nendo-Miku. Ela só veio com um galhinho de seu característico alho-poró (ou “leek” ou ainda “negi“) e, consequentemente, com apenas uma mãozinha adaptada para segurá-lo. Muito provavelmente, se fosse hoje em dia, ela, ao menos, viria com dois galhinhos e duas mãozinhas adaptadas (se não inventassem mais tralhas). Claro que isso não desmerece, em nada, a Nendo-Miku. É Miku, é Nendoroid, é Good Smile? Então é For The Win!!!

Nessa “sessão de fotos”, a quantidade de fotos realmente ruins caiu assustadoramente. Então quantidade de fotos aproveitáveis cresceu na mesma proporção. Mas como não quero fazer um flood de fotos aqui (já basta Mana Khemia, né?), o esquema será: 1 foto de cada tipo aqui (1 foto da figure de frente, 1 foto da figure de lado, etc.) e a(s) restante(s) que saiu(ram) boa(s) (quando houver), no álbum do Photobucket.

Vamos às fotos?A caixa das Nendoroids sempre contém arte, então olhemos a caixa da Nendo Miku

Caixa - Frente
Caixa - Lado
Caixa - Verso
Caixa - Outro Lado

Nendoroids tradicionalmente vem com uma quantidade grande de “extras”. Isso não deixa de ser verdade para a Miku-san em miniatura, embora a maioria das Nendoroids atuais venham com mais tralha ainda. Vamos à lista de coisas que a embalagem traz (que podem ser conferidas nas fotos seguintes à lista):

– 01 Nendoroid Hatsune Miku montada (que pode ser “desmanchada” quase que por completo)
– 02 carinhas extras (uma com um sorrisão aberto e a carinha da Hachune Miku)
– 01 Bracinho “dobrado” extra
– 01 Mãozinha “fechada” (para segurar o galhinho de alho-poró)
– 01 Galho de alho-poró (uma espécie de “símbolo” da personagem)
– 01 Perninha “dobrada” extra
– 01 Base para nendoroids

Embalagem

Eu não fiz uma desmontagem total e plena, mas desmontei parcialmente a Miku-Miku para dar uma visão (a quem não conhece) de como Nendoroids são quase que 200% desmontáveis.

Conteúdo

O esquema para trocar o rosto da Nendoroid Miku um pouquinho diferente do modus operandi padrão: Você primeiro solta a parte da frente do cabelo (até aí normal), depois solta os dois lados do Headphone dela, e só então desencaixa a parte de trás do cabelo para poder montar novamente usando a carinha desejada. A figure vem com um “manuel” explicando essa troca:

Manual

Deixemos de lados as embromações e partamos para o “prato principal”: vejamos a figure, em si, começando com aquela voltinha esperta:

Frente
Lado
Costas
Outro Lado

Bem, eu disse anteriormente que Nendo-Miku PARECE ser mais simples que as Nendoroids atuais, mas isso não significa que a Miku não tenha detalhes: muito pelo contrário! Vejamos os detalhes da Nendo Hatsune Miku mais de perto, agora:

Detalhe Braço 1
Detalhe Braço 2
Esses detalhes das “mangas” da Miku formam uma das características onde ela se diferente da Miku “falseta”

O headphone com microfone da Miku também são marcas registradas dela, então não podiam deixar de serem vistos mais de perto:

Fone
Fone…
Microfone
… e microfone!

01
O número “01” tatuado no braço da Miku. Para quem não sabe ela é a “Character Vocal Series 01”, por isso o número
Vocaloid
O nome Vocaloid, mesmo escrito em fonte de tamanho pequeno é bem nítido. Miku-san não vem com Nendo-Oppai* em destaque
* Oppai = seio(s), peito(s)

Nendoroids são a única classe de figures onde as juntas não ficam feias, talvez exatamente por não prezarem a verossimilhança excessiva com a personagem. Então, para quem não é fã de juntas e gosta de SD’s, a linha parece ser a melhor opção para se ter figures “posáveis”. E a linha é pensada para isso, tanto que costuma vir com mãozinhas/bracinhos/perninhas extras para que se tenha maior flexibilidade para se criar poses diferentes. Então, você pode tirar a figure da pose feijão-com-arroz dela e tentar algo diferente, como abaixo (essa está parecida com uma das fotos da caixa, mas como eu não tenho muita imaginação, deixem quieto, por favor):

Pose

Na Miku até mesmo as maria-chiquinhas (nesse ponto eu ainda prefiro a expressão em inglês: “Twintails”) dela são móveis, então os perfeccionistas podem levar em conta a ideia de movimento que eles querem expressar e ajeitá-las de acordo. Quem não for tão perfeccionista assim pode, se quiser, ainda assim, fazer alguma brincadeira com a cabeleira móvel da Miku…

Take Off
Miku-san, decolar!!

Vamos ver como fica a segunda carinha na Miku:

Carinha 2
Finalmente, o “negi” da Miku aparece!

Já que ele deu as caras, aproveitemos para dar uma olhada um pouquinho no nosso amigo alho-poró.

Negi

Vejamos a 3ª carinha da Miku-san, como fica:

Hachune Miku

Sinceridade? Eu não sei nem como nem por que surgiu essa “encarnação alternativa” da Miku (conhecida como Hachune Miku). Muito menos o propósito do criador disso. Apesar de ser engraçada (especialmente em alguns vídeos que rolam na Web), olhem bem a cara da Hachune Miku: quanta expressão, quanto conteúdo… quanto trabalho deve dar desenhar isso…

Carinha 3

Espanta-criancinha, também conhecido como “não dorme mais hoje”

Para quem não lembra, minha primeira Nendoroid foi a sugoku kawaii Nendoroid Takara Miyuki, que vem com meia-calça, então eu não estava muito atento a um certo detalhe até que a Nendo-Miku me chegou às mãos. Quando eu abri a caixa e estava examinado a figure, os extras, as carinhas… em um dado momento, eu percebi: Nendoroid Hatsune Miku vem com Nendo-Pantsu*! Não bastasse isso: uma pantsu com lacinho! (embora a Miku seja mais representada usando uma shimapan). Eu na hora coloquei a figure de volta na embalagem e comecei a rir… realmente não esperava isso de uma Nendoroid… se bem que instantes depois me pareceu extremamente óbvio: Já que Nendo-Miku não usa meia-calça, claro que haverá uma pantsu. Me espantaria (e muito!) se eu achasse lá uma Nendo-*****a, visto que Nendoroids são, em via de regra, figures “safe”.

*Pantsu = calcinha

Quem leu meus últimos posts de análise sabe que o empenho excessivo na verossimilhança que a maioria dos escultores emprega nas figures andou causando pequenas discordâncias sobre ser bacana ou não incluir aqui certas fotografias, visto que a ideia do Aglomerado é ser um site “seguro”. Bom, digamos que para agradar a gregos e troianos nós estamos nos mexendo nos bastidores para uma solução. Mas Nendoroids não trazem esse empenho todo na verossimilhança, então eu não vou deixar de mostrar detalhes da figure na análise dela (cujo objetivo é exatamente mostrar, em detalhes, a referida figure). Desculpe o excesso de texto, mas isso tudo foi só pra dizer que as fotos a seguir não são nada demais… XD

Nendo-Pantsu
Nendo pantsu… de lacinho… embora boa parte dos fãs talvez preferisse a consagrada shimapan

Outro detalhes é que você pode montar a figure sem saia. Não fosse uma Nendoroid, isso certamente atrairia uma multidão de tarados…

Sem Saia

A Nendoroid Hatsune Miku já pode ser considerada, para os fãs da personagem e de figures, um clássico. Acho que depois de todas as fotos e por se tratar de uma Nendoroid, eu não tenho muito mais a acrescentar. Se você gostou da Nendo-Miku e gostaria de comprar, não marque bobeira: em setembro haverá um re-lançamento dela. Vá preparando seu cartão de crédito internacional (e uma boa dose de sorte… mesmo sendo relançamento deve esgotar instantaneamente e as reservas já estão fechadas no Play-Asia e no Hobby Search) ou vá juntando seu dinheirinho e contatando alguma loja ou alguém que possa importar para você. A minha eu consegui via Katamari Toys. Se você conhecer uma opção melhor, ganbatte!!

Se você quiser ver mais fotos da Nendoroid Hatsune Miku, visite o Álbum no Photobucket que contém todas as fotos do post e mais fotos da caixa, do conteúdo, do 360, dos detalhes, poses e carinhas e pantsu. Lembrando: se o photobucket te jogar na ver~soa móvel (para celulares) dele, procure um link chamado “Web Version” para ir à versão normal da página. O endereço do álbum é: http://s677.photobucket.com/albums/vv140/R-san/Nendoroid%20Hatsune%20Miku/

Rafael-san, O Enxugador de Gelo

Comments

  1. Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *