Análise: Nogizaka Haruka no Himitsu

Finalmente, depois de… hum… acho que mais de 1 ano, eu vejo um anime de comédia romântica que realmente me agrada. Nogizaka Haruka no Himitsu (O segredo de Nogizaka Haruka). Eu que comecei tanto a assistir animes (Onegai Teacher, por exemplo) quanto a ler mangás (Love Hina) por esse gênero, andava meio desapontado com a maioria das últimas produções. As que eram melhorezinhas muitas vezes tinham finais completamente abertos e decepcionantes. Outras empurravam tanto fanservice, que deixavam de focar na história para focar nas “apelações”.
 
Um pequeno aparte aqui: Há anime que são feitos primariamente para mostrar fanservice e secundariamente para contar uma história, como é o caso de Agent Aika, Sekirei ou Ikkitousen. Esses são um caso à parte, gostar deles ou não é um questão de gosto pessoal, não é a tipo de anime que me referia quando disse que andava desapontado com as comédias românticas. Até porque é bastante difícil classificar Ikkitousen ou Agent Aika como “comédia romântica”.

Nogizaka Haruka no Himitsu consegue, ao meu ver ao menos, contar bem sua história, fazer você rir um pouco e ainda ter algum fanservice, mas sem perder o foco em “contar a sua história”. O anime foi lançado ano passado, mas só recentemente acabou de sair a versão em DVD. Foi por isso que eu também só terminei de ver esses dias. Vamos à história…
 
Ayase Yuuto é um estudante comum, não o inútil-perdedor muito comum nesse tipo de história, que mora com sua irmã mais velha e, aparentemente, tem como “hóspede” em casa sua professora (ao menos ela sempre está por lá). Como as duas estão sempre a beber, parece que é o Yuuto quem cuida (ao menos em parte) das tarefas domésticas (especialmente cozinhar). Pois bem, Yuuto não apresenta nenhum traço excepcional que o faça se destacar na multidão, até que um dia, acidentalmente, ele descobre o segredo de Nogizaka Haruka, a “princesa” da escola.
 
Haruka é, no sentido mais literal da palavra, idolatrada na escola, sendo conhecida por sua beleza, inteligência e por ser boa em esportes. Ela também é filha de uma família riquíssima, então basicamente nenhum garoto tenta fazer “avanços” nela e ela possui uma espécie de fã-clube que age como se fossem guarda-costas dela. Por seus talentos e beleza, Haruka é conhecida como Nuit Étoile (Estrela prateada da noite) ou ainda Lumière du Clavier (algo como princesa brilhante do piano) . Mas Haruka esconde uma “face oculta” de todos. Ela é uma fanática por anime/mangás, uma autêntica Otaku de animes e coisas correlatas. Pode parecer bobo, mas no Japão esse tipo de pessoa costuma ser vítima de bastante preconceito e discriminação, então exatamente uma distinta jovem dama de família rica ter esse tipo de hobby, pode ser problemático por vários motivos.
 
Haruka escondia esse segredo de todos, inclusive de sua família, mas ele acaba sendo descoberto por Yuuto, num pequeno acidente. Haruka a princípio se desespera e evita Yuuto achando que seu segredo iria vazar e que ela seria rejeitada por todos. O fato de Haruka estar nitidamente evitando Yuuto chega a atiçar a ira dos fãs dela, achando que Yuuto pudesse a estar incomodando. Mas para surpresa da própria Haruka, Yuuto não se incomoda com a questão e aceita bem o fato. A partir daí Haruka ganha um “aliado” que sabe seu segredo e que ainda se dispõe a ajudá-la a mantê-lo escondido. A partir daí os dois se tornarão bem próximos e a história começa a andar…
 
Algumas considerações extras:
 
Muitos animes têm um “final aberto” ou simplesmente não têm final nenhum, para não estragar o andamento do mangá ou dos livros de onde foram inspirados. O final de Haruka, no entanto, é bastante definido na questão central da história, embora ainda deixe algumas coisas um tanto quanto frouxas, a questão mais importante é deixada muito bem encaminhada, embora dê pra se desconfiar que os livros (e provavelmente o mangá também) tenham final(is) diferente(s) (há algumas pontas soltas no animes, principalmente envolvendo personagens secundários que ganharam algum foco em dados pontos do anime e depois ficaram “encostados”, mas isso não chega a desmerecer o anime, já que a história principal é muito bem contada).
 
Se você gosta desse tipo de história e quer arriscar ver algo do gênero, esse anime é uma boa pedida.
 
Se você quer baixar o anime em português, informações podem ser adquiridas na Animeblade.
 
Rafael-san, O Enxugador de Gelo

Comments

  1. By Vitor

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *