Especial Mônica 50 anos – Mônica N°75

Confira a história da personagem e review da edição especial.

Clipboard01

Nossa… já fazem 50 anos! Nascemos, crescemos, alguns partem para um mundo melhor (ou não) e a Mônica e sua turma continuam por aí… pelas bancas, livrarias, supermercados… em todo canto. E como começou isso?

O Inicio.

Em Março de 1963, surgia pelas mãos de Mauricio de Sousa, a personagem que, mais tarde, se tornaria a imagem principal de uma turma de crianças: A Mônica. Com traços extremamente diferente do que é praticado hoje nela e em toda a turma, veio como quem não quer nada, em uma tira do Cebolinha publicado no Jornal Da Manhã (Atual Folha de São Paulo). Isso mesmo, Cebolinha foi criado antes, em 1960.

Primeira aparição da Mônica.

Primeira aparição da Mônica.

Ela foi ganhando destaque nas tiras, afinal, foi a primeira personagem feminina da turma e chegou com uma personalidade forte. Mauricio se inspirou em sua filha, de mesmo nome, para criar Mônica, que também possuía as mesmas feições, pelo menos no inicio dos desenhos.

Só em 1970 ela foi ganhar uma revista própria, sendo a primeira da turma a iniciar a onda das revistas em quadrinhos, isso na Editora Abril. A editora começou a publicar em formatinho. Formato que ela introduziu no inicio da década de 50 com a revista do Pato Donald. As publicações nesta editora duraram até 1986, finalizando na edição 200.

A Mônica real ao lado da personagem e Mauricio.

A Mônica real ao lado da personagem e Mauricio.

Da Abril para a Editora Globo, onde a turma ficou bastante conhecida, introduzindo muitas edições especiais e temáticas. Começando em 1987 até alguns anos atrás, 2007, durando 246 edições.

A evolução da Mônica.

A evolução da Mônica.

Depois, em uma tacada que deixaram pessoas boquiabertas… primeiro choque por sair de uma grande editora como a globo, e segundo… Mauricio assina com a Editora Panini neste mesmo ano (2007).

Muitos chegaram a pensar que era uma loucura.. mas a Panini estava se consolidando no mercado de quadrinhos a bastante tempo. Inicialmente, a Editora fez Sucesso com Álbuns de figurinhas (presentes até hoje em seu Hall de lançamentos) a décadas atrás, mas resolveu apostar também no mercado de quadrinhos de super-heróis alguns anos antes, e foi um grande sucesso. A turminha caiu como uma luva na Editora e acrescentou ainda mais liberdade de lançamentos para os Estúdios de Mauricio.

As edições N° 1 da Abril, Globo e Panini.

As edições N° 1 da Abril, Globo e Panini.

Sucesso

Atualmente as histórias da turma são publicadas em mais de 30 países. Só em 2012 foram publicados mas de 1,2 Milhão de livros e… sente na poltrona agora… 86% das histórias em quadrinhos consumidas no país são os gibis da Turma da Mônica.

Neste ano, os Estúdios de Mauricio prepararam muitas novidades para comemorar este aniversário de 50 anos da Mônica.

Estrelinha Mágica da Tec Toy, também volta pelas mãos da Grow.

Estrelinha Mágica da Tec Toy, volta pelas mãos da Grow.

Mônica Mix Face. Sucesso do passado voltará pelas mãos da Grow.

Mônica Mix Face. Sucesso do passado voltará também pelas mãos da Grow.

Mônica N° 75

E, para começar, a edição de N° 75 da Mônica, lançada agora em Março, veio bem especial! Começando com a capa metalizada! Simples, porém perfeita! Mais páginas. E, o grande chamariz da edição: a primeira história em quadrinhos da dentuça, direto da primeira edição lançada pela Abril nos anos 70. E o interessante… a história mantém toda a ortografia da época… isto quer dizer… acentuação em palavras inimagináveis, rsss. Muito Clássico!

 Confira o Video Review da edição 75 da Mônica (Também em HD):

Confira algumas imagens da edição (clique para ampliar):

DSC00575

DSC00580 DSC00579

DSC00577

DSC00578

Este é o primeiro de vários Posts que farei ao longo do ano mostrando edições especiais da turma. Tudo para comemorar este grande aniversário, que é da Mônica, mas toda a turma será lembrada, afinal, os 50 são de todos!

b463ce8ee38c0a9a2d68fa0657fce0fb

Abraço e até mais!

* Imagem da edição N° 1 da Globo retirada do site Guia dos Quadrinhos.

** Mônica e Turma da Mônica são propriedade de MSP Estudios. Publicados exclusivamente pela Editora PANINI. Todos os direitos reservados. Imagens e video feitos com intuito de divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *