O Fenômeno K-On!

NOTA: Quase todo esse post foi baseado em informações postadas no Sankaku Complex. Os links para as matérias originais (que contem mais informações) estão ao longo do texto.
Dentre os animes desta temporada, um anda fazendo um bocado de barulho no Japão e no meio “Otaku” mundo a fora. Trata-se de K-On! (Lê-se “kei on”), que está sendo produzido pelo afamado estúdio Kyoto Animation. A história do anime (tirado de um mangá estilo yonkoma de mesmo nome) mostra um clube de música de uma escola, formado por, inicialmente, quatro garotas: Hirasawa Yui (guitarra e vocal), Kotomugi Tsumugi (teclado), Tainaka Ritsu (bateria) e Akiyama Mio (baixo), esta última tendo uma enorme popularidade entre os fãs da série (talvez não seja muito exagero dizer que a série é que tem popularidade entre os fãs da Mio…). No episódio 09 foi introduzida uma nova membro do ex-quarteto, Azusa, conforme informou o Sankaku Complex.
K-on!
Da esquerda para a direita: Tsumugi, Yui, Mio e Ritsu.

K-on!
Azusa, a nova membro.
K-on!
Mio, a preferida entre o fãs.

No início do anime, a personagem principal, Yui, está começando sua vida como estudante do Ensino Médio, sendo que ela é um tanto quanto desligada, dispersiva e desastrada. Nunca havia participado em nenhum clube no ginásio ou no primário, mas agora ela acaba decidindo entrar para um clube. Enquanto isso Ritsu quer participar do clube de Light Music da escola, mas todos os membros anteriores se formaram e o clube será extinto caso não haja um mínimo de quatro integrantes do clube. Ritsu arrasta Mio (que ela já conhecia) para o clube e “convence” Tsumugi (que iria, a princípio, se juntar ao clube de canto/coral da escola).

Faltando apenas um membro, Yui acaba tendo notícia da existência desse clube e, após uma conversa com a professora dela (e também professora “supervisora” do clube), acaba se juntando ao grupo (e, teoricamente, preenchendo a vaga de guitarrista, que era o que faltava). Só uma coisa: diferentemente das demais integrantes, Yui não sabe tocar nenhum instrumento (excetuando um quase nulo conhecimento sobre castanholas…), nem mesmo guitarra… e assim começa a história desse anime que, não é exagero dizer, é o de maior sucesso da atual temporada.

Duvida? Bem, os singles com as música de abertura e encerramento ocuparam as 2 primeiras posições dentre as vendas de singles na Amazon japonesa.

Mais recentemente, a single Fuwa Fuwa Time (algo como “Tempo Leve” ou “Tempo Fofo/Macio”) ocupou o terceiro lugar no ranking semanal de singles da Oricon.

Não bastasse isso, o anime ainda induziu um súbito aumento na venda de instrumentos musicais, mais especificamente, dos instrumentos e, mais notadamente ainda, dos modelos que aparecem no anime e até mesmo algumas lojas de instrumentos musicais parecem estar tentando aproveitar a onda.

K-on!
Até as lojas de instrumentos musicais tentam pegar carona no sucesso de K-On!

Até mesmo a moda entre as colegiais parece estar sendo influenciada por K-On! (e também alguns outros animes), havendo muitas colegiais escolhendo a escola de acordo com o uniforme ou pedindo para que escolas que não adotem uniformes passem a adotar.

Alguns diriam que o sucesso do anime se deve mais pelas personagens serem “fofas” (ou moe como gostam de dizer os fãs de anime) do que pela história em si, mas seja como for, seu sucesso é fato e não muda.

Uma pequena curiosidade sobre o anime: Tsumugi vem de uma família rica e, ao que parece, ela fornece baixelas de luxo para os lanches das meninas no clube.

Quem ficou curioso em ver o anime, pode procurar os episódios já traduzidos AQUI.

Quem quiser ver mais coisas sobre K-On! (figuras, cosplays, etc.), em inglês, pode conseguir CLICANDO AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *