Sobre Figures…(parte 1 – O que são?)

Bem, eu devo começar a postar reviews de figures aqui no Aglomerado, mas estava em ócio criativo outro dia (leia-se: de bobeira) quando me bateu uma coisa: Será que o todo mundo conhece Figures? Não, claro que não. Então eu vou primeiro fazer um artigo sobre figures primeiro, visto que este é um hobby relativamente desconhecido por aqui.
NOTA: Se você NÃO veio redirecionado do blog “Figures Plus”, vale o aviso: o conteúdo sobre figures e “outros itens colecionáveis” que era publicado aqui passou a ser publicado no supracitado “Figures Plus” devido à essa seção estar virando verdadeiramente um blog dentro de um blog. Se você tem interesse/curiosidade no assunto, acesse!
Definir figure pode ser um tanto estranho… são esculturinhas (mais comumente em PVC) ou mini-estatuetas (para quem prefere uma definição mais rebuscada)… mas nada impede de você considerá-las “bonecas” (embora eu desgoste dessa definição pois há uma categoria de “dolls” (bonecas) colecionáveis e que diferem da ideia de “figure”). Diferentemente, no entanto, das Barbies e afins, o intuito principal das figures é colecioná-las e exibi-las, não brincar com elas. Outra diferença é que elas costumam representar personagens de animes, mangás, filmes, seriados, ídolos (virtuais ou reais), não sendo uma linha de brinquedos. Outra diferença básica, ao menos quando se trata das figures japonesas (que representam normalmente personagens animes, mangás, games e ídolos virtuais), é a natureza limitada dessas. É produzida uma dada quantidade delas e ponto. As que mais fazem sucesso ganham um relançamento que também é limitado. Perdeu a chance? Senta e chora. E algumas figures se esgotam bem rápido… às vezes menos de 24h depois de lançadas… algumas antes de serem lançadas.
Alguns talvez conheçam as “figuras de ação” (action figures), que nada mais são do que figures articuladas que permitem a que as possui fazer poses com ela. Quem não nasceu nesse século tem grande probabilidade de lembrar de “Cavaleiros do Zodíaco” (Saint Seya) que quando fez sucesso por aqui trouxe uma infinidade de tralhas junto, inclusive “bonecos com juntas”. Aquilo é um action figure. A maior diferença é que por aqui aquilo fez o maior sucesso com a criançada que botavam sus bonecos pra lutar entre si… lá fora o mais comum é que os colecionadores deixem suas figuras de ação numa “pose clássica” do personagem e a figure normalmente dura muitos anos sem que perca mão/braço/pedaços/peças… ao contrário das da que a criançada daqui que muitas vezes eram “desmembradas” em pouco tempo. Pois bem, as figures comuns simplesmente se diferem dessas por já virem com poses pré-definidas e por terem, em geral, um aspecto melhor que os das action, já que as juntas móveis costumam ser bem feias…
Algo parecido com as figures são os Garage Kits, que essencialmente são a mesma coisa, mas normalmente têm uma produção artesanal e vêm sem estar pintados, então o comprador/colecionador (especialmente quem seja habilidoso) pode pintar ao seu gosto. Como desse tipo de habilidade eu não possuo nem a sombra, Garages estão fora do meu cardápio.
Bom, segue então alguns exemplos de figures…
Fate Testarossa Harlaown, do anime Mahou Shoujo Lirikaru Nanoha StrikerS, uma figure de 1/7 de escala, que tenta retratar a personagem o mais fiel possível:

 

Fate T. Harlaown

 

Hoshimura Makina, do anime Shikabane Hime (Corpse Princess / Princesa Cadáver), uma Action Figure, que vem com acesórios para que você possa fazer “poses” com ela, note que apesar de bem feita, as juntas tendem a “enfeiurar” a figure:

 

Hoshimura Makina

 

Hatsune Miku, uma Virtual Idol, saída do programa Vocaloid2 Character Vocal Series, hoje é conhecida no mundo todo (Duvida? O Google retorna 1.350.000 resultados quando se procura por “Hatsune Miku” e a busca por imagens do Google possui 95700 respostas para o mesmo nome… e ao menos nas primeiras 5 páginas você não verá fotos de alguma pessoa chamada Hatsune Miku… no máximo alguém vestido como ela). Outra figure com pose pronta que foca na maior semelhança possível com a personagem em questão.

 

Hatsune Miku
Black Rock Shooter
Uma ilustração. Daí, sai um “picture video” e com o sucesso alcançado, uma figure. “Black Rock Shooter”, outra figure muito bem feita. Tudo começou com uma ilutração…

 

Black Rock Shooter

 

Takara Miyuki, personagem do mangá e também anime Lucky Star, numa forma diferente de aproximação das figures anteriores. Aqui ela se encontra representada em formato SD (Super Deformed), onde normalmente apenas os traços mais marcantes são mais bem detalhadas (o que resulta num rosto/cabeça desproporcionalmente maior) e o restante desenhado (ou nesse caso, esculpido) de forma bastante simplificada. O resultado normalmente são personagens bem simpáticos e “fofinhos”. SD é a especialidade da linha “Nendoroid” e logo abaixo você confere a Nendoroid Takara Miyuki:

 

Nendoroid Takara Miyuki

 

Algumas figures podem ser atrativas até mesmo para quem não é fã de um determinado anime/mangá/jogo. É o caso da Kosaka Tamaki -Provocative-, figure feita a partir de uma personagem do OVA (Original Video Animation) To Heart 2 Another Days, inspirado no jogo Hentai To Heart 2.

 

Kosaka Tamaki -Provocative-

 

Quem leu o artigo inteiro já desconfia (ou melhor, sabe). Personagens masculinos também ganham figures. Como exemplo, cito Sebastian Michaelis (do anime Kuro Shituji / Black Butler / Mordomo Preto). Aqui, numa versão SD.

 

Sebastian Michaelist

 

Quem quiser ver as figuras em resolução maior, basta acessar o meu Album “Figures” no Photobucket
Bom, agora que eu terminei esse artigo, eu noto que ficou faltado algum representante da categoria dos “Games”. Como eu pretendo postar uma continuação, de repente eu acrescento por lá, só para constar, creio que quem não conhecia o que é, agora tem noção… e se alguém, ficou interessado, na próxima parte terá um “onde comprar” com algumas fontes possíveis para se adquirir figures.

Rafael-san, O Enxugador de Gelo

No Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *