A Mudança que a Internet Trouxe na Forma de Jogar

web

Enquanto estava jogando Fifa Online aqui reparei o quanto de diversão que este jogo trazia, e por incrível que pareça, não era somente pela sua jogabilidade, visto que comparado com outros jogos de Futebol como o Pro Evolution Soccer e a própria série Fifa para console, este não traz grandes novidades.

Na verdade, a grande diversão que sentia era a mesma que senti ao jogar Need For Speed World, a sensação de poder melhorar meu status online, poder mostrar que sou melhores que outros jogadores, assim como acontece na maioria dos MMORPGs.

Ou seja, notei que algo que era específico a um gênero de jogo acabou por se alastrar a todos os outros, e agora o mais simples jogo traz ao jogador o benefício de faze-lo competir com outros para ver quem é o melhor, mesmo que seja indiretamente.

Um lançamentos mais aguardados deste ano, o jogo Starcraft II irá obrigar os jogadores a se manterem conectados para que possa joga-lo, mesmo que o jogador esteja apenas na campanha Single Player. A Blizzard em diversas ocasiões disse que isto será necessário para que tudo que o jogador faça dentro do jogo seja gravado em seu perfil no Battle.Net, premiando assim o jogador mais dedicado com novas unidades e melhorias quanto mais ele jogar.

Algo semelhante acontece na fantástica rede Xbox Live da Microsoft, que com seu pioneirismo criou os Achviements, que são missões que o jogador faz ao decorrer do jogo para mostrar aos seus amigos o quanto ele é bom, podendo assim comparar com eles todas as proezas que ele conseguiu.

Esse elemento novo que não existia até a geração anterior tem se mostrado bastante interessante para as empresas, pois isso faz com que os jogadores dediquem mais tempo aos seus jogos, criando assim uma legião de fãs que se tornarão fiéis clientes de seus jogos e suas inevitáveis sequencias.

Um dos nichos de mercado que mais tem crescido atualmente são os jogos casuais como o Farmville que fazem parte de redes sociais como o facebook, a disputa de fazer sua fazenda crescer e ser melhor que a dos seus amigos fazem com que todo o tipo de público, até mesmo os que nunca jogaram na vida, dediquem boa parte com o jogo, inclusive pagando para que obtenha benefícios e melhoras que os que não pagam acabam não tendo.

Aliás, o fato da pessoa poder pagar o quanto ela quiser, acaba atraindo muito mais público do que se imagina, a Electronic Arts já percebeu isso e já tem conta com alguns jogos online que são gratuitos aonde se paga apenas por itens exclusivos. Fifa Online, Need For Speed World e EA SPORTS FIFA Superstars já foram lançados e em breve teremos Tiger Woods no mesmo estilo.

É fato que o público gamer é muito competitivo, se antigamente eu teria o prazer de disputar recordes em jogos como o Daytona USA e Street Fighter Alpha no meu finado Saturn, hoje posso finalmente sem sair de casa comparar e inclusive disputar com outros jogadores testando assim minhas habilidades.

Tudo isso não seria possível caso não tivéssemos tido um grande avanço na velocidade de internet, a comunicação entre todos que esta rede permite está se tornando um grande diferencial, que a cada dia que passa se torna mais e mais obrigatório para que se possa curtir seu jogo novo em sua totalidade.

Inclusive temos muitos jogos que foram feitos pensando se exclusivamente nos modos cooperativos, como alguns jogos da série Resident Evil, Left 4 Dead e Final Fantasy XIV.

Se nesta geração estamos chegando a maturidade dessa imensa rede, é fato que veremos nos próximos anos como ela se tornará extremamente necessária como estamos vendo no jogo Starcraft II, é fato que estamos testemunhando a história e caso ele obtenha o sucesso que a Blizzard espera vários jogos irão seguir o mesmo sistema dele, não demorando para que este se torne o novo padrão do mercado.

Vejo isso como algo imprescindível e que melhorará e muito a experiência que temos com os nossos jogos, eu mesmo me divirto muito mais sabendo que tudo o que estou fazendo está sendo armazenado na grande rede, inclusive gosto da possibilidade de jogar meu jogo em qualquer lugar, bastando apenas me logar na conta do jogo e assim ter acesso a tudo que conquistei até aquele momento, e o mais importante, compartilhar meus feitos para todas as pessoas que conheço, seja via Facebook ou Twitter.

Esta nova forma de se lidar com seu jogo ainda irá demorar para ser um padrão por conta de países como o Brasil que ainda não tem uma conexão decente, mas assim como já temos países que começam a mudar suas leis dando a internet banda larga como um direito do cidadão, é claro que em algum momento nosso governo não poderá mais remar contra essa maré e finalmente não só nós Brasileiros, mas muitos outros países irão acompanhar a alta velocidade que os países de primeiro mundo possuem.

É claro que muitos jogadores das antigas podem virar a cara para esse tipo de jogo, mas a nova geração de jogadores que crescem com a internet fazendo parte desde a sua infância não irá compreender como nós conseguíamos jogar sem toda a rede social que existem nos jogos de hoje, e como as produtoras não jogam para perder, podem ter certeza que os games totalmente off-line estão com os dias contados.

Comments

  1. By WoM

    Responder

  2. Responder

  3. Responder

  4. Responder

  5. Responder

  6. Responder

  7. Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *