Análise de Mana Khemia: Alchemists of Al-Revis ~Scholarship Edition~ (Game) – Parte 2

Como essa parte (que eu queria acrescentar ao artigo anterior) ficou grande demais, eu decidi fazer um post em duas partes. Falarei basicamente sobre os personagens e algumas das habilidades mais interessantes de cada um. Mas fique tranquilo: eu não conto a história deles nem o final de cada um (sim, o jogo tem vários finais, um para cada personagem jogador) e nem dou detalhes que possam estragar as surpresas do jogo.

Quem não leu, pode acessar a primeira parte do artigo clicando AQUI.

Mas antes de continuar, deixe-me corrigir uma pequena ausência da primeira parte do post: ficou faltando falar sobre um dos extras que vem na edição especial. É uma mini-poster revelado quando se desdobra o encarte do CD da OST do jogo. E para quem quiser ver, ei-lo aqui em baixo:

Poster

Continuando com a programação normal…

Personagens

Personagens Jogadores – Entre parenteses estará o nome em japonês e a leitura, para ajudar quem optou por deixar as vozes originais do jogo, em japonês (e que são melhores que as americanas).

Vayne Aureolus (ヴェイン・アウレオルス – “Vein Aureorusu”) – é o personagem principal do jogo. Vivia apenas com seu gato, Sulpher, dentro da floresta até ser convidado para a academia. Tímido e de personalidade um tanto quanto fraca, acaba sendo arrastado por seus amigos de Workshop para as mais diversas situações (quase sempre encrencas). Não se lembra de nada anterior à morte de seu pai, Theofratus, que também foi aluno da academia e se tornou um brilhante alquimista.

Algumas habilidades úteis:

Analyze: Causa dano físico a um oponente. De quebra, lê as informações (como HP e fraquezas/resistências). Use sempre que encontrar um monstro novo e nos chefes – ajuda MUITO.
Jade Shift: Similar ao Personal Call do Edge de Atelier Iris 3 (usando a Blades Plua). Acrescenta uma carta extras do personagem (que ao invés de uma, fica com duas cartas na “barra” de cartas). A carta extra dura 3 rodadas.
Over Realm: Depois de usada, na próxima vez que chegar o turno de Vayne, ele fará três ações consecutivas. Usada junto com Jade Shift, permite várias ações extras dele (3 consecutivas do Over Realm, mais três turnos extras do Jade Shift, fora o(s) turno(s) normal(is) do Vayne).
Variable Strike: Depois de um certo ponto do jogo, se Vayne estiver na retaguarda, você poderá, sob certas condições usar esta técnica “gratuita” (não custa SP) e muito poderosa. Para usá-lo, você precisa que os três membros da retaguarda estejam “prontos” para uso. Cumprida a condição, basta, após um ataque de alguém da linha de frente, você mandar o pessoal da retaguarda para a linha de frente para continuar o ataque, deixando o Vayne POR ÚLTIMO na troca, de modo que, ao final, ele ficará na linha de frente e todos os da retaguarda terão sido usados. Durante a troca, quando você chamar o Vayne, ele e mais os outros dois que continuarão na linha de frente realizarão um ataque conjunto. Esse ataque não interfere nos turnos dos demais aliados da linha de frente.

Jessica Philomene (フィロメール・アルトゥング,– “Firomeeru Arutungu”) – Colega de classe de Vayne, foi a primeira a se enturmar com ele, antes mesmo de eles entrarem para o Workshop do Flay. Adora alquimia e testar suas “sínteses originais”, temidas por seus colegas. Especialmente porque o resultado (quando a síntese funciona) quase nunca é favorável à “cobaia”. Quando ela falha, o resultado mais provável é uma explosão, embora ela procure esconder isso dos outros.

Algumas habilidades úteis:

Healing Echos (Alpha, Beta e Omega): Cura o alvo e adiciona uma Timecard a barra. Quando chegar a vez da carta, ela curará automaticamente o aliado da “linha de frente” que estiver com menos HP. A Timercard dura 2 turnos.
Funny Pouch: Causa dano mágico ao oponente. Se matar, transforma o oponente em doce (útil para conseguir certo itens necessários a algumas receitas).
On-The-Spot Synthesis: Permite sintetizar alguns itens diretamente na batalha, partindo da premissa que você disponha dos ingredientes necessários. Itens da On-The-Spot Synthesis: Flamer [dano por fogo – Todos os oponentes] Requer: 5 Black Powder. Icer Bomb [dano por gelo – Todos os oponentes] Requer:: 5 Glacier Stone. Donor Bomb [dano elétrico – Todos os oponentes] Requer:: 5 Thunder Stone. N-A [dano mágico não-elemental – Todos os oponentes] Requer:: 2 Big Uni. Healing Vase [Magia de cura – Todos os aliados] Requer:: 5 Spinacherb. Todas as habilidades “internas” da Onthe-Spot Synthesis necessitam ser “compradas” no Grow Book da personagem. Todas são, também, Double-Up Skill, ou seja, depois de pedir para alguma ser feita, a Jess ainda vai demorar um tempo até ela efetivamente usar o item pedido (você saberá o quanto vai demorar pela posição da carta da Jess na Timeline), afinal ela vai FAZER o item. Essa opção lembra uma habilidade do Klein, personagem principal de Atelier Iris Eternal Mana.
Thundering Hammer: Talvez não tão útil quanto as outras. Por uma quantidade razoável de SP, causa um dano mágico considerável e tenta causar Seal (impede de usar magias) nos oponentes. Pode ser útil algumas vezes, mas a maioria dos chefes que usa magia é imune a Seal (mas ainda assim causará dano), limitando a utilidade da técnica.

Flay Gunnar (グンナル・ダム, “Gunnaru Damu”) – Uma série acima do Vayne, força-o a entrar (juntamente com a Jess) em seu Workshop. É um aluno problemático e se acha um “Defensor da Justiça” e quer arrastar Vayne pelo mesmo caminho. Em batalhas, é um excelente causador de dano físico ou baseado em eletricidade.

Algumas habilidades úteis:

Starshot / Buster Star: Causa dano no inimigo selecionado e coloca 2 (Starshot) ou 3 (Buster Star) Timecards que, em seu (delas) turno, atacarão automaticamente algum dos inimigos.
– Raiden Charge: Acrescenta o elemento lightning a todos os ataques físicos do Flay (incluindo Starshots/Bustar Stars feitas depois do Raiden Charge). Extremamente útil contra certos inimigos de HP alto e alguns chefes.

Nicole Mimi Tithel (ティティルミミニケメレ – “Titiru Mimi Nike Mere”) – Uma Beastman altamente enérgica. Contém traços felinos tanto na aparência quanto na personalidade. Seu verdadeiro objetivo na escola é achar um marido para ajudá-la a salvar sua raça em vias de extinção. Tem uma bela voz e seu canto chegou a lhe render um fã clube na escola.

Algumas habilidades úteis:

Heart Cracker / Heartful Action: Causa dano físico. Contra certos mosntros, se zerar o HP dele, “ganha o coração do monstro” (na forma de itens) para poder evocá-los posteriomente em batalhas.
Summon Friend: Uma série de habilidades que permite causar efeitos variados (depende da habilidade escolhida). Não consome SP, mas é necessário ter itens conseguidos com as habilidades acima. Nikki (como é chamada pelos seus amigos) já começa com algumas habilidades – uma para cada tipo de monstro que ela pode usar – e as demais podem ser “compradas” no Grow Book da personagem. Por serem muitas, serão aqui omitidas. Quem quiser, pode consultar o Gamefaqs para maiores informações.
Decoy Shield: Protege temporariamente um aliado contra dano. Muito útil em certas batalhas, especialmente contra chefes.

Roxis Rosenkrantz (ロクシス・ローゼンクライツ, “Rokushisu Rouzenkuraitsu”) – Um estudante frio e dedicado, extremamente estudioso. Vem de uma respeitada família de Alquimistas. Logo de início, desenvolve uma espécie de rivalidade com Vayne e é “recrutado” pelo Workshop de Toni e Renee, mas depois de perderem uma aposta, vem para o mesmo Workshop de Vayne. É necessário se desenvolver a história dele (nos Free Times) para que eles possa usar todas as suas habilidades nas lutas e também para que ele possa ajudar nas sínteses. (É necessário ver 3 partes da história dele, 2 para “destravar” as habilidades e mais uma para que ele participe das sínteses).

Algumas Habilidades úteis:

Purifying: Permite escolher 5 cartas consecutivas na “barra de cartas”. Se forem Timecards dos inimigos, elas serão removidas, se forem cartas de turnos dos inimigos, os inimigos correspondentes levarão dano. Cartas aliadas (de cura, ataque contra os inimigos ou turnos dos seus personagem) ou sem nada, não são afetadas.
Retracting: Permite escolher 5 cartas consecutivas na “barra de cartas”. Se forem cartas de aliados, suas ações serão acelaeradas (movidas para o início da barra). Cartas inimigas não são afetadas diretamente (mas podem acabar “chegando para trás” devido a cartas aliadas irem para a frente).
Prevention: Cura e previne “debuffs” (diminuaição de ataque, de defesa…) e, se não me falha a memória, também Bad Status nos aliados. Acredite, é mais útil do que parece.
Moon / Lunar / Chrona Drive: Três ataques (fraco, médio, forte, respectivamente) que, após atacar o inimigos selecionado, colocam Timecards na “barra de cartas” que se auto-ativarão em seu (delas) turno e atacarão um dos inimigos (ou uma área pequena, no caso do Chrona Drive).

Pamela Ibis (パメラ・イービス, “Pamera Ibisu”) – Uma fantasma que “mora” na academia há muito tempo. Gosta de coisas “bonitinhas”; quando decide entrar para o mesmo Workshop do Vayne, acha o ambiente muito sem graça e perturba o juízo dele para que ele traga itens para decorar o Workshop.

Algumas Habilidades úteis:

Immortal Body: Pamela revive automaticamente depois de alguns turnos nocauteada. Ao ressuscitar, o SP dela vem completamente cheio.
Have Fun: Assim como a Jess e a Nikki, Pamela tem uma habilidade que independe de SP. Só que no caso da Pamela, ativar as habilidade da “Have Fun“, custa HP. Seria bem problemático não fosse o Immortal Body e suas habilidades de recuperar HP. Para mais detalhes das habilidades da Have Fun, consulte o Gamefaqs. De todas as habilidades que não consomem SP, eu acho as da Pamela as menos úteis… as que consomem uma quantidade moderada de HP não são de grande utilidade e as mais úteis exigem muito HP. Mas ainda assim, dá pra se usar em batalha.
Kiss 2 Bear / Kiss 3 Bear / Kiss 2 Everyone: Podem ser usadas para compensar a perda de HP com o Have Fun. Todas elas drenam o HP de um inimigo e recuperam o da Pamela, exceto a última que tem como alvo todos os inimigos e que cura todos os aliados.

Anna Lemouri (アンナ・レムリ, “Anna Remuri”) – Uma menina que entrou para academia numa idade abaixo da normal, no entanto, ela já é mestra na arte da espada e mais madura do que pode parecer. Tem, no entanto, uma imaginação forte e muitas vezes tira suas próprias conclusões baseada nessa imaginação, fugindo à realidade. Em batalha ela é UM MONSTRO!

Algumas Habilidades úteis:

S-Type Quick Dream: Um único ataque, com boas chances de te dar uma ação extra. Em mais de 90% das vezes, eu consigo usar esse ataque duas vezes seguidas e ainda fazer outro ataque, totalizando três turnos consecutivos da Anna. Mas eu já consegui zerar o SP dela usando só esses ataque… devem ter sido umas 5 ou 6 ações consecutivas… mas as chances de conseguir tantos sucessos são poucas. O maior motivo para eu achá-la roubada.
Side Seal Chaos / Helm Bash Chaos / Dancing Blade Chaos: Ataques multi-hit contra um oponente. Por si só não mereceriam muito destaque, mas eu gosto deles para fazer um combo em um único inimigo (ou para distribuir um bocado de dano e ainda causar um dano maior num oponente). Para dano massivo em um oponente: Tenha Vayne no grupo de “reserva” e tenha todos os “reservas” prontos para a ação. Use o S-Type Quick Dream duas ou três vezes seguidas num único oponente, depois algum dos ataques que terminam com “Chaos” no nome e ative, imediatamente após, um “Variable Strike“. Se você tiver numa luta de chefe onde haja “inimigos menores” junto, você pode distribuir os S-Type Quick Dream nesses inimigos menores para “dar uma amaciada neles” e depois usar o combo “Alguma-coisa-Chaos” + Variable Strike no chefe. Como complemento do combo, Anna vai parar no time de “reservas” e vai recuperar (ao menos em parte) seu SP, podendo, mais a frente, ser chamada novamente à batalha. O único contra do combo é que, como você usa os três “reservas” pra fazer o Variable Strike, durante algum tempo, você não poderá trocar os personagens. Mas esse “revés” e característico do Variable Strike e não uma particularidade do combo em si.
S-Type Shadow Chase – Dá dois hits em uma linha de oponentes. Tem chance de causar Instant Death (morte instantânea). Uma ótima pedida dependendo de como os inimigos venham “arrumados” na batalha.

Muppy Oktavia Wonderchak VIII (ムーペ・オクタヴィア・ヴォンドラチェク8世, Muupe Okutavia Wondoracheku Hachi-sei) – Um estudante de intercâmbio… de outro planeta! Tenho que confessar que a primeira vez que eu vi isso no jogo, eu perdi um pouco o respeito que eu tinha pelo jogo… mas enfim, ele acaba funcionando, boa parte do tempo, como comédia, mais do que outra coisa. Sua entrada na escola (e mais especificamente no grupo) ocorre após uma série de eventos bem estranhos, mesmo para o jogo. Ele anda pela escola em uma máquina de flutuação que parece um pote, então mesmo os outros alunos o acham estranho. Começou a aprender alquimia para poder consertar sua nave e, de quebra, conquistar o planeta.

Algumas Habilidades úteis:

Revenge Cannon: Uma Double Up Skill que causará mais dano aos inimigos quanto mais dano seus aliados levarem entre o turno em que você manda ele usar a habilidade e o turno onde ela é ativada, na prática.
– Good Bye Bomb: Quando Muppy é nocauteado, essa habilidade é usada automaticamente e causa dano a todos os oponentes.
Muppy Cannon / Muppy Cannon Mk2 / New Type “KSMM”: Os ataques em si não são muito especiais, mas valem o destaque por serem de fogo, então fique atento quando um chefe ou inimigo muito forte for vulnerável. O primeiro ataque pega em uma área pequena, o segundo numa área média e o último acerta todos os oponentes.

Alguns Personagens Não-jogadores

Sulpher (サ ルファ, “Sarufa”) – O Mana em forma de gato que acompanha Vayne. Conheceu o pai dele e ficou junto dele até o dia da morte de Theofratus, mas fala pouco sobre o assunto. Sulpher é apático, rude a nada parece impressioná-lo.

Isolde Schelling (イソルテ・シェリング , “Isorude Sheringu”) – Conheceu Theofratus na época em que ele era um estudante na academia. Conforme o jogo avança, ela ganha importância na história.

Zeppel Kriever (ゼップル・クライパー, “Zeppuru Kuraibaa”) – Foi o professor que convidou Vayne para a academia e agora é o professor responsável pela classe de Vayne. Também conheceu Theofratus da época em que este era aluno. É um dos poucos personagens desse jogo que reaparece em Mana Khemia 2.

Tony Eisler (トニ・アイスラー, “Toni Aisuraa”) – Assim como Flay, também uma classe acima de Vayne. Tentou recrutar Vayne no primeiro dia deste na escola, mas o perdeu para Flay, contra quem nutre uma rivalidade acirrada. Também retorna em Mana Khemia 2 (o terceiro personagem que reotrna é o próprio Flay, assim os dois contiuam sua rivalidade na continuação do jogo). Faz de tudo para atrapalhar Vayne e os demais, mas segundo Renee deixa escapar, alguém ordena os dois a assim proceder.

Renee Kearse (レーネ・キア, “Reene Kia”) – Sempre acompanhando Tony em suas ações para atrapalhar Vayne, não parece muito empolgada com a idéia, no entanto. Vive destacando o quanto algumas ações do Tony o faz parecer um vilão de 3ª categoria…

O jogo é muito bom (para quem gosta do gênero, claro!) e, mesmo eu ainda não tendo zerado, considero ter sido uma boa compra.

Quem ficou interessado, a ess altura do campeonato, só pode comprar a versão para PSP, na loja on-line oficial da NIS America, mais especificamente em http://store.nisamerica.com/Games/Mana-Khemia-Student-Alliance-PSP

Se você não dispõe de uma cartão de crédito internacional, pode tentar a sorte em sites de leilão (tipo o Mercado Livre) ou entrar em contato com a Katamari Toys (foi lá que eu consegui essa aqui) e pedir a cotação do jogo. Você pode até pedir pra ver se eles descolam essa versão ou a outra deluxe (que vem só sem a figure), mas não há como garantir que eles consigam alguma dessas.

Rafael-san, O Enxugador de Gelo

Comments

  1. Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *