Análise de Mana Khemia: Alchemists of Al-Revis ~Scholarship Edition~ (Game) – Parte 1

Mana Khemia: Alchemists of Al-Revis (Mana Khemia ~Gakuen no Renkinjutsushi-tachi~ no original em japonês), mais comumente chamado só de Mana Khemia é um RPG eletrônico para PS2 desenvolvido pela Gust e lançado nos EUA pela NIS America.

mini-Conteudo

Conteúdo da caixa da edição especial

Esse jogo é uma espécie de “sucessor espiritual” da série Atelier Iris, da mesma empresa e compartilha vários aspectos com ela, inclusive o tema “Alquimia”.

Nele, você cria uma grande quantidade de itens usáveis, ingredientes mais complexos, armas, armaduras e acessórios a partir de alguns itens mais básicos que você “recolhe” (achando, pescando, colhendo, minerando…), ganha em batalhas ou compra. Itens sintetizados anteriormente também podem servir de ingredientes para novos itens. Para sintetizar um item, você deve obter uma receita (que pode ser achada, ganha em batalha ou comprada), modificar itens nas receitas já existentes (o que nem sempre vai resultar em itens novos, o jogo vai avisar quando for) ou ainda sintetizar certos itens após um dado evento (um dado item ser criado, um novo personagem entrar no grupo…). Algumas vezes, logo após sintetizar um item, haverá uma conversa com outro personagem e isso resultará numa receita nova. Algumas vezes, pequenos ícones que aparecerão ao lado das receitas que ganharão variações servirão como pista.

O sistema de batalha do jogo é bem interessante. A princípio, quem jogou Atelier Iris 3 ~Grad Phantasm~ pode achar que o sistema de luta de Mana Khemia é uma mera simplificação do sistema do A.I. 3. Embora haja muito em comum, isso não é verdade. A princípio bastante simples (até mesmo parecendo “tosco”), o sistema vai ganhando adições ao longo do jogo, conforme mais gente vai entrando no grupo e novas habilidades vão sendo aprendidas pelos personagens. O sistema é baseado em turnos e a passagem do tempo é medida por uma “barra” onde há várias cartas. As cartas viradas para baixo representam “turnos em brancos” enquanto as cartas com a cara do personagem (ou inimigo) representa o turno dele; além disso, há várias habilidades que acrescentam suas próprias cartas à “barra” e se auto-ativam quando seu turno chega (Algum jogador de Atelier Iris 3 lembra do Healing Echo?).

O sistema de “crescimento de personagem” nesse jogo foge ao velho conceito de level. Aqui, cada personagem tem seu “Grow Book“. Nele, vários itens estão interligados e, uma vez que o item certo seja criado, ele será “conectado” ao livro e os itens adjacentes serão “liberados” para serem “conectados” se e quando forem criados. Cada item conectado carrega consigo um ou mais efeitos (+ “x” pontos de ataque, + “y” de HP, uma habilidade nova…), que devem ser comprados com AP (Action Points) – que são ganhos em batalha. Você tem que entrar no Grow Book de cada personagem para ver os itens adicionados e poder comprar as opções. Então, para os personagens evoluírem, é necessário tanto batalhar quanto sintetizar itens. A maioria dos itens só entram no Grow Book de um personagem, mas alguns entram no de todos.

O jogo consiste, na prática, basicamente em você cumprir “Assignments”, que estão ligados às aulas e ao final de cada um, você recebe uma nota e cada nota te dá um número de estrelas. Juntando estrelas suficientes, você ganha tempo livre e pode fazer trabalhos extras (para ganhar dinheiro), ir lutar pra ganhar AP’s ou “conversar” com uma personagem para ativar um evento que vai contar parte da história dele(a). Se você não quiser falar com ninguém, pode ir ao dormitório masculino e pedir para descansar e pular direto para o próximo evento do jogo. Se você, no entanto, não juntar pontos suficiente, você ganha detenções que, basicamente, seriam “missões extras” (em geral chatinhas) a serem realizadas.

Um pouquinho da história…

Em Mana Khemia, você vive as vezes de Vayne Aurelius, um jovem que morava apenas com seu gato, Sulpher, até ser recrutado/convidado a aprender alquimia na academia Al-Revis. O jogo retrata basicamente os três anos de estudos. A história, em si, do jogo não é muito extensa e basicamente consiste em descobrir sobre Vayne e seu pai, Theofratus (Vayne não se lembra de nada antes da morte de seu pai), que foi um famoso Alquimista. Talvez, dependendo do seu gosto, o mais interessante seja o desenvolvimento das histórias dos demais personagens do jogo, que você pode ir fazendo ao longo dos Free Time

Esse jogo teve, além da versão comum, duas versões deluxe, uma delas é essa aqui, “vítima” da análise de hoje. Pode-se dizer que ela é “a versão de luxo da versão de luxo” do jogo. Vem com o jogo em si; um CD, com capa “reversível” (você muda a dobradura do encarte e a figura que funciona como capa do CD muda), contendo a trilha sonora do do jogo; uma “Weapon Stats Chart” no encarte do CD e, o que é realmente exclusivo dessa edição, uma figure de uma personagem.

Bem, mas essa análise é mais dedicada à edição especial do que um detonado do jogo… então vamos à edição especial, em si.

A caixa da edição especial:

Caixa (Vista Frontal)
Caixa (Vista Frontal) com Flash
Caixa (Parte de Cima)
Caixa (Parte de Cima) com Flash
Lateral da Caixa
Lateral da Caixa (com Flash)
Verso da Caixa

Conteúdo da edição especial:

Conteúdo da Scholarship Edition
Jessica Philomene

Destrinchando os conteúdos…

Dentro da caixa vista acima, vem a caixa branca (com a figure) e mais uma caixa com o DVD do jogo e o CD da trilha sonora:

Embalagem contendo o DVD do Jogo e o CD com a Trilha Sonora
Frente…
Verso da Embalagem que vem com o DVD e o CD
… verso…
Verso da Embalagem que vem com o DVD e o CD - com Flash
… e verso com Flash.

O que tem dentro dessa embalagem? Vejamos abaixo:

Caixas do DVD e do CD (com Flash)
Caixas do DVD e do CD
Caixa do DVD (frente)
Caixa do DVD (frente) com Flash
Caixa do DVD (Verso)
Caixa do DVD (aberta)
Caixa do DVD (aberta) com Flash
O DVD do jogo, na caixa
O disco do jogo, dentro de sua caixa.
Close no DVD do Jogo
Agora, visto mais de perto…
Close no DVD do Jogo, com Flash
… e agora com Flash.

Vamos dar uma olhada na OST (Original SoundTrack – Trilha Sonora Original):

A caixinha da OST, com sua capa original.
A caixinha da OST aberta, com sua capa original.
OST, capa alternativa
OST, capa alternativa, com Flash
Caixinha da OST, aberta
O CD da OST, dentro da caixinha.
O CD na sua caixinha..
O CD da OST
…mais de perto…
O CD da OST, com flash
… com flash ficou melhor.

Uma das “atrações” das edições especiais é a Weapon Stat List… sinceramente? Não entendi muito bem o propósito dela… uma lista parcial de algumas (as primeiras) armas de alguns dos personagens do game… talvez para quem esteja jogando o jogo pela primeira vez, possa servir como referência…. fora isso…

Weapon Stat List
Ei-la…
Weapon Stat List, com Flash

Como todo jogo original, esse também vem com manual…

A Capa do Manual do Jogo, com Flash
Não saiu perfeito…
A Capa do Manual do Jogo
… mas aqui melhorou.

A cereja do bolo da Scholarship Edition de Mana Khemia é exatamente uma figure da personagem Jessica Philomene, então vamos à ela!

Bem, a figure está bem bacana, especialmente para algo que vem como “bônus” na edição especial de um jogo (ou seria o contrário? Por vir na ed. especial de um jogo ela TEM que estar bacana?). Bem, vejamos as fotos, que valem mais que o meu blá blá blá…

Começando pelo já clássico 360…

360 Lado
360 Costas
360 Outro Lado
360 Frente
Opa, tem um “bônus” aparecendo?
360 Pose
É mais ou menos desse ângulo que a Jess “cumprimenta” quem entra no meu quarto…

Uma olhada nos cabelos da figure. A Jess usa um penteado que eu achei muito engraçado desde a primeira vez que eu vi… ela e os “tufos” dela… Aproveitemos e olhemos também a figure (mais a cabeça dela) de lado

Cabelo
Vista de Lado
Vista de Lado, com Flash
Vista do outro Lado
Vista do outro Lado, com flash

Um close no rosto…

Close do Rosto
Peraí, dá pra ser melhor…
Close do Rosto, um pouco melhor
Well… melhorou… embora não muito…
Pés 'cortados'
Parece que acidentalmente eu cortei os pés da figure
Calçados
… então, vamos repara o erro… e aproveitar pra dar uma sacada de mais perto nos calçados da Jess.

Você pode até achar que talvez ela não tenha cara, mas Jess é estudiosa (talvez ela ainda não tenha desistido da ideia de fazer um “remédio” pra deixa as pessoas verdes…) e adora alquimia, então ela aqui vem com um livrinho (que não está em branco)…

Livro - Lado 1
Livro - Lado 1 com flash
Livro - Lado 2
Livro
Livro - nova tentativa
Como nenhuma foto dos escrito do livro saiu muito boa, eu tentei de novo…
Livro, com flash.
… mas isso foi o melhor que consegui.

A figure vem ainda com a inseparável bolseti… ahem… bolsinha da Jess, que rende umas piadas ao longo do jogo. EU TENHO MEDO DESSA BOLSA! XD

Bolsa da Jess
Bolsa da Jess, com flash
Felizmente (ou infelizmente) ela não faz Funny Pouch
Verso da Bolsa
Verso da Bolsa, um pouco mais de perto
Um pouco mais perto…
Verso da Bolsa, com flash

Bom, vamos ficando por aqui… Hã? Você queria ver mais daquele “bônus” lá do 360? Safadinho!!! Mas como o Tio Rafa não esquece dos tarados de plantão, vamos a mais fotos!

Pantsu
Pantsu, com flash
Pantsu com a figure deitada
Pantsu - figure deitada e com flash
Tem um descascadinho na pintura da pantsu, mas eu nem lembro se já veio assim ou se é do tanto de tempo que ela já tá lá sentada em cima do meu PC.

Bem, agora acabou a seção fotos… eu ia encerrar por aqui, mas há algumas coisas extras que eu acho que vale a pena falar. Então, esse post ganhará continuação! Se você já enjoou desse artigo, eu agradeço a sua paciência. Se você já decidiu que quer (e vai) jogar o jogo, a leitura da segunda parte não será “spoilativa”,se assim quiser, você poderá ler sem problemas. Se você já sabe que NÃO vai jogar o jogo, pode poupar seu tempo e ir ver outras coisas. Se você ainda está na dúvida, eu convido você a ler a segunda parte do artigo, acessível pelo link abaixo.

Segunda parte do artigo: AQUI!

Rafael-san, O Enxugador de Gelo

Comments

  1. By Warfox

    Responder

  2. Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *