Análise de Sonic & SEGA All-Stars Racing – PC

Um dos personagens mais velozes da história dos games num jogo de corrida… Essa não é uma ideia nova, em 1994 Sonic já estrelaria um jogo de carro no saudoso Game Gear com o jogo Sonic Drift, que teve inclusive uma continuação.

Depois ainda tivemos mais dois jogos, o Sonic R para o Sega Saturn, em que os personagens corriam a pé, o que faz sentido dentro do universo do ouriço, e depois Sonic Riders, que se tratava de uma corrida com hoverboards (!).

Agora, a Sega volta com um esquema parecido com o do Sonic Drift, fazendo uma jogabilidade parecida com a de Out Run 2 e com os mesmos macetes do Mario Kart, aonde sacanear o adversário com itens e correr é o truque para chegar em primeiro.

Será que este jogo faz jus a velocidade do ouriço e diverte como Mario kart? Vamos a analise do jogo.

A primeira boa notícia, é que a SEGA fez com o Sonic & SEGA All-Star Racing o mesmo que a Nintendo sempre fez em Mario Kart, pegou todos os seus personagens da empresa e colocou no jogo, o que para nós saudosistas se transforma em diversão extra. Poder jogar com personagens do Virtua Fighter, Shemmue, Alex Kidd, Fantasy Zone entre outros sucessos da empresa é muito bom, e o uso de músicas e cenários que relembram esses jogos ajuda mais ainda a criar mais nostalgia ao jogar.

A jogabilidade do jogo é excelente, totalmente baseada no jogo Out Run 2 usando inclusive os Drifts já famosos deste. O bom disto é que temos uma jogabilidade sólida de fácil aprendizagem que diverte. Passei boas horas com o jogo e não tenho do que reclamar neste quesito.

Aliado a isso temos um sistema de itens igual ao Mario Kart, aonde pegamos todo tipo de artefato que vai desde aumento de velocidade como foguetes e esmeraldas que prejudicam os adversários. Algo bacana é que a recuperação é rápida, não fazendo você perder muito tempo para voltar a corrida, apenas o suficiente para que seu adversário consiga te ultrapassar, o que torna a corrida mais gratificante.

Temos os seguintes modos de jogo: Grand Prix, Single Race, Missions e Time Trials além do Shopping aonde você compra personagens, músicas e cenários usando Sega Miles que você junta vencendo corridas simples, campeonatos e completando missões.

Além disso, existe o modo Split-Screen, que permite que até 4 jogadores joguem no mesmo PC sem uso de rede, infelizmente não consegui de forma alguma jogar com tela dividida aqui, pois o jogo não apresenta nenhuma forma de configurar os controles e simplesmente não dava para dar start no segundo player, creio que o jogo sofra do mesmo mal que os outros jogos da SEGA para PC sofram, que é a obrigatoriedade de possuir mais de um joystick conectado a ele, sendo impossível dois jogadores com um teclado e joystick.

Outro fato negativo é que a versão PC não tem um modo de jogo online, se restringindo apenas a versões do console, o que é uma pena visto que o jogo tem um potencial muito bom para disputas em rede.

Os gráficos são muito bons, com layouts de pistas bem diferentes e criativas, que exigem memorização para conseguir as vitórias.

Sonic & SEGA All-Stars Racing é uma agradável surpresa, divertido e fácil de jogar, temos um jogo excelente que faz jus ao elenco da SEGA e não deve em nada a outros jogos de corrida do mesmo estilo. Se você procura por um jogo de corrida no estilo Mario Kart, experimente este que você não irá se arrepender.

As configurações para rodar o jogo é essa:

Requerimentos Mínimos:
Windows XP/Vista/7
Placa de vídeo compatível com DirectX 9.0c com 256 MB RAM (NVIDIA 7600 ou melhor, ATI X1300 ou melhor)*
3.2 GHz Intel Pentium 4/Athlon 64 3000+ ou processador equivalente
1GB RAM (2GB no Vista)
Placa de Som compatível com DirectX
DVD-ROM Drive
6 GB de Espaço em Disco no HD

Recomendado:
Windows XP/Vista/7
DirectX 9.0c
Intel Core 2 Duo @ 2.4Ghz ou Athlon 64 X2 4200+ ou melhor
1.5GB RAM
Placa de vídeo GeForce 8800 ou ATI Radeon HD 3800 com 512 MB ou melhor*
Placa de Som Creative Sound Blaster X-Fi.
DVD-ROM Drive
7 GB de Espaço em Disco no HD

Segue algumas fotos tiradas em 1680×1050 com os gráficos no máximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *