Análise do jogo F1 2011

 

Depois do sucesso de F1 2010, todos os fãs de Fórmula 1 estava ansiosos para ver as novidades que a produtora Codemasters preparou para a versão 2011 e torcendo para que ela não tropeçasse nos erros do ano passado.

Apresentação

Foi com grande alegria ver que o novo jogo roda de maneira bem melhor que o anterior, ele está mais leve e apresenta menos problemas no carregamento das corridas e modos de jogo, que antes duravam até 1 minuto. Além disso o jogo reconhece de cara se a placa de video é compatível com Directx 11 e habilita imediatamente.

Outra mudança bem vinda é a diminuição das explicações para você começar a jogar, antes tínhamos que esperar bastante tempo até o jogo explicar todas as telas de menu do jogo, agora ele é mais suscito na explicação permitindo começar logo a corrida.

Os menus agora são mais fáceis de acessar por não termos que ficar “passeando” pelo paddock para navegar pelas opções e modos do jogo como no 2010.

Agora também temos a possibilidade de visualizar o mapa inteiro da corrida durante a mesma, algo que lembra muito o Virtua Racing, e que ajuda bastante na hora de se guiar em que ponto da pista estamos.

Gráficos

Foram poucas mudanças nos gráficos, o que era de se esperar visto que os gráficos do ano passado eram muito bons. Mas algo a se se comentar foi que felizmente a Codemasters parou de usar aquele filtro que dava aspecto amarelo ao jogo, tornando as cores mais vivas.

A Codemasters adicionou novos detalhes como fiscais de pista animados e a torcida que está bem mais visível.

Outra melhoria foi a inclusão do Safety Car que tornou as corridas mais estratégicas trazendo um novo elemento para nos preocuparmos quando tiver um acidente na pista.

Som

Assim como os gráficos, houveram poucas mudanças nessa area, felizmente todas foram para melhor.

A trilha sonora do jogo é mais agitada e dá um clima bacana de disputa para antes de disputar as provas. Os sons dos motores também foram melhorados te dando melhor noção do quanto você está tirando proveito do carro.

Modos de Jogo

Career – Modo principal aonde começamos em uma equipe pequena e temos como objetivo se tornar piloto de uma grande equipe.

Grand Prix – Permite montarmos uma temporada com nossas corridas favoritas, nele escolhemos equipe e piloto que iremos controlar.

Multiplayer – Aqui é o modo aonde podemos jogar contra outra pessoa seja via Lan, Split Screen (isso mesmo, jogar no mesmo PC com tela divida) ou pela internet, com a vantagem que o modo online agora permite até 16 jogadores na pista, o dobro do ano anterior.

Proving Grounds – Se ano passado tínhamos apenas o Time Trial, agora temos um modo especial aonde além do Time Trial, temos o Time Attack aonde podemos correr contra tempos pré estabelecidos pelo computador.  Além disso podemos ver o tempo de outros jogadores pelo mundo.

Jogabilidade

Ano passado eu senti uma grande dificuldade em manter o carro na pista, sendo por vezes decepcionante jogar uma partida e se ver perdendo o controle do carro por ter atacado uma zebra, manobra tão normal na F1.

Mas no F1 2011 isso felizmente acabou, o controle do carro está muito melhor e agora manter o carro na pista se tornou mais intuitivo. Outra boa característica dessa versão foi a diminuição de penalidades por erros seus, se na versão anterior era bem rígido e ainda invertia algumas infrações contra você, agora o jogo está dando falta para os pilotos da CPU que agora cometem mais erros tornando a corrida menos previsível.

Além disso finalmente o Bug do Pit-Stop foi corrigido, algo que atrapalhava muito a diversão do jogo.

Notas
Gráficos: 9.2 Jogabilidade: 9.1
Som: 8.6 Diversão: 9.6
Prós Contras
+ Gráficos Melhores e Leves Modo Carreira tem apenas 5 temporadas –
+ Modo Split-Screen  
+ Loading das Corridas é pequeno  
+ Suporte a 16 pilotos no Multiplayer
A Codemasters fez seu dever de casa, pegou todos os bugs e problemas da versão 2010 e corrigiu tornando o bom jogo do ano anterior numa excelente aquisição. Nota Final: 9.2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *