Dicas e Guia de Troféus (detalhado) para inFAMOUS (PS3)

Esse jogo é mais que conhecido pelos donos de PS3 e a Internet está cheia de guias diversos para ele, incluindo guias de troféus. Mas todo material que encontrei até hoje em pt-br sobre o jogo é muito resumido, abrindo muito espaço para dúvidas, então eu vou tentar criar algo mais detalhado aqui (ao menos mais detalhado do que tenho visto). Claro que existem algumas coisas que são bastante diretas e dispensam explicação, mas outras…

Esse post a princípio NÃO É UM DETONADO, mas se você tiver dúvidas, ficarei feliz em ajudar.

Outra: Não existem troféus 100% “missable” (até onde me lembre), mas alguns são EXTREMAMENTE CHATOS (ou difíceis) de se conseguir no “Aftermath”, então é bom consegui-los durante a história. Para poder “platinar” o jogo será necessário que você zere o jogo PELO MENOS duas vezes. Se você achar que não vai querer zerar o jogo mais que duas vezes, eu recomendo que você leia o guia de troféus. Eu evitarei Spoilers ao máximo.

Quase todos os guias que vejo recomendam que você zere uma vez (e primeiro com qualquer dificuldade) como bonzinho e depois uma segunda vez (agora no modo Hard) como mau. Bem, eu estou fazendo exatamente o contrário. E o meu guia será baseado nessa ideia, mas ainda assim 100% compatível com quem prefira primeiro ser bonzinho…

“Mas por que zerar primeiro como mau? Você tá querendo dar uma de ‘do contra’?” poderia me perguntar um leitor… e eu respondo: não, eu faço isso porque começando como mau no seu 1º jogo você pode lutar mais livremente enquanto está se familiarizando com o jogo e os comandos: pode acertar os pedestres, usar poderes que causam explosões, etc. tudo sem se preocupar com “perder Karma” por conta disso: na verdade fazer isso te ajudará a ganhar “Karma vermelho” e conquistar um troféu. Mais no final do jogo, você terá problemas com os cidadão comuns te tacando pedra constantemente (por ser “infamous”), mas até lá você já estará bem adaptado ao sistema do jogo e vai conseguir lidar com eles (e a andar majoritariamente pelos prédios, cabos e usando os trilhos do trem).

Além disso, no seu segundo playthrough, que será no Hard, você não só já estará familiarizado com a jogabilidade do game (o que facilitará a você lidar com algumas “restrições” como ter que evitar ferir/matar pedestre) mas também os cidadãos ao invés de te tacarem pedra, vão lhe ajudar jogando pedras nos inimigos (o que atrapalha que eles -inimigos- atirem em você). Além disso, alguns troféus chatos (especialmente o de “Stunt Master”) são mais fáceis de serem conseguidos no seu jogo como “bonzinho”.

Guia de Troféus

Bom vamos aos troféus e comentários / sugestões para consegui-los…

1 – Troféus de História – Esses troféus você ganha por completar um determinado trecho da história. Muitos deles (mas não todos) são sensíveis ao Karma (você vai ganhar 1 troféu quando for “bonzinho” -Karma Azul – e outro troféu quando for “mau” – Karma Vermelho). Nesta parte do guia, podem ocorrer “soft spoilers”. Talvez eu precise dar uma certa noção do que ocorre no jogo pra poder falar sobre os troféus, mas vou evitar detalhes. Estes troféus em via de regra também dispensam muitos detalhes, mas qualquer dúvida estamos aí…

Good Eats (Bronze) – Karma Azul

Na missão First Glimpse, deixe os pedestres pegarem a comida à vontade.

Evil Eats (Bronze) – Karma Vermelho

Na missão First Glimpse, frite os pedestres que estão tentando pegar comida e fique com ela toda pra você.

Good Riot (Bronze) – Karma Azul

Durante a missão The Escape, saia da multidão e parta para cima dos policiais sozinho.

Evil Riot (Bronze) – Karma Vermelho

Durante a missão The Escape, ataque os policiais estando no meio da multidão.

Good Train (Bronze) – Karma Azul

Na missão The Rescue, termine ganhando Karma Azul (quando tiver que descer do trem, não mate pedestres, capture os inimigos vivos -com Arc Restaint- quando possível e cure os pedestres que você achar caídos).

Bad Train (Bronze) – Karma Vermelho

Na missão The Rescue, termine ganhando Karma Vermelho (quando descer do trem provoque o caos, mate pedestre e faça Bio Leech no inimigos sempre que possível).

Clean up your Act (Prata) – independe do Karma

Derrote a Sasha (na missão Dinner with Sasha). Para derrotar a Sasha, fique nas plataformas e esquive dos ataques dela enquanto a acerta com choques (quando ela produzir ilusões, acerte as ilusões também). Quando ela cair, pule em cima dela e aperte repetidamente X enquanto usa o direcional analógico (esquerdo) para direcionar a mão do Cole em direção ao ponto destacado na tela.

Good Exposure (Bronze) – Karma Azul

Na missão Zeke’s Request, quando lhe for dada a opção de qual poster você quer, escolha o poster bom, usando o botão X.

Evil Exposure (Bronze) – Karma Vermelho

Na missão Zeke’s Request, quando lhe for dada a opção de qual poster você quer, escolha o poster de “temido”, usando o botão triângulo.

Back with Trish (Bronze) – Karma Azul

Na missão Anything for Trish, se você terminar como bonzinho (e ganhando Karma Azul)…

Confirmed Bachelor (Bronze) – Karma Vermelho

Na missão Anything for Trish, se você terminar como mau (e ganhando Karma Vermelho)…

Taking out the Trash (Bronze) – Independe do Karma

Derrote o Alden (na missão Alden’s Rampage). Use sua Polarity Wall (de preferência com os dois upgrades já) para defender-se da “metralhadora” e use sua Shockwave para defletir as “bolas” que ele joga. Do ataque de fogo, basta desviar-se normalmente (e cuidado para não pisar onde ainda estiver pegando fogo). Se você for ferido e precisar se curar, use as 4 lâmpadas nas laterais da ponte. Ataque normalmente o golem do Alden (ou use Megawatt Hammers) e quando ele “parar” e expuser o Alden, acerte 1 tiro nele. 3 desses deverão bastar para você derrotá-lo e levar o troféu.

Good Intentions (Bronze) – Karma Azul

Na missão The Price, escolha salvar os médicos, no prédio bem em frente a você.

Evil Intentions (Bronze) – Karma Vermelho

Na missão The Price, escolha salvar a Trish, no prédio mais afastado de você.

Good Sphere (Bronze) – Karma Azul

Na missão End of the Road, quando lhe for dada a escolha, escolha a opção de apertar o botão X.

Evil Sphere (Bronze) – Karma Vermelho

Na missão End of the Road, quando lhe for dada a escolha, escolha a opção de apertar o botão Triângulo.

Good Finish (Prata) – Karma Azul

Termine o jogo com o Rank Hero. Sempre faça as escolhas “boas” quando lhe for dada a chance de escolher, cure pedestres nas ruas, capture os inimigos vivos… durante o jogo todo. Quando zerar, deixe os créditos rolarem até o final e, então, o jogo entrar na “Aftermath”. Alguns instantes depois, você receberá o troféu.

Evil Finish (Prata) – Karma Vermelho

Vença o jogo com Rank Infamous. Sempre fala as escolhas “más” quando lhe for dada a chance de escolher, ataque os pedestres nas ruas, faça Bio Leech nos inimigos…  durante o jogo todo. Quando zerar, deixe os créditos rolarem até o final e, então, o jogo entrar na “Aftermath”. Alguns instantes depois, você receberá o troféu.

Hard Finish (Gold) – Independe do Karma

Zere o jogo no Hard SEM ALTERAR A DIFICULDADE dele durante o playthrough. Algumas pessoas alegam que jogaram no Hard desde o início e não ganharam o troféu. Para ficar 100% seguro de que tudo vai estar OK, carregue um Save qualquer, altere a dificuldade para Hard, salve em uma posição nova e, depois peça New Game. ANTES MESMO de mexer nos direcionais, logo após acordar da explosão no extremo início do jogo, confira se a dificuldade já está em Hard. Se não estiver, mude-a nesse exato instante. Ou tente alterar para Hard e pedir New Game de novo. Depois de zerar, deixe os créditos rolarem até o final e, então, entre na “Aftermath” do jogo. Alguns instantes depois, você receberá o troféu.

2 – Troféus de “Marcas” – esses troféus você consegue ao atingir alguma “marca” escolhida pelos criadores do jogo (abater tantos inimigos de um certo jeito, usar tantas vezes um poder…). Alguns desses troféus são chatinhos, mas podem ser facilmente obtidos com algum “macete” (mas não precisa de trapaça).

Frequent Flyer (Bronze)

Viaje 5 Km usando seus Static Thrusters. Após adquirir esse poder, cada vez que você o aciona o jogo vai somando o quanto de distância você já voou com eles. Quando chegar a marca de 5 Km, o troféu é seu. Fácil assim. Se você quiser acelerar as coisas (mas em via de regra é desnecessário), escolha um prédio alto, escale, se jogue de lá e desça segurando R1 (para acionar os Static Thrusters). Repita ad nauseam. Ou até o troféu destravar.

Hotfoot (Bronze)

Viaje 25 Km no trilhos. Depois de adquirir a habilidade Induction Grind, você poderá “deslizar” no cabos e trilhos de trem. Para destravar esse troféu, complete 25 Km viajando NOS TRILHOS DE TREM. Demora um pouquinho, mas basta ficar “patinando” pra lá e pra cá no trilho até destravar.

Electric Hobo (Bronze)

Viaje 2 Km montado num trem. Esse troféu é “di grátis”. Depois de botar os trens para funcionar em quaisquer das ilhas, suba num deles, solte o controle, relaxe e espere o troféu pipocar na sua tela. Deve demorar pouco mais que uma volta completa na ilha.

Casey Jones (Bronze)

Esse troféu se você for tentar fazer “na marra” pode se demonstrar extremamente frustrante. Para ganhá-lo, mate 25 inimigos enquanto estiver em cima de um trem em movimento. Fora das missões que resultam na reativação dos trens, eles se movem MUITO rápido e é quase impossível mirar nos inimigos, mesmo usando Precision, Shock Grenades ou Megawatt Hammers. Durante tais missões os trens irão andar mais devagar, mas vão parar de vez em quando e os inimigos que você abater depois que o trem parar por completo não contarão. O melhor lugar para conseguir esse troféu é, muito provavelmente, a missão The Rescue. Após a 1ª vez que o trem parar e te obrigar a descer para carregar as caixas elétricas em baixo dos trilhos, você verá que pouco depois de voltar a andar, ele se aproximará de uma estação onde haverá inimigos te esperando. Jogue granadas ou dê seu jeito de “abater” os inimigos antes do trem parar (de novo).  Feito isso, jogue 1 ou 2 granadas no seus pés (isso mesmo, suicide-se) e repita esse trecho até destravar o troféu.

Road Kill (Bronze)

Abata 25 inimigos enquanto estiver no alto de um veículo em movimento. Ao contrário do Casey Jones, esse troféu é moleza. Na missão Anything for Trish (e mais a frente, em uma missão “amarela”), você terá um ônibus andando em baixa velocidade e com teto eletrificado (basicamente te conferindo reposição constante de seus “Battery Cores”). Basta ir matando (sem descer do ônibus) os inimigos que forem aparecendo. Talvez seja um pouco mais fácil de conseguir esse troféu no seu jogo “mau”, pois você poderá abusar de granadas e Megawatt Hammers sem piedade dos inimigos (e dos pedestre inocentes ao redor).

Drop Everything (Bronze)

Use Thunder Drop por uma distância total de 500 metros. Assim como o Frequent Flyer, esse troféu é “cumulativo”. Cada Thunder Drop feito soma uma certa distância e quando essa distância atingir 500 metros, o troféu é seu. Como seus Thunder Drops podem atingir pedestres (e lhe dar Karma Vermelho), prefira tentar ganhar esse troféu no seu jogo “mau”. Ou faça Thunder Drops entre prédios adjacentes, com um deles bem mais alto que o outro (para contar mais metragem…) e, assim, não acertar nenhum inocente.

AC/DC (Bronze)

Drene 750 Megawatts de eletricidade de Empire City. Qualquer dreno de qualquer “fonte elétrica” conta, se você drenar bastante energia ao longo do jogo, você leva o troféu uma hora. Mas se você quiser garantir logo o seu, em alguma missão que te obrigue a andar pelos esgotos, pare em alguns dos geradores com energia inesgotável e drene deles como se não houvesse amanhã. Em poucos minutos o troféu é seu.

Get off my Cloud (Bronze)

Faça 100 High Falls. Para conseguir esse “Stunt”, o inimigo tem que ser abatido caindo de uma altura muito grande. A maneira mais fácil de derrubar um inimigo de um lugar alto sem abatê-lo antes é usando sua Shockwave para derrubá-lo da beirada de um prédio. Mas coisas como explosões ou a desorientação instantânea que seus choques causam nos inimigos podem fazê-los cair também.

Red Baron (Bronze)

Abata 100 inimigos quando eles estiverem em pleno ar. Mais fácil de fazer no seu jogo como Hero usando Shockwave (com os upgrades) ou Megawatt Hammer (com reverse magnetism já comprado). É chato e demora, mas simples. Mande o inimigo pro ar com Shockwave (ou Megawatt Hammer) e depois termine o serviço antes que ele caia no chão. Repita 100 vezes. =|

Fish in a Barrel (Bronze)

Abata 50 inimigos usando água. Sempre que vir um inimigo pisando numa poça d’água, atire na poça. Em todas as missões no esgoto, mande o máximo possível de inimigos pra água usando Shockwave e depois mande choques na água PERTO do inimigo.

Oh, you’ve done this before (Bronze)

Abata 50 inimigos fazendo “Sticky Bomb”. Veja a dica “Bonzinho, mas explosivo” mais abaixo e você deve conseguir esse troféu como consequência natural. Mirar a granada nas pernas/pés dos inimigos parece ser mais fácil (exceto que você esteja no alto de um prédio e o inimigo esteja no chão, aí mire bem na cabeça mesmo).

Doctor Cole (Bronze)

Cure 250 pedestres. Como curar os pedestres dá Karma azul, o ideal é você tentá-lo no seu gameplay bonzinho.

The Hunger (Bronze)

Faça Bio Leech em 100 inimigos. Como Bio Leech dá Karma vermelho, esse troféu é ideal de ser pego no seu gameplay mau.

True Potential (Bronze)

Compre todos os upgrades de um único poder. Não tem muito mistério. Depois que você virar Infamous ou Hero, você vai acabar conseguindo esse troféu mais cedo ou mais tarde se continuar comprando os upgrades dos seus poderes.

True Hero (Prata)

Compre todos os upgrades positivos de todos os poderes (que os tenham). Simples: compre todos os “upgrades azuis” do jogo. Isso significa que você terá que fazer todas as “missões boas” do jogo para comprar os upgrades do poder “exclusivamente azul” do jogo.

Evil to the Core (Prata)

Compre todos os upgrades negativos de todos os poderes (que os tenham). Simples: compre todos os “upgrades vermelhos” do jogo. Isso significa que você terá que fazer todas as “missões más” do jogo para comprar os upgrades do poder “exclusivamente vermelho” do jogo.

Goody Two Shoes (Prata)

Alcance Karma positivo máximo. Continue dando Live Capture nos inimigos, curando pedestres nas ruas e sempre fazendo as escolhas boas que uma hora sua barra de Karma positivo chegará ao máximo.

Truly Infamous (Prata)

Alcance Karma negativo máximo. Faça Bio Leech nos inimigos, ataque os pedestres nas ruas e faça sempre as escolhas “más” que uma hora seu Karma negativo chega ao máximo.

3 – Troféus de território – esses você ganha fazendo todas as missões amarelas e mais as missões ou “boas” ou “más” (dependendo se você almeja ser Hero ou Infamous).

Community Organizer (Prata)

Conquiste todo o território de Neon District. Se você tem algum pedaço não tomado e sem missão amarela para ser feita (contando que você já tenha feito as missões de história), é bastante provável que seja uma missão de “Hidden Package”. Vá para o território ainda nas mãos dos inimigos e procure alguns adversários para abater (não use Shock Grenades se você tiver o 3º upgrade azul delas). Um deles provavelmente ficará piscando em amarelo depois de morto e se você examiná-lo receberá a missão faltante.

Civic Leader (Prata)

Conquiste todo o território de Warren. Vale o mesmo comentário feito para o Community Organizer.

Urban Designer (Prata)

Conquiste todo o território de Historic Distritct. Vale o mesmo comentário feito para o Community Organizer.

4 – Troféus de “coletáveis” – esse você ganha coletando os Dead Drops e os Blast Shards ao longo do jogo. São 32 Dead Drops e 350 (!!!) Shards. Blast Shards aparecem na sua tela como pontos azuis no radar quando se aperta L3 (caso você esteja perto deles o suficiente). Dead Drops podem ser “sentidos” de bem mais longe que os Shards, se você não estiver longe demais de um deles, basta ir apertando L3 e seguir na direção apontada pela linha cinza que aparecerá. Se nenhuma linha piscar/aparecer no seu radar é porque você está bem distante dos Dead Drops ainda não coletados. Dead Drops são perfeitamente coletáveis apenas seguindo o radar, mas Shards são uma tarefa quase sobre-humana… por isso há um link, após os troféus nessa sub-seção, para um mapa completo que me ajudou na empreitada…

Just scrated the Surface (Bronze)

Pegue todos os Dead Drops no Neon District.

Further down the Rabbit Hole (Bronze)

Pegue todos os Dead Drops no Warren.

You’re so Sly (Bronze)

Pegue todos os Dead Drops no Historic District.

Junior Geologist (Bronze)

Encontre 25% dos Shards.

Member of the Mineral Club (Bronze)

Encontre 50% dos Shards.

Rockhound (Bronze)

Encontre TODOS os Shards. Use o mapa do link abaixo para lhe ajudar com os Shards (e possivelmente os Dead Drops… ou até para achar o terraço do Zeke se você esqueceu onde é e quer ir pra lá…). Eu aconselho (embora não seja obrigatório, claro) que você antes de sair coletando os Shards, conquiste TODA a ilha das mãos do inimigos. Mesmo que você passe por um Shard no meio de uma missão, ignore-o. Outra alternativa é salvar o mapa, abri-lo num editor de imagens e ir substituindo os pontos azuis por outra coisa (um quadrado vermelho, quem sabe) conforme você pega os Shards.

Link do Mapa (GameFaqs): http://www.gamefaqs.com/ps3/942025-infamous/faqs/56681

5 – Troféus de Stunts – Troféus que você ganha por completar os Stunts, pequenas (ou nem tanto) “façanhas” que o jogo te sugere. Para ajuda com os Stunts em si, consulte a Lista de Stunts logo após essa seção de troféus. Além dos troféus, Stunts lhe rendem XP extra, então é bom fazê-los sempre que pintar uma chance.

Stunt Man (Bronze)

Faça qualquer um dos Stunts da lista.

Stunt Coordinator (Bronze)

Faça 10 Stunts (diferentes, claro) da lista.

Stunt Master (Silver)

Faça todos os 21 Stunts da lista. Acho que esse troféu compete com o Rockhound como o troféu mais enrolado do jogo… é muito mais fácil conseguir o “Hard Finish” que esse aqui… Vale a dica: Um bom número de Stunts é mais fácil de fazer com Karma azul e/ou alguns upgrades (normalmente também azuis) de algum poder. Então eu recomendo que ele seja tentando durante seu jogo como Hero (mesmo que você esteja jogando no Hard). Alguns Stunts são BEM chatos de serem feitos se você perder o “lugar ideal” de fazê-los, então leia a lista de Stunts (mais abaixo) com calma.

6 – Troféu Platina. Ganhe todos os outros troféus do jogo e esse vem “de brinde”.

Lista de Stunts

A lista abaixo será feita considerando que você quer fazer os Stunts o mais cedo possível para completar a lista logo (e faturar seu troféu Stunt Master). Mais uma coisa: alguns Stunts pedem que você “abata” (Take Down) o oponente, isso significa que você não precisa matar o infeliz (Wounded Kill) para completar o Stunt… por outro lado, se o inimigo já está se contorcendo no chão sem sinal de qu vá se levantar e apareceu “Take Down” escrito na tela e você não conseguiu o Stunt, pode procurar outro inimigo… Ah, sim: os Stunts só passam a ser contados DEPOIS da missão First Glimpse. Lá vai a lista:

Stunts que podem ser feitos no dia 14 da quarentena (Stunts 1 a 13):

1- Melee Finisher – Abata um inimigo no 5º golpe de um combo (de perto, use o botão quadrado para o cole socar os oponente e vá repetindo quadrado rapidamente para que ele faça combos). Antes de começar a missão The Escape, escale um prédio com um inimigo em cima ou ache um deles perambulando pelas ruas. Corra para cima e soque o mané até ele cair. Recomendado completar antes de pegar o primeiro upgrade de “Melee Damage” ou os Reapers vão ser abatidos antes do 5º golpe.

2- High Fall – Derrube um inimigo do alto de um prédio (ou outro local alto). A maneira mais fácil é (com você no alto do prédio também) usando sua Shockwave (L1 + X). Golpes físicos ou até seus choques normais podem fazer a façanha também.

3- Enviro Take Down – Mate um inimigo usando a explosão de algum outro objeto do cenário. Na missão The Escape, o jogo vai te dar uma oportunidade praticamente “de graça” de fazer esse Stunt, mas você poderá fazê-lo antes, se não quiser esperar (há outros Stunts que você pode fazer antes dessa missão e você pode querer “guardar” esse pra depois). Caso não queira esperar: ache um inimigo próximo a um carro ou, num telhado, próximo a um botijão de gás (um pequeno “barril” branco com uma listra vermelha): dê um choque no inimigo e rapidamente acerte o botijão (ou acerte repetidamente no caso dos carros) para fazê-lo explodir. Se não funcionar tente dar +1 choque no inimigo antes de explodir o carro (ou botijão) ou então espere o inimigo estar mais próximo dele antes de explodi-lo.
Ou: na missão The Escape, depois de uma cena “especial” do jogo, você deverá retornar por baixo da ponte onde estava. Num certo trecho você verá dois Reapers numa plataforma, ao final da passagem onde você está. Chegue perto até você conseguir mirar direito, mas ao invés de mirar os Reapers, repare que há 2 bojões de gás lá. Basta detonar um deles quando algum Reaper estiver próximo. Funcionou pra mim mesmo no Hard.

4- Flying Melee – Abata um inimigo em pleno ar com um ataque físico. Recomendado comprar o 1º upgrade de Melee Damage para facilitar sua vida (mas recomendado que antes de comprar o upgrade você já tenha feito o Stunt Melee Finisher). Suba num prédio que tenha um inimigo no terraço, force-o para a beirada e comece a bater. É bem provável que no 2º golpe o inimigo perca o equilíbrio e caia, mas rapidamente continue batendo que o Cole deve acertar o 3º e último golpe antes quo o inimigo saia do alcance. Às vezes o Cole cai junto com o inimigo, mas o que vale é você levar o Stunt (já que o Cole não morre com quedas…). Outra possibilidade é acertar um Shockwave arremessando um inimigo contra a parede e bater até abater o infeliz antes que ele toque o chão novamente.

5- Blast and Bolt – Acerte um inimigo com sua Shockwave e o abata enquanto ele ainda estiver no ar. Muito mais fácil de ser feito com o 1º upgrade (azul) da Shockwave que vai ajudar a manter o sujeito no ar por mais um tempinho.

6- Air Strike – Estando no ar (sim, você, e não o inimigo), abata um oponente com seu choque. A maneira mais fácil de fazer isso é dar um ou 2 choques no inimigo e depois, (rapidamente) pular, mirar e acertá-lo rapidamente com o “tiro” final. Se o tempo do pulo estiver muito curto, suba numa poste ou prédio. Se o inimigo já estiver “amaciado” você não precisa se preocupar muito com a mira, atire seus “Bolts” mais ou menos na direção dele como se não houvesse amanhã… uma hora pega.

7- Splash and Crash – Com você (Cole) no ar, certe um inimigo com seu choque normal e então acerte um Thunder Drop (ainda no mesmo pulo/queda) nele. Esse Stunt é um pouco chato, mas o que “desdificulta” um pouco ele é que seu Thunder Drop não precisa matar o oponente, apenas dar dano nele (então se você já estava perto do chão quando ativou o Thunder Drop, ainda terá chances de conseguir o Stunt). Se estiver num jogo bancando o herói, procure fazer isso em inimigos que estejam em becos sem mais ninguém ou, preferencialmente, em um prédio mais baixo ao lado de um prédio maior. Persistência que uma hora sai.

8- Have a Nice Fall – Abata simultaneamente 3 inimigos derrubando-os de um telhado/terraço com uma Shockwave. Esse é um dos poucos Stunts que podem ser bem difíceis de sair, até porque não é comum haver 3 inimigos num único telhado. Se você estiver num jogo como Herói, eu RECOMENDO (ou seja, não é obrigatório) fazer esse Stunt durante a missão Mysterious Signals. Quando você estive à procura do 3º Dead Drop da missão, você vai se deparar com alguns inimigos (incluindo gente com escudo) no telhado onde está o Dead Drop. Se aproxime subindo pelo prédio ao lado de onde estão os inimigos (e o Dead Drop) e veja (antes de se mostrar aos inimigos) a melhor posição pra tentar derrubar pelo menos três deles juntos. Suba e rapidamente lance Shockwaves e torça pra 3 deles caírem e morrerem juntos. Senão, se mate e tente de novo (você não precisará pegar os 2 primeiros Dead Drops de novo).
Tem gente que prefere fazer durante a missão The Escape (também com a escolha boa): logo após escolher a rota “boa” da missão, você será cercado por inimigos e pode derrubá-los da ponte usando Shockwave, mas eu prefiro fazer outro Stunt aqui (mais abaixo eu falarei dele).
Independente do seu Karma, as missões amarelas “Dark Water” também te dão chances, pois nelas há vários inimigos em terraços.
Se você estiver com Karma vermelho (ou perdeu as chances descritas anteriormente), na missão Alden in Chains, logo após você subir para religar um gerador de força, você acabará no telhado da prisão (pra poder retornar ao pátio) e nesse telhado haverá 4 inimigos (ou 3, ao menos) que você pode derrubar (cheque quais lados têm quedas grandes o suficiente) com sua Shockwave para faturar esse Stunt.
No pós-game (ou em qualquer ponto após “limpar” Neon District), partindo do terraço do Zeke, é possível fazer esse Stunt também (ao menos com Karma azul funciona). Instruções nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=TQqwRKfuvKM

9- Crush – Abata um inimigo esmagando-o (!) com um objeto. Esse Stunt às vezes sai “sem querer”. Se você não quer contar com a sorte (e nem deve), fazê-lo de propósito pode se mostrar chato. Eu gosto de tentar esse Stunt logo depois de restaurar a energia para a  1ª parte da cidade. Logo na “fronteira” entre a parte às escuras e a parte com energia, na parte “noroeste” do mapa, há um pátio com alguns carros. Nesse pátio há caixas de força já energizadas, mas perto das saídas próximas à zona escura há outras sem energia. Se você for para a saída que leva à rua por onde passa o trem haverá 2 grupo de três inimigos. Procure chamar a atenção de apenas 1 grupo. Mate 2 deles e “amacie” o outro. Então tente fazer com que ele fique trás de um carro e use uma Shockwave para empurrar o carro pra cima dele (preferivelmente ele deve estar entre 2 carros -ou entre 1 carro e a parede- para não ser apenas empurrado pelo carro, mas sim esmagado). Não fique perto demais do carro ou sua Shockwave fará o carro explodir. Funciona bem também com lixeiras. Se você não conseguir, tente chamar a atenção do outro grupo de inimigos. Se ainda assim falhar, corra para longe e volte. Você pode tentar esse Stunt em qualquer lugar que tenha inimigos e algo para esmagá-los, mas nesse ponto não costuma haver pedestres, os inimigos são muitos e tem carros o suficiente (dá pra tentar várias vezes antes de ter que fazer os inimigos -e os carros- darem respawn).

10- Right Back At Ya – Abata um inimigo devolvendo uma granada que ele atirou (use Shockwave para tal). Outro Stunt enervador. Eu consegui esse Stunt (2 vezes, na verdade) enquanto tentava o Crush no local descrito acima.
Você também pode tentá-lo num telhado: amacie o inimigo com 1 ou 2 choques e depois espere pacientemente até ele tentar jogar uma granada, use Shockwave para devolver a granada e torça pra ela voltar para ele e matá-lo.
Outra chance: na missão Alden Strikes você encontrará num corredor alguns inimigos, sendo que 1 ou 2 deles só atiram granadas. use Shockwave para devolvê-las até que uma acabe por matar um inimigo e liberar o Stunt (vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=y1HEQ_-vZfI). Antes mesmo desse corredor você encontrará um inimigo que também só atira granadas e que estará no alto de uma ponte/plataforma. Destrua-a e ele cairá no chão e será outro alvo bem fácil de se tentar esse Stunt.
Outra possibilidade neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=5afkfVmH1lY

11- Flying Head Shock – Mande um inimigo pro ar com uma Shockwave e o abata usando um Head Shock. pode ser um bocado chato, mas dá pra fazer. Para facilitar, tente jogar o inimigo pra cima de algum objeto (como uma parede) para que ele “se aprume”, depois dispare tentando acertar onde a cabeça do oponente deve(rá) estar. Ao que parece é possível fazer esse Stunt usando Precision, então você pode querer esperar ganhar esse poder para tentar (mas dá pra fazer com seu choque normal).

12- Up Close and Personal – Abata 5 inimigos em 30 segundo usando golpes físicos (socos e pontapés ao invés de seus poderes elétricos). Parece difícil, mas dá para se conseguir tranquilamente (especialmente no seu jogo “bonzinho”) na missão The Escape: logo após a escolha (azul) “Karmica”, parta pra dentro “dos puliça” o mais rápido que puder usando quadrado (recomendado ter o primeiro upgrade de “Melee Damage”). Não desista do Stunt mesmo se depois dos primeiros 5 ele não destravar, se entre o 2º e 6º inimigos se passarem menos de 30 segundos, o jogo contará o Stunt (o mesmo valendo entre o 3º e o 7º e assim vai).
Se você já passou desse ponto do jogo ou usou essa missão para conseguir o Stunt Have a Nice Fall, precisará achar 5 ou mais inimigos próximos (sempre valendo ter o máximo possível de upgrades Melee Damage e se possível também upgrade para redução de dano sofrido), usando a habilidade de rolar para cobrir rapidamente o espaço entre inimigos não-tão-próximos assim quando necessário.

13- Whack-A-Mole – Abata um Conduit usando Thunder Drop. Muito mais fácil do que parece. Uma ótima chance é na missão Blood Trail. Enquanto você estiver seguindo o “eco”, num certo ponto, aparecerá um Conduit no seu caminho. Fique dependurado em algum lugar, mas não suba em nada que possa servir de “plataforma” (como um telhado) para o Conduit ou ele se teletransportará pra lá. De seu ponto no alto, pule e faça um Thunder Drop o mais próximo possível do Conduit e ele deve cair. Corra rapidamente para cima dele (antes que ele se levante) e continue pulando e fazendo Thunder Drops repetidamente (isso, do chão mesmo) em cima dele e ele não deverá conseguir se levantar… alguns Thunder Drops depois ele morrerá e você leva seu Stunt. Essa foi só uma sugestão, você pode tentar o mesmo em quaisquer Conduits dos Reapers.
Na ilha Warren, os Conduits que ficam soltando uns bichinhos/whatever-aquilo-seja e que vem armados com lança-foguete também aceitam esse macete.
No Historic District há um tipo de Conduit que gera uma espécie de “fantasma” gigante de si mesmo, com ele suspenso no meio da “ilusão”: acerte o original algumas vezes e o fantasma se desfará e o Conduit cairá no chão indefeso. Em poucos instantes ele se levantará, mas nesse pequeno intervalo de tempo, QUALQUER ataque seu abaterá o mané. Seja rápido, corra e faça Thunder Drop antes que ele se levante e o Stunt é seu.

Todos esses Stunts podem ser feitos praticamente desde o início do jogo, embora alguns sejam mais fáceis de conseguir um pouco mais a frente. Os Stunts a seguir, no entanto, dependem de poderes que você só pega num certo ponto do jogo, então avance a história até entrar no dia 15…

Stunts que podem ser feitos dos dias 15 e 16 da quarentena em diante (Stunts 14 a 20):

14- Premature Detonation – Exploda um “mad bomber” e abata um (outro) inimigo com a explosão. Na missão High Ground, a mesma onde você adquire sua habilidade de usar Shock Grenades, você terá uma ótima oportunidade, já no final de sua incursão nos esgotos. Haverá uma plataforma onde aparecerão alguns inimigos que irão acender bombas e correr pra cima de você (sim, eles são suicidas). Se você se aproximar o suficiente para que 2 deles apareçam simultaneamente, bastará explodir um que o outro vai junto “de brinde” na explosão e você leva o Stunt.
Outra ótima chance é durante a missão The Rescue: na 4ª vez que você precisar descer do trem para recarregar uma caixa elétrica que fica em baixo do trilho, você verá que há um beco basicamente em frente de onde o trem parou. Desça e mire, você logo ouvirá os gritos do homem-bomba. Calcule o tempo certo para abatê-lo e levar os Reapers que estão de patrulha bem por onde ele vai passar pra tentar chegar até você.
Outra missão fácil de se conseguir esse Stunt é na missão No Protection: haverá um ponto onde 4 Mad Bombers irão aparecer (se você avançar o suficiente na ponte), com 2 deles na tela e próximos um do outro, exploda um deles e leve o outro de graça para faturar o Stunt.
Um pouco mais difícil que aqui, mas não impossível é na missão Trish Reaches Out: em uma das ondas de inimigos haverá Mad Bombers.

15- Sticky Bomb – Abata um inimigo colando uma granada nele. Não há nada de especial em fazer uma granada grudar no inimigo, basta que ela acerte nele. Acertar a granada no inimigo pode ser um pouco chato nas primeiras tentativas porque a granada não sai em linha reta, mas fazendo uma pequena curva. Quando você e o inimigo estiverem no mesmo plano (ambos no chão, por exemplo) costuma ser mais fácil tentar acertar as pernas/pés do inimigo. Depois que você pega o jeito, esse Stunt será um dos mais fáceis de sair…

16- Insult to Injury – Grude uma granada no inimigo e, antes que ela exploda, abata-o usando uma Shockwave ou Precision. Outro que não é difícil, mas pode precisar de umas tentativas. Dê um choque (ou dois) no inimigo, grude uma granada (sem estar nem perto demais, nem longe demais) e, assim que ela colar nele, use sua Shockwave (você pode querer tentar “spammear” 2 ou 3 delas pra aumentar suas chances). Se falhar ou a granada não colou no inimigo ou explodiu antes da sua Shockwave acertá-lo (nestes casos, apenas tente de novo) ou ainda: sua Shockwave pode estar fraca (tente fazer upgrade nela ou, alternativamente, dê mais um choque no próximo inimigo antes de jogar a granada nele). Se estiver ruim de sair com Shockwave, tente fazer depois com Precision depois que você adquirir esse poder.

17- Crowd Control – Abata 5 inimigos simultaneamente com uma granada. Esse provavelmente seria o Stunt mais difícil da lista, não fosse um “detalhe”. Se você quiser fazer esse Stunt “na marra”: procure juntar, nas áreas ainda sem energia, um grupo GRANDE de inimigos (procure juntar 10 a 15 deles), de preferência com você estando no alto de um prédio. Feito isso, espere que eles se agrupem o máximo possível e jogue uma granada no meio do bolo. Conseguir isso é difícil pois os inimigos tendem a se mexer muito e acabam desformando o “grupão” rapidamente.
Mas, se você quiser esperar até chegar em Warren, a coisa fica fácil (sim, aqui vai o “detalhe” mencionado anteriormente). Na missão Zeke’s Request você será apresentado a uma espécie de “bicho” de metal e logo no seu primeiro encontro haverá 6 deles (não se preocupe, eles morrem com 1 “tiro” só) e se todos eles estiverem com a atenção voltada pra você (senão eles vão atacar outros possíveis alvos e se afastam uns dos outros), você vai perceber que sozinhos eles acabam se agrupando: perfeito para você jogar uma granada “no bolo”, ela agarrar em um deles e despachar todos de uma vez só. Além dessa missão, você os encontrará em alguns pontos do cenários onde eles surgem de umas “caixas” que costumam se confundir com a paisagem e que “estouram” quando você passa perto. Próximo da prisão (se minha memória não falha), há duas delas bem perto uma da outra: de uma saem 5 desses trecos e da outra saem 3 (com 8 deles é mais fácil de 1 granada matar ao menos 5).
Além disso, os Conduits “normais” dos Dust Men ficam soltando esses bichinhos aos montes entre uma disparada e outra do lança-foguete que eles carregam: quando achar um deles fique esquivando dos foguetes e quando houve um bolão de bichinhos, granada. Depois do Stunt é só despachar o Conduit também. Se falhar, espere ele soltar mais desses trecos e tente de novo.

18- Air Sticky Bomb – Grude uma granada no inimigo enquanto ele está no ar para abatê-lo. Nenhum macete muito elaborado: Shockwave no inimigo e tente acertá-lo com uma Shock Grenade. Errou? Repita! Pode ser válido tentar fazer isso com um inimigo solitário no alto de um prédio: ele ficará mais tempo no ar e você pode tentar jogar várias granadas e torcer pra que uma acerte.
Se você está no seu jogo mau (e sua Shockwave não deixa o inimigo suspenso no ar por mais tempo), há quem diga que é mais fácil tentar acertar a granada nos Conduits dos First Sons que criam a imagem fantasma gigante: assim que a imagem se desfizer depois de um choques seus no Conduit verdadeiro, o Conduit irá cair quase como se tivessem levado uma Shockwave e, nesse intervalo, você tem uma boa oportunidade de tentar o Stunt. Se errar, sua granada deve ir parar longe sem matar o Conduit que recriará a imagem fantasma te dando outra chance de tentar.

19- Unquenchable Thirst – Faça Induction Grind seguidamente em 4 cabos diferentes sem tocar em mais nada. Esse é de graça. Apesar de o Stunt falar em “cabos”, você pode fazer usando os 4 trilhos dos trens (se eles estiverem desativados na ilha onde você estiver tentando, melhor ainda). Fora os trilho há outros locais com 4 cabos “seguidos” onde é fácil fazer esse Stunt, tais como: a ponte entre o Warren e o Historic District, ao longo do rio em Warren e também na “não-ponte” entre Neon e o Historic District (no ponto onde os dois distritos mais se aproximam há um cabo de energia (com 3 partes diferentes) que cruza todo esse trecho e termina na linha do trem em Neon, se você pular antes de bater na linha de trem e passar por cima dela, cairá no 4º cabo e ganhará o Stunt – eu uso muito como atalho para me mover do Historic pro Neon District mais rápido).

20- Ride the Lightning – Enquanto estiver fazendo Induction Grind, abata um inimigo usando Precision. Apesar do jogo pedir pra fazer em um cabo de energia, esse Stunt pode (e é mais fácil de) ser feito nos trilhos do trem. Como Precision causa um efeito de “câmera lenta” no jogo, basta você achar um inimigo ou nos trilhos ou num prédio adjacente, ativar Precision, mirar na cabeça do inimigo e faturar o Stunt.
Se você vir um inimigo num prédio ligado a outro por um cabo, pode fazer também, claro, usando o cabo.

Stunt que só pode ser feito do dia 20 em diante (Stunt 21):

21- Suspended Sentance – Frite um inimigo no ar com uma Lightning Storm. Enquanto você estiver restaurando a luz no Historic District (de modo um pouco diferente que no demais locais), você terá acesso à uma grade eletrificada na subestação e poderá torrar os inimigos como quiser (pois a grade repõe sua energia constantemente) e seu recém adquirido Lightning Storm será uma das melhores opções. Pois bem, procure um carro estacionado no caminho pelo qual os inimigos vão passar e faça sua tempestade de raio explodir o carro, que mandará algum(ns) inimigo(s) pros ares e, então, tente fazer sua tempestade fritar esse(s) inimigo(s).
Se você não conseguir nessas chances (são 3 subestações), basta usar uma Shockwave num inimigo e arrematar o serviço com uma Lightning Storm.

Dicas:

Recarregue o que te recarrega:

Muitos dos objetos dos quais você pode drenar energia para se recarregar podem ser “reabastecidos” para você drenar mais energia. Quando a fonte “secar”, basta disparar alguns dos seus Lightining Bolts (seus choques normais) que a fonte será recarregada e você poderá drenar mais energia dela imediatamente. Funciona para geradores, postes, as paradas que têm duas hélices (provavelmente exaustores) e os pequenos “interruptores” (ou o que quer que aquilo seja) muito encontrados no terraços. NÃO funciona para objetos destrutíveis / “explodíveis” (como carros). Muito bom de usar quando você está num prédio com uma só fonte de energia e lutando contra uma horda de inimigos lá em baixo: se sua fonte “secar”, você pode recarregá-la rapidamente, se reabastecer (e/ou se curar) e voltar a enfrentar os inimigos rapidamente.

Bonzinho, mas Explosivo:

Essa dica é ótima pra quem está jogando o modo Hard e está fazendo o caminho de Herói. Ela ajuda a compensar um pouco a escassez de XP, mas a principal utilidade dela é facilitar muitos dos combates e ajudar a subir/manter alto seu Karma azul. Você pode fazer essa dica pouco depois de chegar ao Warren (basta fazer uma dentre essas três missões: Standard Protocol, Spy Drones ou Alden Strikes – como essa dica ajuda um bocado na Alden Strikes, eu recomendo deixar essa missão pra depois de poder usar a dica). Depois de completar uma dessas missões, você já poderá atingir o maior nível Karmico do seu caminho (como essa dica é pra quem segue o caminho bom, você já poderá se tornar Hero). Faça o que você preferir, mas dê seu jeito de se tornar Hero e ganhe XP o suficiente para comprar todos os upgrades faltantes para suas Shock Grenades.

“Shock Grenades?”, pode perguntar um leitor e argumentar: “Mas Shock Grenades podem ferir pedestres e dar Karma vermelho…”. Sim, sim, baseado nesse pensamente muita gente “abandona” as Shock Grenades (ou restringe ao máximo seu uso), mas na verdade o poder do 3º upgrade positivo serve pra diminuir e muito impacto negativo que seu uso possa ter no seu Karma. Depois desse upgrade, suas granadas passarão a automaticamente dar Arc Restraint no inimigos (te dando Karma azul e XP no processo) e também nos eventuais pedestres (o que rende Karma vermelho). Como Shock Grenades são, provavelmente, seu ataque mais forte em “poder bruto” e sua capacidade de ferir vários inimigos as tornam ótimas aliadas, especialmente se você estiver jogando no Hard. Tanto Reapers quanto Dust Men (exceto Conduits) deverão sofrer Arc Restraint com uma única granada e há boas chances de você conseguir inclusive abater e dar Restraint em grupos de inimigos. No Hard, os First Sons podem resistir a uma granada… mas não a duas! Outro detalhe: mesmo inimigos que sofram “Wounded Kill” da explosão da granada, sofrerão Arc Restraint (te dando XP e Karma azul). Mesmo que haja um pedestre por perto, se houver mais inimigos, a conta ainda pesa a seu favor.

Se você ainda não entendeu o espírito da coisa: sempre que você achar um grupo de inimigos no chão, basta ter o 3º upgrade das granadas para poder usá-las sem muita preocupação: mesmo que você fira alguns pedestres no caminho, o Karma azul ganho por abater os inimigos e dar Arc Restraint neles compensará (e muita vez será maior que) o Karma vermelho recebido pelo eventual pedestre ferido ou “capturado” (e se não houver pedestre ferido, você só recebe o Karma azul e mais que se abatesse os inimigos “na mão”, pois mesmo que os inimigos sofram Wounded Kill pelas granadas, ele ainda vão levar Arc Restraint te dando Karma azul… tem que ser muito herói mesmo pra “capturar vivo” um cadáver…). O único cuidado necessário é de não usar as granadas perto de alguém que já levou Arc Restraint: se ele for morto, você ganhará Karma vermelho por “Execution”. Fora isso, use-as à vontade. Além disso, caso necessário, basta curar uns pedestres nas ruas para recuperar algum eventual Karma perdido. Warren e Historic District ficarão BEM mais fáceis usando as granadas a vontade (se você não o fazia) e você vai ganhar muito Karma Azul e algum XP extra.

Como “efeito colateral” dessa dessa dica, de tanto usar granadas você vai “pegar o jeito da coisa” e em pouco tempo estará acertando (de propósito) os inimigos com a granada e recebendo vários Stunt “Sticky Bomb”, ganhando um bocado de XP extra (o que, se você estiver no Hard, vai compensar um pouco a redução de XP ganho que há) e vai acabar recebendo o troféu “Oh, you’ve done this before” uma hora.

Cadê a missão secundária?

Se você já avançou nas missões de história, mas estão faltando missões secundárias (amarelas, ou “boas” – azuis ou “más” – vermelhas), há 3 grandes possibilidades principais:

1- Missão tipo “Hidden Package” – já foram citadas, mas caso você não tenha lido: para ativar esse tipo de missão, é necessário MATAR (não basta abater) um inimigo determinado que ronda a área ainda não tomada. Como cada área é relativamente pequena, corra pra lá e pra cá até achar inimigos e mate-os. Se você tem o 3º Upgrade azul das Shock Grenades elas vão tender a dar Arc Restaint nos inimigos e podem inibir a aparição de uma missão desse tipo. Se for esse o caso, evite-as.

2- Policial em serviço – se você notou que uma missão “do lado bom” simplesmente sumiu do mapa, pode ser que o policial que ia te passar a missão foi combater algum inimigo que estava por perto (sim, eles fazem isso). Se você desconfia que esse é o caso, procure por inimigos nas imediações e frite os manés. O policial vai voltar pro sue “posto” e a missão ficará novamente disponível. Se o policial foi ferido durante isso, você pode curá-lo. Se ele morreu, vá dar uma volta e volte depois, ele terá dado respawn e a missão estará lá novamente.

3- NPC temporariamente indisponível – um bom número de missões são passadas por NPC’s, mas se ocorrer um conflito entre inimigos ou entre você e inimigos, eles muitas vezes vão dar no pé. Assim que o conflito passar eles devem voltar. Pode ocorrer também de eles serem feridos e ficarem caídos. Use seu Pulse Heal. Na pior das hipóteses ele pode ser mortos durante o processo. Dê um passeio para (relativamente) longe e volte depois para que ele/ela dê respawn.

Bonzinho, mas sem mira

Se você briga com o controle e mata quem não quer (pedestres), mesmo estando jogando pelo “lado bom”, não se incomode tanto: basta ficar curando as pessoas nas ruas para compensar o Karma Azul perdido. A dica “Bonzinho, mas explosivo” logo acima se utiliza exatamente do fato que você não perde TANTO Karma azul assim por matar pedestres “acidentalmente”, desde que você compense. Além do mais, as escolhas “Karmicas” lhe rendem muito mais Karma (ou azul ou vermelho) que um ou dois pedestres fritos por acidente, preste mais atenção nelas.

Se alguma dica me vier a cabeça depois, eu volto e posto aqui.

Rafael-san

Comments

  1. By Josué

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *