Ouya, Um sucesso inesperado que pode balançar o mundo dos games

Em 48 horas, uma empresa desconhecida conseguiu chamar a atenção de todos os gamers com um projeto simples mas que conseguiu mais de 4 milhões de dólares em financiamento no Kickstarter e mostra que existe um mercado inexplorado pelas gigantes do mundo gamer.

Para quem não conhece, o Ouya será um novo videogame que custará 99 dólares e que usará uma versão modificada do Android 4 e terá somente jogos gratuitos compondo sua biblioteca. Além disso ele será customizável e suportará mudança de peças para melhorias, ele usará uma conexão HDMI para se ligar a tv com resolução de 1080p e terá controle sem fio.

Mais de 30.000 pessoas já garantiram o aparelho que chegará em março de 2013. A grande pergunta é, como será que o mercado de games reagirá a este novo videogame ? Empresas como a Microsoft e Sony vem falando sobre o fim da mídia num futuro próximo, visando diminuir os custos de produção de mídias e distribuição para os países, além de ter maior controle sobre a pirataria, visto que isso obrigaria todos os jogadores a terem uma conta e se manterem conectado a internet para jogar.

Logo, a boa aceitação de um videogame que trabalhe dessa maneira, poderia inclusive acelerar ainda mais a migração total para o modelo de vendas de jogos somente por download, o que é uma boa ideia a principio, mas que possui alguns problemas.

Por exemplo, diferente dos jogos feitos para celulares que em geral são bastante pequenos, jogos para Xbox 360 e Playstation 3 vão de 9GB até 50GB. Um tamanho considerável para se baixar se as pessoas não tiverem uma boa conexão com a internet, tamanho este que tende a aumentar com a melhoria gráfica constante que os jogos tem.

Além disso temos o questionamento com relação ao preços dos jogos, a ideia de que o sistema tenha apenas jogos gratuitos devem ter deixado muitas produtoras grandes de cabelo em pé, visto que muitas estão tentando angariar dinheiro de todo jeito com uso de DLCs e até mesmo tentando barrar a venda de usados para que seus jogos continuem lucrativos por mais tempo.

Até Março do ano que vem, saberemos como este novo videogame irá afetar o mercado de games, num ano que será bastante interessante pois deveremos ter o anúncio de novos videogames da Microsoft e Sony. Enquanto isso não acontece, veja o vídeo de apresentação do Ouya e as fotos conceito dele:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *