Playstation 4 é lançado, que comece a Next-Gen !

playstation4

Hoje, dia 15/11/2013 o primeiro videogame da nova geração foi oficialmente lançado ! O Playstation 4 finalmente começou a ser vendido a meia noite de hoje e filas foram formadas por jogadores no mundo todo para compra-lo.

Mesmo que os jogos iniciais dessa nova geração ainda não sejam tão empolgantes, a chegada dos novos videogames sempre são um motivo a mais de acompanhar esse mercado e ver as mudanças drásticas que aconteceram a partir de agora.

Em 2005 quando o Xbox 360 começou a “geração atual”, o mercado ainda era totalmente diferente do que temos hoje, ainda haviam grandes questionamentos quanto a quantidade de coisas que o console deveria fazer. Muitos achavam que ele deveria ser mais focado a jogos e só, sem necessidade de rede e até mesmo HD. Apesar da melhora na velocidade de carregamento que este traz, muitos achavam que isto o tornava muito parecido com um PC, o que irritava muitos jogadores que gostavam da “simplicidade” de apenas colocar o disco e jogar.

O tempo foi passando, a internet foi ficando mais rápida, as partidas multiplayers que antes faziam sucesso apenas nos PCs começaram a criar fortes raízes também nos consoles, especialmente com jogos de tiro em primeira pessoa, que cada vez mais adaptados aos controles se tornavam um grande hit entre os jogadores.

Hoje temos uma relação com os consoles completamente diferente da época, queremos mais velocidade, queremos compartilhar o que fazemos, querer ter a opção de comprar jogos por download ou disco. Tudo isso não existia já 8 anos atrás e foram sendo incorporados aos poucos no Xbox 360 e Playstation 3, e com o tempo acabamos vendo que os 512MB de memória que estes consoles tinham era um problema muito sério para torna-lo multi-tarefa como gostaríamos.

Logo, uma das principais novidades da nova geração é justamente a possibilidade de alternarmos entre tarefas de maneira muito rápida graças aos 8gb de memória deles, em um segundo você pode estar jogando seu jogo sozinho e no outro compartilhando para que milhares vejam, ou até mesmo sair rapidamente para checar seu Facebook ou Twitter e voltar a jogar, sem esperar pelos intermináveis loadings.

E os jogos ? Ainda é cedo dizer o quanto eles irão evoluir em termos gráficos e de IA, os primeiros jogos são apenas versões com texuras e resolução melhores do que na geração anterior, a grande diferença deve começar a aparecer em 1 ou 2 anos, quando os consoles antigos começarem a ser realmente abandonados e todas as produtoras tiverem seu foco exclusivamente no Playstation 4 e Xbox One.

Enfim, é muito bacana ver a animação de todos os jogadores ao redor do mundo com os novos consoles, é realmente uma pena que a Nintendo não esteja participando dessa festa da maneira como gostaríamos, seu Wii U tem tido vendas muito baixas e a tendencia é piorar ainda mais diante da chegada dos novos consoles.

Que batalha entre Microsoft e Sony comece, que ambas façam um excelente trabalho para que nós, jogadores, possemos aproveitar bastante essa diversão maravilhosa que é jogar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *