Seção Flashback – A Série Road Rash

Vamos relembrar uma série que fez um grande sucesso na década de 90 tendo 7 continuações e que fez a alegria de quem gostava de uma boa corrida ilegal de motos com porrada: Road Rash.

Road Rash – Mega Drive(1991)

O primeiro jogo da série, tinha 5 pistas localizadas nos Estados Unidos, possuía um modo para 2 jogadores sendo que um de cada vez.

Tinha 8 motos disponíveis e duas armas para atacar os seus oponentes, um porrete e uma corrente.

O jogo tinha uma trilha sonora de Rock n’ Roll bacana feita pelo compositor Rob Hubbard que faria ainda as músicas da segunda e terceira versões do Road Rash.

Road Rash tinha gráficos bons e diferenciava da grande maioria dos jogos de corrida daquela época por ter pistas que não eram totalmente retas, tendo decidas e subidas que além de aumentar a dificuldade de se manter na pista ainda podiam te lançar a vários metros do chão.

Road Rash II – Mega Drive(1993)

Lançado em 1993, Road Rash II ficou famoso na época por melhorar e muito o sistema de lutas do primeiro jogo, além de introduzir motos com nitro, que apesar de dificílimos de guiar, eram bem rápidas.

Também tivemos a estréia do modo para dois jogadores ao mesmo tempo com tela dividida, infelizmente o jogo ficava extremamente lento e a tela era pequena, mas ainda assim dava para tirar um rachas bacanas nesse modo.

As corridas ainda aconteciam dentro dos Estados Unidos, mas desta vez ao invés de ser somente dentro de um estado apenas, ele era em estados diferentes, como Alaska, Hawaii, Tennessee, Arizona e Vermont.

Road Rash III – Mega Drive(1995)

A terceira versão conseguiu a proeza de ser ainda melhor que a segunda, pelos inúmeros detalhes adicionados a franquia.

Tivemos o acréscimo de várias armas ao jogo, com a vantagem de que ao terminar a corrida, nós continuávamos com ela, diferente dos dois primeiros jogos em que uma arma obtida durante uma corrida não permanecia para a próxima.

Também tivemos novidades com relação ao Game Over, antes ao não termos dinheiro para pagar uma fiança ou conserto da moto você automaticamente perdia o jogo tendo que recomeçar. Agora você pode fazer tratos com a polícia ou o mecânico para abater algum piloto específico na próxima corrida e assim se livrar da dívida podendo continuar o jogo.

Outra novidade eram que as corridas não eram mais pelo redor dos Estados Unidos, e sim pelo mundo, diferenciando ainda mais os cenários que agora contavam com sete países: Brasil, Japão, Itália, Alemanha, Quênia, Reino Unido e Austrália.

Road Rash – 3D0(1994), Sega Saturn(1996), Playstation(1996) e PC(1996)

Em 1994 a Electronic Arts lança uma nova versão do Road Rash que fez muito sucesso pela qualidade gráfica, trilha sonora sensacional e o uso de vídeos com pessoas reais para os interlúdios do jogo.

O jogo saiu primeiramente para 3DO, saindo mais tarde para outros consoles e PC, e todas elas tem excelente qualidade, mesmo que estas não tenham tantas opções como o do terceiro Road Rash do Mega Drive, se parecendo mais com um remake do primeiro.

A trilha sonora contava com excelentes bandas como Paw, Hammerbox e Soundgarden. E vinha com dois videoclipes dentro do jogo.

A versão para pc tinha um modo multiplayer exclusivo, podendo ser jogado em rede com até 8 jogadores ou via modem com 2.

Road Rash 3-D – Playstation(1998)

Este é o primeiro jogo da série totalmente poligonal, é claro que por ser para Playstation o jogo acaba sofrendo com a velocidade ruim e gráficos não muito bons, mas conta com uma jogabilidade bacana principalmente na hora de fazer as curvas.

Em compensação o elemento de luta diminuiu bastante com os outros lutadores não vindo te atacar tanto quanto nas versões anteriores e também a falta de um modo para dois jogadores.

Road Rash 64 – Nintendo 64(1999)

Road Rash para Nintendo 64 é uma evolução do 3D para Playstation, apresentando gráficos mais simples mas com melhor velocidade e lutas mais divertidas.

Road Rash: Jail Break – Playstation(1999)

O último jogo da série chega trazendo mais armas e melhor jogabilidade, principalmente na parte de lutas do que seu antecessor Road Rash 3D.

Apresentando um modo história que conta com um inédito uso de gangues, aonde você tem que ajuda-la a enfrentar outros motoqueiros rivais, o jogo tentou assim chamar o público que vinha decaindo desde a versão anterior.

Infelizmente o jogo não caiu nas graças dos fãs da série, que esperavam algo mais parecido com os primeiros jogos e mesmo tendo um modo multiplayer para dois jogadores, acabou que este não fez sucesso esperado fazendo a Electronic Arts desistir da série.

Desde então a Electronic Arts nunca mais fez uma versão nova do Road Rash, uma decepção para todos os fãs da série que ficam imaginando como seria um novo jogo da série com os gráficos e fisica que possuimos atualmente.

Em 2007, o animador kevmc34 criou uma animação chamada High Speed fazendo uma projeção de como poderia ser um novo jogo da série, assistam e vejam o trabalho excelente do artista.

Quem sabe um dia esse vídeo não se torne um jogo de verdade…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *