Análise: “Arcade Prize” Izumi Konata da Sega (Figure)

Essa figure foi feita, originalmente, para servir como prêmio em Arcades (daí o nome Arcade Prize), mas , ao menos internacionalmente, acabou sendo vendida avulso… ou quase… no meu caso, eu comprei um “set” contendo ela e uma Hiiragi Kagami, que pode ser vista aqui. Quando eu comprei havia a possibilidade de se adquirir uma Konata sozinha ou o com ela mais a Kagami… mas os fãs da Kagami são obrigados a se contentar em ter que levar uma Konata de brinde se quiserem a Kagami desse set.

Konata Frente 2
Izumi Konata, a protagonista otaku de Lucky Star

Ficha técnica:
– Figure: Izumi Konata
– Empresa: Sega
– De onde saiu a personagem: Lucky Star (Mangá que virou Anime)
– Escala: N/D
– Altura: aprox. 16 cm
– Entrada no My Figure Collection: http://myfigurecollection.net/figure/5546_izumi_konata

Curiosidades aleatórias sobre a personagem, a figure ou sobre as fotos:
– Muitos fãs na Web insinuam que a Konata e a Kagami nutram mais que exatamente uma amizade (algumas passagens da história de Lucky Star contribuem para isso). Prova disso são os inúmeros doujins (material criado por fãs) com histórias shoujo ai ou yuri (ambos os termos referindo-se a conteúdo homossexual entre meninas). E, curiosamente, você pode adquirir esses Arcade Prize na forma de um “set” com exatamente Konata e Kagami (há a opção de se conseguir a Konata sozinha).
– A esmagador maioria das fotos para a análise dessas figures foi tirada com as duas figures lado-a-lado e depois recortada para que a análise delas pudesse ser feita em separado.
– Para essa (e a próxima) análise, ao total, foram tiradas 44 fotos, das quais 24 foram aproveitadas.

A personagem em questão pode ser considerada a protagonista de Lucky Star, um mangá estilo 4koma (4 quadrinhos), cujo anime fez um sucesso estrondoso mundo a fora. A história de Lucky Star não é exatamente linear, mas respeita uma certa cronologia (eventos passados são levados em conta em momentos posteriores). O mangá acompanha um grupo de colegiais (Konata, Miyuki, Kagami e Tsukasa -essas duas últimas sendo gêmeas- e mais um punhado de amigas) durante sua vida de estudante, mostrando situações cômicas. Ao que parece, recentemente houve a formatura das meninas no mangá e eu ainda não descobri que rumo ele tomou/vai tomar, mas não houve nenhum nota de encerramento, o que indica que o mangá ou seguirá as protagonistas em suas vidas pós-escola ou vai mudar o foco para outras personagens que entraram ao longo da história. Infelizmente minha péssima memória não me permitiu lembrar, nesse instante, onde eu li a notícia e se ela for caduquice precoce, eu aqui me retratarei em momento futuro. Quem quiser ler um pouquinho mais sobre Lucky Star, pode acessar o verbete correspondente na Wikipedia, em Inglês. O anime começa quando o quarteto principal está entrando no segundo ano e vai introduzindo o restante das personagens ao longo da série. Quem quiser tentar baixa o anime em português (já completamentet raduzido), pode começar procurando AQUI. Já o mangá, bem atrasado em relação ao Japão, você pode começar procurando AQUI.

Voltando à personagem: Konata é uma menina atlética e inteligente, mas a despeito disso, não pratica nenhum esporte e suas notas são baixas. Isso deve-se, basicamente, ao fato de ela ser apaixonada por animes, mangás e games e não se interessar por mais nada, ou seja, ela é uma autêntica otaku. Vive fazendo referências à animes, mangás, etc. que é ou foram razoavelmente conhecidos, fazendo referências até mesmo de coisas de bem antes de ela ter nascido.

Ela (a personagem) vem aqui retratada no que pode ser chamada de “autêntica pose Konata” (eu sei que já usei expressão recentemente, mas fazer o quê?), numa figure que, para suas dimensões um tanto quanto menores que a média (excluindo-se Nendoroids e Tradings), pode ser considerada muito bem trabalhada e com detalhes o suficiente. Eu gostei, particularmente, da pintura dos olhos.

Quando eu abri o pacote do Hobby Search, a primeira coisa que eu notei foi a diferença na embalagem: não havia a tradicional caixa, mas apenas a embalagem “interna”, um tanto quanto modificada. “Mas é claro que assim seria, é um Arcade Prize, oras!”, pensei eu instantes depois. O fundo da embalagem não poderia ser mais “arco-írisco” e cor-de-rosa. Só porque eu gosto de azul? (é, não se pode ganhar todas…).

Konata - Caixa

Caixa - Verso
Com certeza Felipe-san conhece a marca estampada ali mais em baixo na direita, certo?

Vamos dar uma giradinha na figure para podermos vê-la melhor.

Konata Frente

Konata Lado-Frente

Konata Lado

Konata Costas

Konata Outro Lado

Vejamos a Konata um pouquinho mais de perto, para sacar melhor a pose dela.

Konata Perto

Agora uma olhada melhor no rosto (eu gostei muito da pintura dos olhos, está bem com cara de “olho de anime”)

Konata - Rosto
Detalhe para a pintinha no rosto.

Como eu já havia dito, a figure é trabalhada com cuidado e os detalhes são levados em conta, até mesmo o laço que há na parte de trás da camisa foi feito, mesmo que o cabelos da Konata o esconda. Eu tentei fotografá-lo por detrás do cabelo, mas acho que não fui 100% bem sucedido… mas ainda dá para vê-lo:

Konata Laço
Dá pra ver só uma pontinha do laço…


Outro ponto que demonstra o zelo ao se fazer a figure é a existência do… hum… como chamar… “forro”(?) da saia (talvez o nome certo seja anágua), enfim… também está presente, num cuidado extra demonstrado pelo escultor.

Konata Laço
O foco da foto é a “anágua”, mas saiu uma pantsu incidental (nem tinha como não)

A Figure é bastante simples, no ponto onde não foi feita uma pose ou não foram acrescentados acessórios ou elementos que demandassem mais detalhes, então creio que não haja muito mais o que fotografar, mas quem quiser há mais fotos no álbum do Photobucket. São mais três fotos que poderiam compor o 360 e duas fotos de pantsu (calcinha). Depois de algumas reclamações, eu ainda estou me decidindo como farei com fotos de conteúdo que possa ser “ofensivo” (calcinhas, decotes e similares). Não vou deixar de fotografar e, de alguma forma, publicar, posto que essas coisas também compõem a figure, mas como a idéia do Aglomerado é ser 100% safe… Ao menos no álbum eu garanto que vai ter tudo…

Para quem quiser ver as demais fotos, aguarde um pouco… as fotos da Hiiragi Kagami estão lá também, então para não spoilar minha próxima análise… esperem só um pouquinho que depois eu posto o link.

Rafael-san, O Enxugador de Gelo

Comments

  1. By Juliano

    Responder

  2. Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *