Como configurar um domínio .com.br no Blogger – Blogspot

Recentemente fiz a alteração de endereço do Aglomerado News para um domínio .com.br, e uma das razões que me entusiasmou a fazer essa troca era o fato de não precisar contratar um servidor para armazenar os arquivos, bastando fazer apenas uma pequena configuração de DNS para que o domínio fosse apontado para os servidores do Google.

Abaixo vou mostrar a vocês como é feita essa configuração, de forma a ajudar outras pessoas a fazerem essa migração que creio ser bastante interessante para todos que tenham um blog ou site configurado no Google Blogger.


Primeiramente, vamos criar uma conta no site EveryDNS.net, e criar um registro gratuito nele. Nele iremos configurar o redirecionamento do nosso site domínio para os servidores do Google, visto que não é possível fazer isso diretamente pelo Registro.BR.

Após criado o cadastro, basta adicionar o seu domínio registrado, como mostrado na figura abaixo:

Prestem atenção que o domínio deve ser digitado sem o famoso www !

Após adicionar o domínio, na coluna do meio iremos configurar ele para fazer os redirecionamentos para os servidores do Blogger:

Após isso, faremos um segundo redirecionamento para que quando o endereço for digitado no navegador sem www ele também leve ao site:

Ao fazer isso, o redirecionamento para o servidor do Google está quase pronto, basta agora ir no Registro.br e fazer a alteração dos servidores dns para o Everydns.net:

Os servidores são estes:

ns1.everydns.net
ns2.everydns.net
ns3.everydns.net
ns4.everydns.net

No meu caso, os dois primeiros não respondiam, então acabei usando os dois últimos como vocês podem observar na figura acima, se tiverem problemas, façam combinações até encontrarem os dois endereços que funcionem.

Depois de configurados o Registro.br e o site Everydns.net finalmente entraremos na tela de configurações do Blogger, na aba Publicação.

Nesta tela, clicaremos no link “Domínio Personalizado” como indicado na figura abaixo:

Depois, clicaremos em “ir para configurações avançadas”

Por fim, colocaremos o endereço completo do domínio, incluindo o www.

Você pode também usar um subdomínio como endereço para seu blog, para isso basta no everydns ao invés de colocar www no campo de configurações colocar o subdomínio desejado, e no campo do Blogger colocar o endereço completo com subdomínio, sem o www.

Após tudo isso, entre 24 e 72 horas, seu novo domínio já estará no ar, com a vantagem de que qualquer link para o antigo blogspot será automaticamente direcionado para o endereço personalizado pelo Google.

Comments

  1. By caba

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *