Considerações sobre Batman R.I.P. – Contém SPOILERS !!

Acabei de ler a saga de Grant Morrison Batman R.I.P., e o fiquei decepcionado com a história.

Primeiramente, achei que esta seria uma grande história, por causa de todo o hype que a DC fez em cima dela, e principalmente pela promessa que o autor fez de fazer algo pior do que matar o Batman.

A principio, realmente a revelação que é contada é interessante, os pais de Bruce Wayne não seriam os santos que sempre apareceram nas histórias, na verdade eles seriam um casal que viviam tomando drogas, e a Martha Wayne teria um caso com o Alfred, sendo inclusive cogitado a possibilidade dele ser pai do Bruce.

O vilão da história se chama Mão Negra, e após ter seu plano frustado mais uma vez pelo Batman, ele revela que é o Thomas Wayne, pai dele, que forjou a própria morte, e que o assalto teria sido planejado para matar a mulher e o filho, já que ele acreditava que Bruce era mesmo filho do Alfred.

O problema é que isso tudo é deixado em aberto, nada do que é dito é confirmado, até a identidade do vilão é contestada pelo Batman, e quando isso acontece o vilão apenas responde: “eu sou o furo em tudo, Bruce, o inimigo, a peça que nunca se encaixa, desde o princípio”.

Muito se tem debatido sobre o que ele quis dizer com isso, tem pessoas que acham inclusive que pode se tratar do demônio, fazendo alusão a saga do Homem-Aranha onde ele deixou de ser casado com Mary Jane.

No final, o vilão entra num helicóptero e Batman segue atrás, derrubando o helicóptero e então não sobra nada. O corpo do vilão e do Batman some.

Agora, mais detalhes devem ser reveladas no final da Crise Final, e também na saga Guerra pelo Capuz, onde será mostrada que um novo Batman surgirá em Gotham, depois do desaparecimento do verdadeiro.

Enfim, acho que esperava mais por achar que esta seria uma grande saga fechada, e não apenas uma saga introdutória para uma nova fase da HQ do Morcego.

Se isso vai dar certo, só o futuro dirá, mas se não der certo, será bem fácil deles desfazerem tudo, pois com tantas pontas soltas, ela pode ser amarrada do jeito que eles quiserem.

Comments

  1. Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *