Dica extremamente simples para fazer um café mais gostoso

Aqui vai uma dica realmente muito simples para fazer um café maia gostoso. Apesar de Rafael-san não ser nenhum mestre cuca, essa dica eu trago depois de testá-la após ouvir uma “especialista em café” falar diversas coisas num programa de TV (que eu ouvia enquanto futucava o computador do meu tio…). Dentre dicas extremamente genéricas (um bom café depende da qualidade do pó, da quantidade de pó usada…) e outras completamente “coisa de especialista/tarado” (“café que é café é apreciado sem açúcar/adoçante”… Ôh! Fala sério, para mim café é bebida DOCE e ponto final… quem está bebendo não sou eu??? Eu bebo como achar gostoso, oressa!), essa me pareceu muito plausível e desde que eu testei, passei a aplicar sempre.

Essa dica só é realmente útil para quem faz café “à moda antiga”, sem usar cafeteira, ou seja, direto no bom e velho coador ou no filtro de papel.

Para usar essa dica eu aconselho que você faça seu café com aguá filtrada (ou se você é um desses que só bebe água mineral, use água mineral).

A dica? Simples: não deixe a água ferver. Quando pequenas bolhas começarem a se formar no fundo da panela e estiverem querendo se soltar, numa espécie de pré-fervura, apague o fogo e faça o seu café. Se deixar a água passar do ponto, espere um pouquinho antes de fazer o café.

Além de mais gostoso, depois de um pouquinho de prática, você será capaz de regular se quer seu café mais ou menos quente e nunca mais irá queimar a língua nele.

Qual o motivo da dica funcionar? Aparentemente, a água quente demais “queima” o pó do café, alterando o sabor dele.

Boa bebida!

Rafael-sam, O Enxugador de Gelo (e, como todo funcionário público, bebedor de café)

Comments

  1. By Taissa

    Responder

  2. Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *