…e o Trio Aglomerado foi à York…

Eu sei que o título do post não sugere muita coisa, mas para nós que escrevemos o Aglomerado News “ir à York” sempre se torna um acontecimento memorável. Bom, para que não é do RJ, ou é, mas vive com a cabeça em Marte ou Júpiter, eu explico: a York é uma pizzaria relativamente bem conhecida e que fica perto da casa do Felipe e do Marco e não longe da minha, então às vezes quando queremos bater papo com calma e sem interrupções/distrações nocivas ao andamento da conversa ou sem pares de ouvidos extras, nós marcamos de ir lá. Foi o que aconteceu na última quinta-feira (02/09).

Tá, e o que o Blog ou você, leitor, tem a ver com isso? Você leitor tem mais ou menos a ver de acordo com o quanto você acessa/gosta do Aglomerado; e com o blog em si, tem muito a ver. A gente conversou MUITO sobre o Aglomerado (ainda que mesmo dentro de uma mesma ideia a gente desvie o papo umas 3 ou 4 vezes). Haverá mudanças no Blog, mas nada que vá mudar a identidade do Blog, ele continuará sendo um amontoado (senão não seria “Aglomerado”) de coisas que nós, os autores do Blog, achamos interessante e pensamos que outras pessoas possam gostar e nas quais a gente tropeça por aí, em algum lugar da Internet. Nosso designer, Marco Antônio, está preparando um upgrade no nosso layout, com o objetivo de mantê-lo “limpo”, mas “bonito” e também para ajustar/melhorar algumas coisa (eu, claro, não vou adiantar nada, além do que eu já disse… XD) e nós três ainda vamos sentar na frente de um PC para testarmos as ideias porque na prática, a teoria é outra. O layout novo deve ficar pronto mais ou menos em algum momento do futuro. Afinal, nós três trabalhamos e juntar todo mundo, num mesmo dia, numa mesma hora, num mesmo lugar, onde tenha um computador e com acesso à internet é muito mais difícil do que parece. Nosso amigo Marco mesmo, no momento, encontra-se meio que sem computador em casa.

Mas uma coisa vai mudar desde agora, ou melhor, JÁ MUDOU. Essa tem a ver diretamente comigo e foi por isso que eu comecei a escrever esse post. O Aglomerado é um blog onde se fala sobre qualquer assunto, com o único norte de que o que quer que seja apresentado seja “Safe“. E exatamente essas duas coisas e eu estamos meio que nos ajeitando para melhor nos entendermos. Quando eu entrei para o Aglomerado, era comum passarem-se dias sem notícias “interessantes” e o Blog às vezes ficava às moscas. Houve dias com ZERO visitas. Ao menos zero visitantes, uma vez que tinha dias que o contador de acesso era a soma do meu acesso com o do Felipe e no máximo o irmão do Felipe… já nessa época eu começava a colecionar figures (dica: NÃO COMECEM NUNCA a colecionar NADA que não seja de graça), já até tinha postado minha primeira análise sobre uma figure. Então eu pensei que postar sobre figures (com regularidade) no Aglomerado seria bacana… algo que não é conhecido, que vai servir de curiosidade para quem não conhece e vai aproximar quem gosta disso do Blog. Uns meses depois eu comecei a postar sobre figures e parece que a coisa surtiu mais ou menos o efeito que eu queria. Nesse meio tempo o Marco se juntou a nós aqui e eu comecei a observar as mudanças no Blog… não passou muito tempo para que eu notasse que havia “as notícias Aglomerado” e “as minhas notícias de Figures”. Curiosamente, isso acontecia também dentro do meus próprios posts. Mais curiosamente, isso acontecia dentro do próprio material de figures.

Bom, eu não corro atrás das notícias das figures que eu posto aqui. Elas chovem em mim: via e-mail, via Twitter, como destaque nas páginas de alguns sites que eu visito, como banners de propaganda, em RSS… mas (não tão curiosamente assim) a esmagadora maioria das notícias de figure que eu recebo são de “coisas tipicamente japonesas” (anime, mangá, light novels…). Quem se der ao trabalho de olhar meus posts vai contar nos dedos os posts de coisas “mais largamente conhecidas” ou “tipicamente americanas” e eu asseguro: aquilo é TUDO o que chegou às minhas mãos pelos meus canais tradicionais de captação de informação. Eu só conheço dois fabricantes que fazer figures de coisas americanas: o braço “US” da Kotobukiya (que fez uma Vampira -é, dos X-Men- muito show) a a Hottoys do Iron Man que eu postei aqui por indicação do Marco. Nenhum dos sites deles me foi amigável ou me deu uma opção de assinar um Newsletter para poder colher as informações que eu uso nos meus posts (mas depois eu vou fuçá-los mais). Ah, porque (chato.mode=on) eu detesto chegar e fazer algo do tipo: “Ó que figure LINDA! Senta na frente do seu PC e fica babando por ela!”. Para eu fazer um post, eu gosto de dar uma quantidade mínima de informações e a chance de quem quiser e puder, saber de um lugar para comprar. E infelizmente eu não tenho tempo de ficar peneirando muita coisa, eu deixo cerca de 70% das figure “minimamente interessantes” sobre “coisas japonesas” passar por falta de tempo pra preparar o post e efetivamente postar. Infelizmente o pessoal da informática de onde eu trabalho é muito bom e eu não consigo contornar 100% os bloqueios e restrições, então às vezes eu estou de bobeira no trabalho, tenho material, mas não tenho meios de postar e quando estou em casa eu tenho que peneirar o que vai ser possível e o que não vai. Então, sair por aí, meio que às cegas, à cata de material, é algo que eu não posso me dar ao luxo de fazer. E postar só para dizer que eu postei simplesmente é algo que eu não faço (lembram? chato.mode=on, ainda). Então, quando chegarem às minhas mãos notícias (ou quando eu conseguir uma fonte decente de informações) sobre figures de coisas mais “pops” / conhecidas do que animes, mangás, etc., eu vou postar aqui. Se a figure for bacana, claro! (chato.mode=off)

Voltando ao raciocínio de dois parágrafos atrás. Eu comecei a sentir que meus posts de figures, em sua quase totalidade, destoavam do restante do Aglomerado News. Obviamente, se eu gosto de falar de figures porque eu gosto delas, eu não vou deixar de falar delas, então a questão é que o canal é que não está adequado. Pensando nisso, foi criado um novo Blog. Com apoio do Felipe-san e uma “meia aceitação” (com meiA com “a”, como sinônimo de “metade” e não meiO, como sinônimo de “um pouco”) do Marco. Ambos estão me ajudando e vão me ajudar nessa nova empreitada. Então, agora o Aglomerado não vai mais ficar “figure – figure – figure – outro post – figure – figure…”, mas também eu não vou sumir completamente com as figures do Aglomerado. Como figures são coisas que podem ser “bonitinhas” de se ver ou que “ah, é bacana dar uma olhada”, eu vou uma vez por dia ou a cada dois dias, ou quando juntar umas figures no novo blog, eu vou fazer uma espécie de “post-resumo” aqui. Com o novo esquema de postagens onde a só o início da postagem e uma imagem ficam visíveis, esses posts não vão incomodar quem não é fã e não simpatiza, mas vão avisar quem gosta de dar uma olhada “só pra ver mesmo”. Serão simples: Um aviso (pré-lançamento? Lançamento? Re-estoque?) com o nome da figure, empresa e de onde saiu e uma foto, que vai servir de link para o post respectivo no site novo. Então, quem estiver olhando despretensiosamente e gostar MUITO de uma, pode clicar nela para ver mais fotos (ou detalhes), só dela. Quem não gostar vai ver um post só (que vai estar substituindo vários) e vai ignorá-lo. Eventualmente, alguma figure MUITO bonita (como a Clalaclan ou a Canaan) ou uma análise (que não sai todo dia…) pode parar aqui, bem como figures de coisas mais “pops” que as que eu corriqueiramente posto.

O novo site não será restrito APENAS a figures, podendo falar de qualquer coisa (mas certamente haverá maior quantidade de coisas “nipônicas” lá) e mesmo coisa “NSFW” poderão ser postadas lá… mas certamente o post conterá um aviso para não pegar algum desavisado de surpresa.

Desde já, convido a todos a acessar o Figures Plus, que já está em atividade. Quem quiser, deixe um comentário lá, eu agradeço.

Aliás, isso me lembrou: COMENTEM, galera! Contar pra um de nós três que você viu e gostou (ou não) de algo, não atinge a “equipe aglomerado” (nós não temos cérebros interligados) e nem aos outros leitores… então a gente fica com cara de paisagem aqui em frente à tela do PC sem saber se agradou (e faz/posta outras coisa parecidas) ou se deu um tiro n’água e os outros leitores também não se motivam a comentar. Enfim, a gente perde FEEDBACK, algo essencial para nós sabermos o quanto e onde acertamos ou erramos e podermos melhorar mais ainda o Blog.

“Rafael, você não linkou várias coisas como você habitualmente faz, citou posts passados sem deixar os links pra gente acessar nem nada”

É, eu sei, mas tenho dois bons motivos:

1º – A qualquer momento eu caio apagado em cima do teclado.
2º – Eu descobri que a busca interna do blog funciona maravilhosamente bem. =D

Então, voltamos agora à nossa (em parte nova) programação normal. Desculpe pelo post imenso e sem nem uma figurinha pra ilustrá-lo e torná-lo menos tedioso.

Rafael-san, O Enxugador de Gelo

Comments

  1. By Marly

    Responder

  2. Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *