Fluid: Centro Anfíbio para a World Expo 2012

Fluid, um dos mais atraentes projetos pra tão esperada 2012 World Expo em Yeosu, na Coréia do Sul, é um pavilhão em forma de “baleia” projetado pela Peddle Thorpe Architects (PTA). Seu espaço de exposição orgânica flutuante foi projetado em torno do conceito de adaptabilidade, tornando a estrutura útil em muitos cenários, mesmo depois do fim da Expo.



Com o seu design ambientalmente consciente, Fluid tem um impacto mínimo sobre o ecossistema costeiro, além da sua melhor caracteristica (provavelmente a mais surpreendente) – com o fim da expo em Yeosu, toda a construção poderá se soltar a partir, navegando para outras cidades, como um “centro cultural-baleia”! Incrível né?

O conceito para algo “líquido” foi criado para PTA por Antoine Damery, que é conhecido por seus projetos sustentáveis e ambientalmente conscientes. Sustentabilidade e conservação são elementos integrantes no desenho da estrutura, atuando também como uma metáfora de “mudança” para a emergente cidade de Yeosu.

Fluid será ancorado a um porto e poderá subir e descer com as marés, descansando sobre a água. De forma extremamente organica, Fluid parecerá como um animal aquático, acentuado com a sua fachada de linhas suaves.

A esperança da PTA e de Antoine Damery para Fluid, é que ele vá incentivar a colaboração entre os países da Ásia e do Pacífico, especialmente no que diz respeito à preservação dos oceanos e dos ecossistemas. Tendo a adapatação como a palavra chave, o interior do pavilhão é aberto, capaz de acolher diferentes tipos de eventos durante a Expo e posteriormente, se tornando mais sustentável com a vida útil e utilidade do pavilhão de consciência ambiental expandida.


Depois da World Expo 2012, Fluid pode ser “navegado” em torno de cidades costeiras da Ásia, apresentando várias exposições ou agindo como um local para eventos, festas ou shows, o que significa que novos pavilhões não precisarão que ser construídos nesses locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *