Fotorealismo em 10 anos ?!

Vi essa notícia na Outerspace e resolvi reproduzir aqui porque achei muito interessante:

Designer da Epic prevê fotorealismo total em dez anos

Com os jogos modernos se equiparando muitas vezes a filmes de computação gráfica, o próximo paradigma a ser superado pelos gráficos é o do fotorealismo completo. Para o designer do estúdio Epic (Gears of War, Unreal), Tim Sweeney, este patamar pode ser alcançado em um futuro não tão distante, em dez ou quinze anos.

“Nós certamente veremos isso durante nossa vida; é apenas um resultado da lei de Moore (que prevê o desenvolvimento dos computadores). Provavelmente 10-15 anos para isso, o que não é longe”, comentou Sweeney ao site Gamasutra.com. Para ele, a perfeição em texturas, anti-aliasing e iluminação pode ser conseguida facilmente com hardwares mais poderosos, mas o maior desafio é reproduzir a realidade e movimentos humanos de forma convincente. “Um jogo no estado da arte como o último Half-Life da Valve, Gears of War ou as coisas da Bungie são extraordinariamente pouco realistas comparados a um ator humano em um filme real, apenas por conta das pequenas nuances do comportamento humano”, diz o designer.”

Bom, não tem nada que eu mais aguarde no mundo dos games do que ver personagens foto realistas, jogos como Fight Night 4 possuem gráficos bem legais, com efeitos de luz e suor que chegam próximo da realidade. Mas, a animação deles é que não parece nem um pouco humano, e creio que será um desafio muito grande para os programadores conseguirem replicar movimentos mais realistas nos jogos.

Na minha opinião, até acredito que visualmente em 10 anos poderemos ter gráficos fotorealistas, mas não chegará ao ponto de confundirmos com pessoas reais porque ainda teremos que melhorar e muito a física que irá agir nos personagens e desenvolver formas para que os movimentos dos personagens fluem melhores.

Comments

  1. By Vitor

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *