Google +1 – O Concorrente ao “Curtir” do Facebook

Há tempos todo mundo vem assistindo as derrotas que o Orkut vem tendo diante do seu rival Facebook, mesmo em países em que a sua liderança não era ameaçada o Facebook está conseguindo novos usuários.

Após bastante tempo sem o Google demonstrar alguma reação diante deste fato, ele anunciou o serviço Google +1, um botão similar ao curtir mas que demonstra o futuro das redes sociais do mais famoso buscador do mundo…


Primeiramente o conceito do Google +1 é bem mais simples e todo mundo já conhece bem, trata-se de um botão que ficará ao lado de cada resultado de busca, e cada vez que seus amigos clicarem em +1 você saberá disso, melhorando os resultados te ajudando a achar tudo de maneira mais fácil.

E agora vem a parte mais interessante, ao invés do Google +1 ser atrelado ao perfil da pessoa no Orkut, ele será ligado ao Google Profiles.

Para quem não conhece, esse é um perfil que todo mundo que usa algum serviço do Google possui, este passou por atualizações nas últimas semanas ganhando uma aparência melhor e com algumas opções de compartilhamento como as fotos do Picasa e Buzz.

Com isso o Google de maneira tranquila vem construindo um concorrente a sua própria rede social, jogando recursos de compartilhamento que não existem no Orkut até hoje. Se as pessoas de fato curtirem os resultados das buscas aumentando assim a visibilidade do Profiles, o Google terá uma excelente oportunidade de a partir do que existem ir jogando novas funcionalidades até poder acabar de vez com o Orkut.

E o Google +1 não ficará limitado a buscas, o vídeo acima deixa bem claro que futuramente esse botão poderá ser adicionado a sites e blogs. Vamos ver se as pessoas irão aderir a essa nova funcionalidade, o que não acho difícil já que donos de sites irão gostar de ganhar +1 para melhorar suas posições na busca do Google.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *