Mega Biblioteca “Moebiüs Style” no Cazaquistão


Esta é a uma biblioteca que servirá como centro multi cultural em Astana, no Cazaquistão.


Com o nome de Nursultan Nazarbayev, a nova biblioteca irá englobar não apenas livros, mas espaço e tempo, também. O projeto compreende 4 arquétipos – o círculo, a rotunda, o arco e a oca – que se fundem sob a forma de uma Fita de Möbius. A concepção dessa MEGA estrutura, também utiliza-se da alta tecnologia para calcular a exposição térmica que envolve a contrução e maximiza as sombras.


O edifício em si é uma justaposição complexa de diferentes idéias e conceitos. Ele forma um círculo em espiral em torno de um núcleo vertical que permite aos visitantes da biblioteca se deslocarem entre os andares.


As curvas do museu formam uma Fita de Möbius, de modo que o interior se torna o exterior e vice-versa, da mesma forma as paredes tornam-se o telhado e o teto transforma-se nas paredes ao redor. Os corredores internos são projetados para se fundirem geométricamente através de aberturas na casca externa, criando espaços lindos, em perfeita simetria.

Para minimizar as cargas de resfriamento na biblioteca, será empregado uma avanaçada moludagem computadorizada para calcular a exposição térmica do edifício. Devido ao elevamento e a torção externa, algumas partes do edifício receberão mais luz do que outros. Sabendo disso, foi projetado um padrão geométrico mais “ecológico” para regular a incidência de luz solar.


A nova biblioteca ficará localizada no centro da Astana, com vista para toda a cidade. Toda a comunidade poderá se utilizar da biblioteca, que estará aberta para reuniões, eventos culturais, aumentando o turismo e desenvolvimento da região.

Comments

  1. Responder

  2. Responder

  3. Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *