Novas informações sobre o Google Chrome OS

Essa semana o Google fez uma apresentação detalhando todos as características no seu novo sistema operacional para netbooks, o Chrome OS. Veja algumas delas:

* É projetado especificamente para os netbooks e será muito barato.

* Será o primeiro sistema operacional projetado para funcionar totalmente na web, tudo em torno do navegador Chrome (na verdade, o sistema operacional e o navegador são praticamente gêmeos na aparência). Eles acreditam que é revolucionário porque ele abandona a idéia de todos os softwares instalados na própria máquina. O Google Chrome OS será diferente pois trabalhará completamente ligado à Internet e os aplicativos rodarão direto “das nuvens”.

* O Google pretende lançar um sistema operacional seguro, simples e muito rápido. O sistema operacional irá atualizar automaticamente para evitar ameaças de malware, semelhante ao navegador, será muito simples e rápido, já que levou 7 segundos para iniciar e se espera que o tempo seja reduzido ainda mais.

* Suporta Wi-Fi, 3G e conexão por cabo

* Um problema: não se poderá efetuar o download para a instalação em qualquer computador, é importante que exista uma combinação entre hardware e software. Isto significa que o Google terá que lutar para obter netbooks compatíveis. Isto implica dizer que talvez no dia de seu lançamento oficial, muitos usuários não conseguirão instalar nos seus computadores portáteis.

* Funciona perfeitamente com Flash.

* Mesmo que seja inteiramente baseado na web, detecta os periféricos externos, como câmeras.

* O Google disse que não é uma proposta como solução para todos os problemas, mas como uma nova opção para um consumidor focalizado na presença on-line que quer ter rapidez e simplicidade.

* Tudo o que é armazenado no sistema será através de dispositivos flash. Não terá disco convencionais, por isso a velocidade tão alta.

* Tudo o que for mantido no sistema (bookmarks, favs, papel de parede e muito mais) serão armazenadas “na nuvem” e verificado com um hash para acelerar o funcionamento.

* A segurança é uma prioridade, e para mostrar um botão: o sistema de arquivos do Chrome OS cria uma criptografia, o sincroniza com “as nuvens” e tudo isso com permissões restritas.

* Finalmente, o Google vai colaborar com a comunidade open source para desenvolver o núcleo do SO Chrome (lembre-se que só chegará ao público dentro de um ano).

Bom, achei a idéia interessante, se trata de um novo conceito que pode funcionar, mas dificilmente irá bater de frente com o Windows, pois o fato de não funcionar em qualquer computador irá frear bastante o crescimento dele. Lógico que seu nome chamará a atenção das pessoas que comprarem novos netbooks, mas dessa forma ele acabará como o Mac da APPLE, com um pequeno nicho de pessoas que gostam da marca o usando, enquanto a maioria continua com o Sistema Operacional da Microsoft.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *