Oi rastreando tudo o que fazemos na internet

Li essa notícia em vários lugares e fiquei impressionado com a atitude que esta operadora está tomando de mansinho sem avisar ninguém, uma invasão de privacidade que não pode continuar…


A Oi internet adotou um sistema que rastreia tudo o que você faz na internet, dando a ela o conhecimento de todo o tipo de sites, downloads, programas entre outras coisas que você acessa na grande rede.

O sistema se chama Phorm, e foi adquirido de uma empresa inglesa, no Brasil a Oi o nomeou como “Navegador”, e para usa-lo ela fez parceria com os provedores IG, Terra e UOL.

O sistema está funcionando no momento apenas no Rio de Janeiro, mas até o final do ano ele deve se expandir pelo resto do País.

O programa já provocou muita polêmica no exterior sendo inclusive proibido em vários países, por ter se chegado a conclusão que ele invadia a privacidade dos usuários, e por aqui o Cade e a justiça federal já estão de olho no sistema para ver como ele funciona e como os dados armazenados serão utilizados, como vemos nesta matéria do Globo.

Já existem plugins para o Firefox que bloqueiam o acesso do Phorm em sua máquina, seu nome é Dephormation e você pode baixa-lo aqui.

Ficarei de olho nesse assunto, pois é um absurdo que além de termos que aturar um serviço que é caro e de péssima qualidade, agora tenhamos que lidar com um sistema que irá invadir nossa privacidade a que temos todo o direito como consumidor.

Comments

  1. Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *