Porque as produtoras estão penalizando quem compra jogo original ?

Ultimamente muitas noticias sobre as proteções anti-pirataria estão me impressionando pela dificuldade que muitos jogadores estão tendo com produtos originais devido a uma série de restrições que as produtoras tem inserido em seus jogos.

Medidas como a da EA e Blizzard que obrigam o jogador a permanecer conectado mesmo jogando no modo single player e o anúncio de hoje da EA que a pessoa que comprar um jogo usado ORIGINAL terá que pagar uma taxa para joga-lo online me fazem questionar se esse é o caminho certo para combater a pirataria…

É visível que a pirataria chegou a níveis altíssimos, com a chegada do cd e dvd, se tornou bem mais facil a possibilidade de sem sair de casa você gravar um jogo baixado pela internet e usufruir do mesmo, causando um espanto enorme nas produtoras.

Até hoje ainda não se chegou a uma proteção que consiga evitar essa prática que se tornou tão comum, e isso está fazendo com que as produtoras tentem de todo o jeito criar barreiras para que elas consigam dificultar o uso dos jogos piratas, mas sem sucesso.

Jogos como Starcraft II e Command & Conquer 4 iniciaram uma nova pratica para evitar a pirataria, nela o jogo funciona somente se o computador estiver conectado a internet, em 100% do tempo, fazendo com quem não tenha conexão banda larga não possa desfrutar do seu jogo.

Em países como o nosso, aonde apenas 20% da população tem internet banda larga em casa, esse tipo de proteção acaba inviabilizando o sucesso em vendas de um jogo para cá, além de trazer transtornos para quem tem uma péssima conexão, o que por aqui não é raro.

E agora te pergunto, esse sistema funciona ?! não, porque os crackers de plantão já conseguiram quebrar essa segurança e cópias piratas já existem por ai, fazendo com quem não comprou o jogo não tenha que se preocupar com essa limitação. Então ai vem a pergunta, por que os piratas podem jogar sem preocupações, enquanto quem compra jogos originais precisa sofrer por isso ??

Não está na hora das produtoras pararem com esse jogo de gato e rato e tomarem uma medida que de fato funcione sem prejudicar quem compra seus produtos ?

E que medidas funcionariam nessa situação? Primeiramente trazer junto a quem compra o jogo materiais que agreguem valor ao produto, como manuais, embalagens bem produzidas, conteúdo extra que venha em outro disco e vantagens para quem compra como recursos online que só possam ser acessado através de key original. Isso é só uma ideia que faria muitos fãs pensarem em comprar o jogo visando ter vantagens em relação ao pirata.

É isso que as produtoras não conseguem compreender, ao invés de dificultar a vida de quem compra seus produtos originais, tentando sem sucesso prejudicar quem usa produto pirata, porque não beneficia-los com vantagens que somente quem tenham o jogo original possa desfrutar ?! Uma edição especial caprichada é o suficiente para que muitas pessoas desejem comprar seu jogo favorito.

Vejam estas duas edições especiais e digam se não vale a pena comprar:

Agora, se todos os jogos viessem com esse tipo de material, você não iria se sentir mais tentado em comprar um jogo original ?

Ao invés disso, o que mais vemos hoje em dia são jogos vindo em uma caixa de dvd simples sem manual, geralmente vindo em forma digital dentro do disco, e um serial.

As produtoras precisam pensar seriamente que é impossível criar um sistema que consiga burlar a pirataria, todo software pode ser quebrado por um bom cracker, então ao invés deles fazerem braço de ferro com eles, que desistam disso e empreguem seu dinheiro para melhorar e trazer lançamentos que sejam digno de nota, em embalagens melhores que atraiam o público e com conteúdo exclusivo.

Outro exemplo que mostra como é possível evitar a pirataria é a rede Live da Microsoft, onde somente pessoas com videogames bloqueados conseguem acessar, fazendo com que muitos jogadores prefiram não usar jogos piratas para que possam ter acesso a jogos online.

Este é um problema que está longe de terminar, mas sinceramente espero que a comunidade mostre para as produtoras que continuar com tais medidas só irá prejudicar ainda mais as vendas de seus jogos.

Se as produtoras demonstrarem respeito ao seu público, um dia poderemos ter um mercado ideal aonde elas não terão que gastar rios de dinheiro desenvolvendo sistemas que não funcionam e que prejudicam seus clientes que sentem todo o peso pela sua incompetência em atrair seu público com produtos de melhor qualidade e preços bons.

Comments

  1. By @Ale_SB

    Responder

  2. Responder

  3. Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *