Post Duplo: Microsoft financiando jogos para PS3? / Mais um golpe contra o 360 no Japão

Um desenvolvedor contou em seu blog que a Namco foi paga pela Microsoft para assegurar um lançamento “exclusivo” (segundo informado, esse contrato impediria a produtora de lançar o título para outro hardware por um ano). O jogo em caso foi o Tales of Vesperia. Mas a Namco parece ter aproveitado o subsídio recebido para reduzir os custos de desenvolvimento da versão de PS3 do jogo, da qual é esperada uma melhor venda no Japão.

Entretanto, a Sony parece ter exigido o acréscimo de uma grande quantidade de conteúdo novo para que a produção do jogo fosse permitida.

Segundo o desenvolvedor é mais fácil desenvolver para 360 e quem assina um contrato de exclusividade com a M$, recebe uma boa quantia de dinheiro para o desenvolvimento. Ainda segundo ele, o suporte da Microsoft, nesses casos, é rápido e completo. Enquanto isso, a Sony não dá muito dinheiro (ou nenhum, talvez) e o suporte dela é confuso e não-confiável. Então, ao menos enquanto ele desenvolvia, era mais fácil desenvolver para 360.

Por isso foi desenvolvida primeiro a versão para Xbox. Mas a versão para 360 não vende (no Japão), então não dá para reaver nem mesmo os custos reduzidos.

Então foi feito o port para PS3. É mais barato se já se tem o jogo pronto, mas a Sony veio e disse: “Não não vamos reconhecer se for a mesma coisa que a versão de Xbox 360. Tenham certeza de incluir muitas coisas extras!”

E se assim não fizessem, a Sony não deixaria o jogo passar pela checagem que ela faz.

O desenvolvedor disse ainda que o todos os desenvolvedores queriam produzir o melhor jogo possível na ocasião, não tendo nenhuma intenção deliberada de lançar um jogo incompleto e que eles intentam produzir uma versão (agora se referindo a do PS3) que “mesmo os jogadores de XBox 360 pudessem curtir novamente”.

Só não são mencionados os traços dos futuros acréscimos encontrados no código do jogo para Xbox 360…

Isso indica que, ao que parece, a Microsoft financiando indiretamente (e contra a vontade dela) o desenvolvimentos de jogos para PS3, ao permitir que os desenvolvedores desenvolvam mais barato em sua plataforma, isso acompanhado de uma grande soma por cada lançamento “exclusivo”, com os desenvolvedores, então, fazendo o port para PS3, com extras adicionados, conforme exigido.

Talvez isso indique o porquê de alguns títulos (inclusivo o citado na próxima parte do post), alguns tidos a princípio como “certos” para PS3 ou como multiplataforma na “pior” das hipóteses terem ido para o lado M$ da força. Mas parece que agora alguns estão começando a voltar…

Quem quiser pode conferir a matéria original: http://www.sankakucomplex.com/2009/09/16/microsoft-funds-ps3-game-development/

* * * * * *
Quase que como uma prova do que está dito acima, mais um jogo “ex-clusivo” para o Xbox vai ganhar um port para PS3. Aparentemente uma listagem oficial de lançamentos vazou e ela indicava que “Star Ocean 4 The Last Hope Internacional” deverá sair em fevereiro de 2010 no Japão.
SO4 PS3

Algumas características confirmadas são a possibilidade de troca de vozes entre Inglês e Japonês e algumas melhoras visuais e ajustes/mudanças na jogabilidade.

As opções de linguagem indicam que provavelmente haverá uma outra versão tanto com legendas quanto com vozes em Inglês e o jogo realmente apareceu (e desapareceu) rapidamente na listagem de lançamentos de alguns revendedores americanos.

SO4 PS3 2

Será que ainda veremos mais casos de jogos “exclusivos” para 360 indo parar no console da Sony, com o fim do prazo dos contratos de exclusividade com a Microsoft ou terão sido esses dois episódios isolados que calharam de acontecer próximos um do outro?

A matéria original você pode conferir em: http://www.sankakucomplex.com/2009/09/15/star-ocean-4-ps3-confirmed-xbox-betrayed-sold-lost/

Rafael-san, O Enxugador de Gelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *