Acelere o carregamento de vídeos no Youtube (desativar DASH)

Andando pela internet, achei um post do Technoblog falando sobre a mudança no modo de carregar vídeos no Youtube, com o uso de uma tecnologia chamada DASH (Dynamic Adaptive Streaming over HTTP – Streaming adaptativo dinâmico sobre HTTP).

O que isso faz? Resumidamente, ao invés do seu vídeo ir carregando até o final (como era antigamente), o Youtube te envia uma parte do vídeo enquanto você assiste o que já carregou, mas a próxima parte só será enviada quando a atual estiver quase terminando de tocar.

Isso pode ser vantajoso para quem tem conexões com franquia de dados muito limitada (especialmente em internet móveis), pois se você quiser parar de ver o vídeo, ele não vai ter usado muito da sua franquia pré-carregando o vídeo inteiro. Mas se você não tem franquia (e especialmente se você tem internet lenta), você pode querer dar pause e deixar o vídeo carregar inteiro, coisa que com o DASH ativado não vai acontecer… fora que mesmo quem tem internet mais rápida pode sofrer com engasgadas já que com o DASH, a próxima parte do vídeo só começa a carregar quando a atual está quase terminando e como várias coisas podem atrasar a comunicação do seu navegador com o site… às vezes a parte já carregada do vídeo acaba de tocar e a próxima parte ainda não carregou…

A boa notícia é que é possível desativar a tecnologia DASH. Para tal, você vai precisar da extensão YouTube Center, que tem versões para Firefox, Chrome, Opera, Safari e Maxthon (vôce pode baixá-la aqui).

Até o presente momento, a extensão ainda não foi validada pela Mozilla (está em análise), mas você pode baixar da página de complemento da Mozilla se quiser: https://addons.mozilla.org/en-us/firefox/addon/youtube-center/.

A versão para Chrome não está na Chrome Web Store, então para instalá-la você precisa, depois de baixar a extensão, acessar a página chrome://extensions/ e arrastar o arquivo *.crx (e confirmar a instalação).

Ao acessar o Youtube pela 1ª vez, a extensão vai pipocar para você. Se você ignorá-la ou fechar sem querer, não tem problema, ela pode ser acessada através do ícone da engrenagem que ele mesma criará no canto superior direito, ao lado do seu nome de usuário (no Youtube, claro!). A extensão tem várias funções, que você é livre para testar, mas a que nos interessa, encontra-se na Guia “Player”. Lá, você irá DESMARCAR a opção “Dash Playback”.

youtubecenterdashplayback

Pronto! Já pode dar pause e deixar o vídeo carregar ou curtir um vídeo sem engasgadas!

A postagem original no Tecnoblog você pode conferir aqui: http://tecnoblog.net/138641/youtube-carregar-video-completo-dash/

Rafael-san

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *