Análise do Windows 7 RC

Bom, após alguns dias de uso, resolvi finalmente fazer uma análise da nova build do Windows 7, a versão RC ou 7100 se preferirem…

De primeira percebemos uma melhoria visual na janela de instalação, que perdeu a “cara” do Vista e ganhou uma identidade própria, que assim como todo o sistema, se mostra superior ao sistema anterior.

Outra boa notícia, é que não tive mais problemas na hora de instalar o Windows com dois pentes de memória diferentes, explicando, anteriormente tinha conseguido instalar o sistema com um pente de memória no computador sem problemas, ao adicionar um novo pente, de velocidades e tamanho iguais mas de marcas diferentes, o Windows 7 7000 simplesmente não inciava o sistema, e ao tentar formatar a instalação não continuava, tendo assim que usar o sistema apenas com um pente de memória.

Já na nova versão, adicionei o pente e a instalação desta vez não travou, reconhecendo a quantidade total de memória e instalando rapidamente. Aliás, a instalação deste Windows surpreende pela velocidade, aqui ela demorou menos de meia hora, e quando terminado a instalação todos os drivers do meus computador já ahaviam sido identificados e instalados, desde a rede até a placa de vídeo, que aliás já tinha uma atualização para ser baixada via Windows Update. Realmente a Microsoft está de parabéns, pois finalmente vejo o Windows Update bem integrado ao sistema, e trazendo atualizações não só de software mas como de hardware, o que acaba melhorando e muito a estabilidade e performance do sistema.

Outro problema que foi sanado nesta versão era a instalação do Office 2007, que simplesmente não conseguia instalar de jeito nenhum na versão 7000, nesta o programa foi instalado sem problemas e está funcionando perfeitamente, sendo que o mesmo já foi atualizado para a versão SP2, pois o Windows Update não só atualiza o sistema operacional em si, mas também outros produtos da Microsoft que estejam instalados no sistema.

Essa versão mantém o ótimo gerenciamento de memória que já existia no build anterior, funcionando de forma extremamente leve, aliás, sua inicialização e desligamento são rápidos e em poucos segundos o sistema consegue se montar ou desmontar, coisa que não ocorria nos Windows antigos onde poderiámos esperar vários minutos até que o sistem estivesse pronto, ou desligado por completo.

O Windows Media Player se mostra excelente também, finalmente temos um player que é leve, e bem integrado ao sistema, além de reconhecer filmes em divx por padrão, e seu codec de video para dvd está excelente, conseguindo obter uma qualidade de imagem superior aos outros players.

Instalei alguns jogos e para quem joga no micro este Windows é uma opção ótima, pois o desempenho nele é tão bom quanto ao do XP, considerado por muitos o melhor sistema para jogos. O 7 vem com o Directx 11, que até o momento ainda não pode ser totalmente aproveitado, por ainda não possuir placas de vídeo com suporte, mas as placas mais modernas já poderão usar algumas funções. Como a minha placa de vídeo é uma velha de guerra com suporte apenas ao Directx 9, estou satisfeito que não tenha perdido performance nos jogos que eu já usava no Windows XP.

O lançamento do Windows 7 deve ocorrer até o final do ano, e esta versão de testes que estou usando poderá ser usada até março de 2010, depois disso ela funcionará até junho, mas reiniciando de duas em duas horas.

Bom, nem preciso dizer que virei fã desta nova versão do Windows, tanto que já virou meu sistema principal, e acredito que ele fará bastante sucesso, finalmente enterrando o Windows XP, sem dúvida um grande sistema mas que mostra a cada dia estar defasado, principalmente com os novos hardwares os quais ele já não consegue aproveitar sua total capacidade. Logo, se tiver oportunidade, instale este sistema sem medo e verá que a Microsoft desta vez não brincou e conseguiu fazer desta vez o que não conseguiu com o Vista, um sistema com um belo visual, seguro e rápido.

Comments

  1. Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *