Análise do Windows 8

E está sendo lançada a nova versão do Windows. Depois do imenso sucesso que a sétima versão do sistema operacional alcançou, muitos esperavam que a Microsoft fosse ser mais conservadora e fazer poucas mudanças na nova versão, implementando apenas suporte a novas tecnologias e um tapa no visual.

Mas a Microsoft não se acomodou e anunciou mudanças profundas no Windows, fazendo assim com que ele se transformasse num sistema hibrido que pudesse rodar tanto em Desktops quanto Tablets com telas sensíveis a toque.

Resolvi instalar a versão trial de 90 dias (que pode ser baixada neste link) e testar em meu PC se vale a pena a mudança para o Windows 8 e ver todas as diferenças desta para o 7.

Login

Os usuários irão reparar assim que forem usar o Windows 8 pela primeira vez é a possibilidade de usar uma conta Microsoft (Hotmail, Outlook, Live) para se logar no sistema Operacional.

Essa mudança serve para dois propósitos:

1- Salvamento de configurações pessoais “nas nuvens”, possibilitando assim recuperar com mais facilidade configurações padrões do usuário e até mesmo sincronizar com outros PCs.

2- Uso da Loja da Microsoft, permitindo comprar e instalar aplicativos no Windows 8 da mesma forma como é feita atualmente em Smartphones iOS e Android.

Para quem não se importa com essas duas características citadas acima, existe a possibilidade de criar uma conta local da mesma forma como nos antigos Windows.

Tela Inicial

A grande mudança do Windows 8 é o “desaparecimento” do menu iniciar, presente desde o Windows 95, e que agora sucumbe para dar lugar a tela inicial, o que gerou inúmeras reclamações de usuários mundo a fora, que viram essa mudança como benéfica apenas a usuários de tablets e dispositivos com telas sensíveis ao toque, o que não é verdade.

A nova tela inicial é de fácil uso tanto para tablets quanto desktops com mouse e teclado, e com algum tempo de uso fica evidente o quanto o antigo menu iniciar estava ultrapassado, visto que agora tudo pode ser configurado da maneira que o usuário achar melhor dando a opção de organizar seus programas na disposição que achar mais conveniente.

Loja de Aplicativos

O grande sucesso da App Store da Apple fez a Microsoft enxergar que isso iria facilitar e muito os usuários a achar e instalar novos programas para seu computador, além de permitir um melhor gerenciamento de atualizações dos mesmos.

 

Na loja da Microsoft é possível achar aplicativos usando a Modern UI, que rodam em tela cheia no Windows, ou os de interface padrão, que infelizmente não podem ser instalados automaticamente no sistema pela loja, sendo necessário acessar o site da produtora e fazer o download deles como fazemos até hoje.

Modern UI Style

Antes conhecida como Metro Style, a Modern UI é como são chamados a nova interface dos aplicativos que rodam em tela cheia. Seu funcionamento se parece muito com a de programas de Smartphones, mas não se preocupe que todos podem ser usados com mouse e teclado de maneira satisfatória.

O Windows 8 vem acompanhado de um conjunto padrão de aplicativos usando a Modern UI: Email, Pessoas, Mapas, Jogos, Clima e Notícias. Uma característica interessante desses aplicativos é que eles podem exibir notificações e informações relevantes na tela inicial sem a necessidade de abri-los.

Xbox Live

Um aplicativo em especial que merece destaque nesta análise é o Jogos, que vem com a missão de melhorar a integração da Xbox Live em jogos para PC. Sendo possível pela primeira vez fazer alterações no avatar, conferir conquistas, falar com amigos e comprar jogos.

Essa facilidade deve esquentar ainda mais o mercado de jogos para pcs, pois vai trazer mais comodidade na compra de jogos para todos os usuários, algo que vem dando dor de cabeça a seus principais concorrentes, como o presidente da Valve Gabe Newell, que vem publicamente falando mal do novo Windows e inclusive já deixou claro que está criando uma versão do famosos Steam para linux.

Para quem estranhar que jogos como Campo Minado, Paciência e Free Cell não virem instalados de cara no Windows 8, pode ser baixado neste link o Microsoft Solitaire Collection, com vários jogos de carta como na imagem acima, todos eles receberam uma repaginada nos gráficos e agora suportam conquistas como os jogos do Xbox 360.

Requerimentos de Sistema

A Microsoft depois do fracasso do Windows Vista aprendeu que um bom Sistema Operacional precisa ser leve para alcançar o maior numero de pessoas possível. Assim foi com o 7 e agora com o 8, conseguindo a façanha dele conseguir ser mais rápido que o 7.

Começando pela inicialização do Windows 8 que é bem mais rápida que antes, e depois de iniciado ele mantém uma velocidade absurda ao abrir programas.

Aliás, parabéns a Microsoft por ter repaginado todo o gerenciador de tarefas, que permite maior controle sobre o que está rodando e agora podemos controlar a inicialização do Windows por ele.

Segue abaixo os requerimentos mínimos do Windows 8:

  • Processador de 1 GHz ou superior
  • 1 GB de memória RAM (32-bit) ou 2 GB RAM (64-bit)
  • 16 GB de espaço livre no disco rígido (32-bit) ou 20 GB (64-bit)
  • Suporte a DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior
  • Resolução de tela mínima de 1024 x 768

Considerações Finais

Todos concordam que a Microsoft acertou em cheio com o Windows 7, ele conseguiu depois de muito tempo arrebanhar muitos usuários que estavam presos ao Windows XP.

Logo é surpreendente ver a Microsoft ter coragem para alterar de forma drástica elementos que existem no Windows há quase 20 anos, como o menu iniciar. Muitos irão odiar essas mudanças, mas elas se fazem necessárias diante das mudanças que estão acontecendo no mercado de PCs, e fazer um sistema que possa ser rodado tanto em desktops quanto tablets é um passo importante para que ela não perca mercado.

A Microsoft conseguiu com sucesso criar uma plataforma hibrida que consegue aproveitar o melhor de cada mundo, seja usando mouse e teclado ou uma tela sensível ao toque, não deixe de experimentar este excelente sistema operacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *