Desabilitando o Auto-Play (Reprodução Automática) do Windows Media Player (no Windows 7)

Se você acha muito incômodo o comportamento do Windows Media Player quando você está executando algo (digamos, uma playlist) e então você insere um CD ou DVD que contenha arquivos de áudio e/ou vídeo e o WMP simplesmente para de executar o que ele estava tocando e tenta tocar o conteúdo do CD ou DVD (ou simplesmente para e não faz nada)… bem-vindo ao post. Esperamos que você saia daqui com seu problema resolvido.

Se você já tentou a opção de desativar a reprodução automática no Painel de Controle, mas continua com esse problema, esse post foi feito pra você. Ao menos, esse é o meu intento. Então vejamos o que fazer:

Para desabilitar a reprodução automática de modo definitivo (e, com isso, parar com esse comportamento desagradável do Windows Media Player), acione a caixa “Executar” (use Win+R) ou, alternativamente, abra o Menu Iniciar e clique em na caixa “Pesquisar programas e arquivos”. Agora digite (ou na caixa Executar, ou na Busca): gpedit.msc e clique no resultado da busca (ou em “OK”, caso você esteja usando a opção “Executar”).

Na tela que se abriu, no painel à esquerda, abaixo de “Configuração do Computador“, clique em “Modelos Administrativos“. No painel da direita, duplo-clique em “Componentes do Windows” e,  então, “Diretivas de Reprodução Automática“. Dê, agora, um duplo-clique em “Desativar Reprodução Automática“.

Na janela que abrir, marque a opção “Habilitado” (sim, “Habilitado”). Mais abaixo, a opção “Desativar reprodução automática em:” vai ser habilitada. Escolha “Todas as unidades“. Clique em Aplicar e, depois, clique em “Próxima Configuração” (no alto, à direita). Nessa nova tela, não há necessidade de mexer em nada, então clique novamente em “Próxima configuração”.

Agora você está numa tela chamada “Desativar Reprodução Automática para dispositivos de não volume” (que nomezinho, hein!). Clique em Habilitado e dê Aplicar. Para termos certeza de que tudo vai estar OK, peça “Próxima Configuração” e você cairá numa tela chamada “Comportamento padrão para AutoRun“. Clique em “Habilitado” e, mais abaixo, certifique-se que a opção Comportamento padrão do AutoRun esteja configurado como “Não executar comando de autorun“. Clique “Aplicar” e OK.

Você estará de volta à janela do Editor de Diretiva de Grupo Local. Dê uma olhada novamente no Painel à esquerda e procure “Configurações do Usuário“. Você deverá notar que abaixo disso, há um “Modelos Administrativos“, assim como havia um para o “Configurações do Computador“. Adivinhe? Sim, você repetirá todos os passos descritos nos três parágrafos acima, fazendo tudo o que você fez em “Configurações do Computador” aqui na parte de “Configurações do Usuário“.

Depois do último “OK”, seu Windows Media Player já deve ignorar que você inseriu um CD/DVD com “arquivos multimídia” e continuar tocando o que quer que você esteja vendo/ouvindo antes de inserir o dito  CD/DVD.

Rafael-san

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *