Tutorial básico de Bit Torrent Parte 3 – Filosofando (ou não): é legal ou ilegal?

“Afinal, usar Bit Torrent é legal ou ilegal?”

Bom, antes de prosseguir no tutorial em si, uma breve parada para umas palavras sobre a polêmica do BT.

Bom, a resposta mais acertada para a pergunta é: depende. Simplesmente “usar o Bit Torrent” não é ilegal.

No entanto, usá-lo para conseguir material protegido por direitos autorais dá um pano pra mangas danado… tanto, que eu nem vou comentar muito aqui… mas diz a lei brasileira que reproduzir, copiar, etc., etc., etc., conteúdo protegido por direitos autorais COM INTUITO DE LUCRO é crime. Mas… e para uso próprio? A lei, até onde minha ignorância alcança, é silente e aí é onde a porca torce o rabo…

O que se pode, então, baixar sem medo via Bit Torrent? Obras (músicas, livros…) que tenham caído em domínio público. Programas gratuitos e programas “gratuitos para testar” (shareware) também estão no cardápio. Programas pagos juntamente com cracks/seriais/keygens não devem fazer parte dos seus downloads se você quiser se manter no “lado branco” da força… músicas, filmes e séries comerciais caem na problemática do parágrafo acima…

“E se eu quiser baixar mesmo assim?” Problema seu.

A galera ligada em coisas advindas do outro lado do planeta costuma adotar a tática de distribuir GRATUITAMENTE animes, mangás, etc. traduzidos para o português E QUE NÃO TENHAM SIDO LICENCIADOS em terras brasileiras. Até hoje, que eu saiba, nenhum fansub foi fechado ou processado por isso…

Na próxima parte trataremos de trackers públicos, trackers privados e ratio. Sendo esses dois últimos itens os maiores causadores de dúvida por parte de quem não usa a tecnologia…

Rafael-san, O Enxugador de Gelo

Comments

  1. By Vitor

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *