Análise DVD : Batman o Cavaleiro das Trevas

Ontem foi lançado o dvd do melhor filme do ano, Batman – O Cavaleiro das Trevas. Através deste post, irei detalhar todos os extras que tem no dvd, para aqueles que ainda não compraram ele, possam matar a curiosidade do vem nele.

DVD 1 – Neste temos a obra prima, com audio original em inglês, e dublagens em Português e Espanhol, todos em 5.1, e legendas nestes três idiomas.

DVD 2 – Neste, temos todos os seguintes extras:

– Gotham Revelada: A Criação de uma Cena
– Filmando Fora dos Padrões Convencionais
– O Som da Anarquia
– A Perseguição
– Frente às Câmeras – O Cavaleiro das Trevas
– A Evolução do C

Essa primeira leva de extras são os principais do dvd, no Filmando Fora dos Padrões Convencionais, Christopher Nolan e sua equipe falam de como foi rodar algumas cenas usando o formato IMAX, das dificuldades em manejar cameras que são muito mais pesadas que as tradicionais de 35mm, da diferença de foco que existe devido a resolução que este tem, e claro, da principal vantagem dele, que é a superior qualidade obtida através destas cameras.

Já em O Som da Anarquia, é mostrado como foi realizado a trilha sonora do filme, todos os barulhos e notas que Hans Zimmer e James Newton Howard usaram para compor a trilha sonora do filme.

Já em A Perseguição, é mostrado como foram realizadas a cena de perseguição do Coringa ao carro forte onde estava Harvey Dent, onde são esmiuçadas todos os detalhes da mesma, e como sempre, mostrando o perfeccionismo de Nolan em fazer as cenas sem usar CGI, destaque para a cena do caminhão que é virado de cabeça para baixo, que foi gravado em apenas um take, onde eles mostram as 6 cameras que foram usadas para captar este momento.

Frente às Câmeras – O Cavaleiro das Trevas – Neste é mostrado como foram realizadas as principais cenas do filme, sejam de ação ou explosão, mais uma vez é mostrada a preferência do diretor em tentar realizar todas as cenas de verdade, sem usar CGI. Destaque para a cena da explosão do Hospital, onde realmente o Heath Ledger gravou aquela cena segundos antes do prédio desabar.

Em A Evolução do C, o uniforme é o destaque, mostrando o porque dele ter sido alterado para este filme, da tecnologia usada por este, e as melhorias de movimentação que a mudança proporcionou. Também é falado sobre o Batpod, como ele foi criado e melhorado até poder ser usado no filme, e assim como o Tumbler no Batman begins, quase todas as manobras realizadas no Cavaleiro das Trevas foram realizadas de verdade pela moto.

O Cavaleiro das Trevas – Seqüencias em IMAX
– O Prólogo
– Hong Kong
– A Perseguição do Carro-Forte
– A Colisão do Lamborghini
– O Edifício Prewitt
– O Cavaleiro das Trevas

Bom, esta é a segunda seção de extras do dvd, que não tem nada demais, nesta é mostrada partes do filme diferenciando as cenas filmadas com cameras normais das que foram filmadas com IMAX, que é percebido pelo fato que estas cenas não estão em Wide Screen, preenchendo quase toda a tela, sinceramente, este extra deve ser legal de ver no Blu-Ray pois deve dar para perceber melhor a diferença de imagem, pois no dvd a diferença é muito pequena.

As Notícias de Gotham
– A Noite da Eleição
– Bilionário Sem Causa
– Aumento Progressivo
– Policial de Primeira
– Policiais e Mafiosos
– O Cavaleiro Branco de Gotham

A terceira seção de extras do dvd já é mais interessante, eles reuniram todos os vídeos que foram feitos para a internet com o ator Anthony Michael Hall interpretando o apresentador Mike Engel.

Em a noite da Eleição, Mike Engel fala sobre a vitória de Harvey Dent, e fala sobre o as investigações que estão colocando vários policiais corruptos na cadeia, além de discutir se é bom ou não ter um vigilante como Batman na cidade.

Bilionário Sem Causa, é um especial que conta toda a vida de Bruce Wayne, desde a morte dos pais dele até a presidência da Wayne Enterprises, além disso é contada algumas histórias mostrando o lado playboy de Bruce.

No Episódio Aumento Progressivo, é mostrado o repentino aumento de crimes sem sentido em Gotham, e também é questionado o paradeiro dos loucos que fugiram do Asilo Arkham, incluindo o Dr. Crane, vulgo Espantalkho, mais uma vez é questionado se um justiceiro como Batman poderia causar o aparecimento de bandidos que agem de forma aleatória e sem sentido.

Policial de Primeira, é um documentário falando sobre Gordon, mostrando como ele conseguiu se tornar um dos poucos policiais respeitados em Gotham, além do questionamento sobre o envolvimento com Batman.

Policiais e Mafiosos é um dos melhores videos desta parte, onde Mike Engel entrevista Sal Maroni e o Comissário Loeb. A atuação de Eric Roberts está excelente, e a segurança e cinismo que o personagem passa tentando mostrar que é inocente é sensacional.

Por fim, O Cavaleiro Branco de Gotham, onde finalmente é entrevistado Harvey Dent, onde discute como irá agir para acabar com a corrupção, e tentando mostrar que é um promotor sério, que fará de tudo para acabar com os crimes em Gotham, destaque para o final onde a entrevista é interrompida para falar sobre o assalto que ocorre no inicio do filme, reparem na reação do Harvey Dent quando eles falam de toda a grana que foi roubada e de que dos 6 bandidos que assaltaram o banco, 5 estão mortos e que um fugiu num onibus escolar, simplesmente sensacional o trabalho que o ator Aaron Eckhart fez.

As Galerias
– As Cartas do Coringa
– Ilustrações
– A Arte do Pôster
– Imagens da Produção

Nesta quarta seção de extras do dvd, como o nome já diz, temos várias fotos e ilustrações referentes ao filme, destaque para as doentias cartas do coringa, que são bacanas, e as imagens da produção.

Trailers
– Trailer 1
– Trailer 2
– Trailer 3

Comercial de TV
– Anarquia
– Alter Ego
– Expansão Agressiva
– Uma Regra
– Vingança
– Loucura

Nesta última seção, é mostrado todos os trailers e comerciais de tv feitos para o filme.

Veredito: um dvd que vale a pena pela obra-prima que é este filme, mas que pecaram pelos extras, não que os que existem no dvd não sejam interessantes, mas acho que poderia ter mais extras falando um pouco da inspiração que eles tiveram para a história, além de entrevistas com os atores e diretor, falando da interpretação e motivações dos personagens, e principalmente, bastidores das filmagens, que sempre é interessante, mostrando o clima que existia durante as mesmas.

Mas entendo o porque de não ter tais extras neste dvd, eles fizeram isso para aumentar as vendas do Blu-Ray, pois este possui vários extras que não foram colocados no dvd, incluindo um documentário falando sobre a psicologia do personagem, e no primeiro disco você tem a opção de ver detalhes do filme durante a exibição do mesmo, enfim uma estratégia que o tempo vai dizer se vai dar certo, mas que infelizmente acaba privando aqueles que ainda não podem ter um aparelho de blu-ray em casa de assistir todos os extras que o mesmo tem.

Mesmo assim, este dvd merece ser comprado, primeiro pelo filmaço que ele é, e poder rever ele com boa qualidade quantas vezes quiser não tem preço, e depois, vale conferir os extras existentes no disco bônus que são bem interessantes também.

Comments

  1. Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *