Barbie – K Movie [Análise]

fullsizephoto257150

A tv e o cinema coreano possuem grandes pérolas que, infelizmente, o público fora de seu país conhece muito pouco. Quando conhecem, são apenas os maiores sucessos (vide Oldboy).

Bom… hoje irei comentar um ótimo filme de Lee Sang Woo, lançado em 2012. Possui um título que pode afastar muitas pessoas, mas se passarem da palavra e chegarem a sinopse, podem mudar de ideia.

Vamos falar um pouco do filme:

Um homem americano e sua filha desembarcam na Coréia a fim de adotar uma menina, através de uma forma meioooo… ilegal… diretamente com a família, obviamente com o devido pagamento. Esta família não é muito o que podemos dizer ser “normal”. Temos as irmãs Soon Young , a mais velha e, Soon Ja, a mais nova. Temos o pai das meninas, Mang Woo, que possui deficiência mental e, para finalizar, o tio das meninas, Mang Taek, que vive maltratando o irmão e as meninas.  E é este tio que negocia diretamente com o americano a adoção de uma das sobrinhas, a mais velha, Soon Young. Soon Young é uma menina simples e meiga que adora o pai e ajuda como pode nos afazeres domésticos.  Já Soon Ja, é uma menina rude que possui sonhos altos, sempre brincando com sua barbie, querendo ser rica e viver na  américa! Soon Young não quer abandonar a família para viver na américa, e a irmã mais nova logo ao saber da notícia, decide fazer o possível para que o tio e o americano a escolha ao invés da Young.

Barbie_TippFansubs.avi_snapshot_00.46.09_[2015.09.03_11.24.26]

O problema é que existe um motivo oculto nesta adoção.

Antes de continuar, devo mencionar uma pessoa: Kim Sae Ron! Bom… Sae Ron interpreta a irmã mais velha,  Soon Young. Possui apenas 13 anos e é um espetáculo onde aparece. Neste filme, temos uma atuação mais contida pois a personagem pede algo mais simple. Mas até nesta simplicidade, Sae Ron dá um show! Sua atuação em Can You Hear My Heart (Dorama de 2011) foi algo belo e cativante! Expressões e emoções dificilmente vista em uma criança de sua idade. Não é a toa que ganhou alguns prêmios.  Já participou de várias séries, incluindo Heaven’s Garden, Fashion King e The Queen’s Classroom. Filmes? Vários! A Brand New Life, The Man From Nowhere, The Neighbors entre outros. Sua irmã no filme, também é na vida real!

Barbie_TippFansubs.avi_snapshot_01.18.01_[2015.09.03_11.25.04]

E é aqui que você deve parar se não quiser saber mais sobre o filme e não ser surpreendido ao ver. Rsss.

A filha do americano, termina se tornando uma grande amiga de Soon Young, e isto não é um bom sinal para o pai da americana, que tenta de tudo para impedir a amizade. Estranho… por que isso, já que serão irmãs? Quando vê que não tem mais solução decide optar pela adoção da irmã, Soon Ja, que já havia tentado várias vezes se aproximar do velho e da menina. Mas BARBIE não gosta da irmã de Young. Isto mesmo, a filha do americano se chama Barbie! Barbie fica sem entender porcaria nenhuma da opção de seu pai.

Até escutar uma ligação de seu pai falando com sua irmã, que ficou nos EUA, e finalmente entender o motivo dele não querer uma amizade entre as duas…:  um transplante de coração para a irmã doente.

Apenas o Pai e o tio das meninas sabiam o real motivo.

E quem é o mais pilantra na história?

Steve, o americano que quer simplesmente “matar” uma menina pobre oriental para manter a vida de sua filha? Ou Mang Taek, o tio que quer vender a própria sobrinha por dinheiro, sabendo que a morte da menina é o caminho final?

O fato é que o americano termina optando por Young Já, que fica super empolgada com a possibilidade de ir para a américa. E daí podemos ver a verdadeira personalidade da criança: ela não odiava o pai, a irmã e o tio… simplesmente odiava as condições em que viviam. Termina demostrando um carinho (bem contido, é claro, pois a personalidade de Ja não é muito emotiva)  a todos ao saber que irá para longe.

Barbie_TippFansubs.avi_snapshot_00.30.46_[2015.09.03_11.24.04]

E o filme culmina em uma grande cena final com o americano e sua filha de costas, subindo a escada rolante juntamente com Young Ja, de frente para a câmera, rumo ao setor de embarque do aeroporto… abanando sua bandeirinha americana…  toda feliz…  indo para o abatedouro…  sem saber.

Um tema polêmico… que tristemente ocorre na vida real!

O filme mostra cenas realmente pesadas, em sua maioria protagonizadas pelo tio e o pai das meninas. Mang Taek por várias vezes espanca o irmão, até mesmo na frente das sobrinhas.

Uma das cenas icônicas mostra os dois sentados no chão, com Taek tentando se comunicar com o irmão e no fim começa a desferir uma série de tapas em Woo, sem nenhum motivo realmente relevante. Logo na sequência vemos Soon Young, deitada chorando escutando toda a briga, ao lado de Soon Ja dormindo com bastante febre, culminando com Young abraçando Ja.

O filme é baseado em uma história real que ocorreu pelos idos dos anos 90. Um famoso diretor coreano tentou fazer um filme sobre o tema, mas o governo impediu. Houve um medo de ocorrer um atrito com o governo americano.

Barbie_TippFansubs.avi_snapshot_00.40.33_[2015.09.03_11.24.17]

Fato é que, 22 anos depois, Sang Woo conseguiu rodar o filme. Viveu 9 anos na américa e conhece muito bem o país. Não é um filme anti-americano. Apenas citou um fato que realmente ocorre.  Sobre o título do filme, Barbie… é um símbolo americano!  A americana Barbie adora brincar com sua Barbie assim como a Coreana Soon Ja. Desejam ser como a Barbie: belas e bem sucedidas!

Mas a Barbie americana, depois de saber o que seu pai irá fazer com a menina coreana,  vê que a boneca é apenas… uma boneca… dura, sem sentimento… sem coração. Em uma bela cena onde risca o peito da boneca e a atira no chão. Enquanto Soon Já, no início do filme, diz a irmã “Eu quero ser como ela”, e no fim… será realmente como ela.

Barbie_TippFansubs.avi_snapshot_01.32.54_[2015.09.03_11.25.37]

 

Barbie
Hangul: 바비
Diretor: Lee Sang-Woo
Escritor: Lee Sang-Woo
Produtores: Nam Yong-Kuk, Heo Sang-Ryeo, Kim Tae-Young, Cha Seung-Jae
Premiere: October 7, 2011 (Busan International Film Festival)
Data de Lançamento: 25 de Outubro, 2012
Tempo: 97 min.
Gênero: Drama
Distribuidor: Mirovision
País: Coréia do Sul

 

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *